RELATO DE EXPERIÊNCIAS E APRENDIZAGENS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II NO ENSINO FUNDAMENTAL EM CIÊNCIAS.
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O estágio foi realizado em duas instituições de ensino: CETI Raimundo Mendes, em Teresina, e a Escola Castelo Branco, em Altos, os nomes das unidades escolares são fictícios para preservar sua integridade. A metodologia adotada incluiu três etapas: observação da estrutura escolar e documentação pedagógica, planejamento de aulas e atividades, e regência supervisionada, totalizando 60 horas de experiência. As práticas desenvolvidas envolveram aulas expositivas, atividades interativas como quizzes e bingos educativos, e a utilização de recursos didáticos diferenciados, como materiais manipuláveis para exemplificação de conteúdos biológicos. Apesar dos benefícios, desafios foram enfrentados, incluindo a desmotivação dos alunos, a deficiência de recursos tecnológicos e estruturais e a presença de estudantes com dificuldades de leitura e escrita em séries avançadas. Esses fatores exigiram adaptação constante dos planos de aula e estratégias pedagógicas mais inclusivas. 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