Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO DO CAMPO E AUTONOMIA PEDAGÓGICA: A VIVÊNCIA DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR EM ESCOLA DO CAMPO EM VITÓRIA DE SANTO ANTÃO -PERNAMBUCO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

No contexto da educação do campo, a autonomia assume grande importância, uma vez que existe a transcendência de uma simples proposta pedagógica. Partindo desse pressuposto, o presente trabalho tem o objetivo de relatar e analisar a vivência de um projeto interdisciplinar com eixos de cidadania e identidade, empreendedorismo e educação financeira, realizado em uma escola do campo. Para fundamentar teoricamente o trabalho, lançamos mão de Duarte e Saviani (2012) e Sant'Ana (2024) para retratar a Educação do Campo; e, Freire (1967), Barroso (1996), Luck (2001) e Sousa (2018), que discutem a importância da autonomia escolar. Este trabalho configura-se como uma pesquisa qualitativa. Inicialmente, foi realizado um levantamento bibliográfico e, posteriormente, uma pesquisa de campo, visando o acompanhamento da implementação do projeto interdisciplinar. O lócus da pesquisa foi o Colégio Academia Ágora, localizado em Vitória de Santo Antão, Pernambuco; a mesma ocorreu ao longo do primeiro semestre de 2023. O projeto envolveu a participação ativa dos alunos, pais, professores e da comunidade escolar em geral, com foco no desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e culturais dos estudantes. A pesquisa identificou resultados positivos, como o aumento do engajamento dos alunos, o desenvolvimento de competências interdisciplinares e a valorização do contexto rural. No entanto, também foram encontrados desafios, principalmente no que se refere aos recursos materiais, à formação continuada de professores e à integração dos conteúdos de diferentes áreas do conhecimento no currículo escolar. Assim, a sistematização deste trabalho contribuiu para a reflexão sobre práticas pedagógicas inovadoras em escolas do campo, compartilhamento de experiências e busca de melhorias significativas no desenvolvimento do projeto. Por fim, reforça-se a importância de garantir a continuidade da iniciativa, assegurando mais qualidade no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.

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