Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ANIME NARUTO COM CIÊNCIA: INTEGRAÇÃO DE ELEMENTOS DA NARRATIVA COM O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA – POSSIBILIDADES DOCENTES

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo explora o potencial do anime "Naruto" como ferramenta didática para o ensino de Ciências Naturais, analisando como elementos da narrativa podem ilustrar conceitos científicos complexos. A pesquisa investiga a manipulação dos elementos no anime em relação às transformações químicas e físicas da matéria, as analogias entre invocações de animais e técnicas com plantas e os estudos de Zoologia e Botânica, o uso de ninjutsu medicinal em comparação com práticas médicas e conceitos de Biologia Humana, e a relação das células de Hashirama com conceitos genéticos como regeneração celular e células-tronco. A metodologia combina análise de episódios do anime, revisão da literatura científica e desenvolvimento de materiais didáticos. A pesquisa se baseia em estudos que demonstram a integração de elementos da cultura popular no ensino, como os trabalhos de Silva e Lima (2022) sobre o uso de "Naruto Shippuden" no ensino de conceitos atômicos, e a dissertação de Paris (2024) sobre a utilização do anime para abordar conceitos de sociologia. Os resultados indicam que "Naruto" pode ser uma alternativa e envolvente para enriquecer o ensino de Ciências Naturais, proporcionando uma conexão entre a ficção e a ciência que facilita a compreensão de conceitos complexos, como combustão, mudanças de estado físico, regeneração celular e terapia gênica. A análise detalhada das técnicas e habilidades dos personagens revela paralelos significativos com processos científicos reais, tornando o aprendizado mais acessível e interessante para os alunos.

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