Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

HARRIET MARTINEAU E A EDUCAÇÃO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Essa pesquisa tem como objeto de estudo um conjunto de textos publicados na Inglaterra, em 1848, como parte da produção intelectual de Harriet Martineau(COSTA, 2019; LACERDA&KIRSCHNER, 2003). Tem como objetivo pensar tal produção como elemento da cultura escrita e literatura pedagógica. Nesse sentido, a intenção é de refletir sobre a emergência do pensamento dessa autora no presente a partir da sua relevância e contribuição para o conhecimento do pensamento social no que tange à educação no contexto de sua produção. Martineau produziu suas observações e reflexões relativas à educação e à escolarização, à educação feminina, à educação domiciliar, ao conhecimento científico e à sociedade europeia e americana. No que se refere ao estudo de sua produção esse trabalho tem como foco as noções de historicidade e cientificidade presentes em seus escritos. O exercício de pensar a originalidade de suas ideias no seu tempo torna possível conhecê-las e relacioná-las a aspectos da história da educação por meio da historiografia sobre as ideias e práticas educacionais no contexto histórico do século XIX. E ainda, identificar aspectos característicos de sua produção para pensar a lógica construtiva de seus argumentos relativos ao conhecimento no campo das ciências humanas tais como historicidade e racionalidade científica num exercício de teorização para a prática científica (SORJ&DAFLON, 2021).

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