Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE BIOLOGIA SOB A ÓTICA DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS: O CASO DO PISA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo de pesquisa tem como objetivo analisar o impacto das avaliações externas, especificamente o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), no ensino de Biologia. O PISA é realizado a cada três anos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para estudantes de 15 anos. O estudo investigou como essas avaliações influenciam as práticas pedagógicas e o desempenho dos alunos em Biologia, buscando identificar os fatores que influenciam esse desempenho e discutir as implicações dos resultados para o ensino. A pesquisa utiliza uma abordagem teórico-metodológica baseada em autores como Araújo e Tenório (2017), Pizarro e Junior (2017), Villani e Oliveira (2018) e Ferrarotto e Rodrigues (2023) que discutem a importância das avaliações externas na elaboração de políticas públicas educacionais e utiliza uma abordagem metodológica que envolve a análise de dados do PISA e a revisão de estudos anteriores. Os resultados indicam que as avaliações externas, como o PISA, têm um impacto significativo nas práticas pedagógicas dos professores de Biologia. Os professores são pressionados a melhorar os índices de desempenho dos alunos, o que leva a uma maior ênfase em habilidades específicas avaliadas pelo PISA. No entanto, essa pressão também pode resultar em uma abordagem mais limitada do ensino de Biologia, focando apenas nos conteúdos cobrados nas avaliações.

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