Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INVESTIGANDO OS SISTEMAS ENDÓCRINO E NERVOSO UTILIZANDO UMA ABORDAGEM LÚDICA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Percebe-se a dificuldade do aluno para o entendimento da complexa dinâmica do corpo humano, que pode ser desmistificado com ensino investigativo e ludicidade. Segundo Saraiva (2024), a ludicidade é um mecanismo para promover melhor desempenho e aprendizado, sendo uma mediação no processo ensino-aprendizagem e acessibilidade. A Sequência Didática (SD) foi desenvolvida utilizando metodologias ativas e tornando os alunos protagonistas do processo de aprendizagem. Participaram 4 turmas de 2o ano do E.M., de um colégio público, localizado no município de São Gonçalo. A SD foi composta por 4 etapas, totalizando 11 tempos de aula: 1a - audiovisual, perguntas norteadoras e roda de conversa; 2a - nuvem de palavras, escolha do tema para produção do produto pedagógico; 3a (potencial criativo do estudante) e seminários; 4a - resumo geral do assunto e avaliação realizados pela professora. Os resultados mostraram: 28 alunos participantes de todas as etapas da pesquisa, as turmas, questionamentos levantados, estimularam a investigação e foram mediados pela professora.. 3ª etapa, alunos desenvolveram produtos: jogo de cartas sobre a calcitonina; jogos digitais sobre ação da maconha no cérebro e sobre a insulina na corrente sanguínea; glândulas do sistema endócrino em massa de biscuit; podcast sobre a ação da maconha no cérebro; vídeo com inteligência artificial sobre anabolizantes, jogo de tabuleiro com tema socioemocional, sistemas nervoso e endócrino; teatro e vídeo dramatizando o corpo humano, as atividade desenvolvidas foram apresentadas para as turmas em formato de seminário. Conclui-se que a SD desenvolvida motivou a participação dos alunos em sala de aula e permitiu uma reflexão sobre o papel regulatório dos sistemas endócrino e nervoso sobre o funcionamento do corpo. O protagonismo aos alunos e o potencial criativo contribuíram para o processo de ensino-aprendizagem. Os seminários estimularam o pensamento crítico e o compartilhamento de experiências ampliando o conhecimento de forma colaborativa.

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