EDUCAÇÃO DO CAMPO E AUTONOMIA PEDAGÓGICA: A VIVÊNCIA DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR EM ESCOLA DO CAMPO EM VITÓRIA DE SANTO ANTÃO -PERNAMBUCO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125186 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 893 "inscrito_id" => 5114 "titulo" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO E AUTONOMIA PEDAGÓGICA: A VIVÊNCIA DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR EM ESCOLA DO CAMPO EM VITÓRIA DE SANTO ANTÃO -PERNAMBUCO" "resumo" => "No contexto da educação do campo, a autonomia assume grande importância, uma vez que existe a transcendência de uma simples proposta pedagógica. Partindo desse pressuposto, o presente trabalho tem o objetivo de relatar e analisar a vivência de um projeto interdisciplinar com eixos de cidadania e identidade, empreendedorismo e educação financeira, realizado em uma escola do campo. Para fundamentar teoricamente o trabalho, lançamos mão de Duarte e Saviani (2012) e Sant'Ana (2024) para retratar a Educação do Campo; e, Freire (1967), Barroso (1996), Luck (2001) e Sousa (2018), que discutem a importância da autonomia escolar. Este trabalho configura-se como uma pesquisa qualitativa. Inicialmente, foi realizado um levantamento bibliográfico e, posteriormente, uma pesquisa de campo, visando o acompanhamento da implementação do projeto interdisciplinar. O lócus da pesquisa foi o Colégio Academia Ágora, localizado em Vitória de Santo Antão, Pernambuco; a mesma ocorreu ao longo do primeiro semestre de 2023. O projeto envolveu a participação ativa dos alunos, pais, professores e da comunidade escolar em geral, com foco no desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e culturais dos estudantes. A pesquisa identificou resultados positivos, como o aumento do engajamento dos alunos, o desenvolvimento de competências interdisciplinares e a valorização do contexto rural. No entanto, também foram encontrados desafios, principalmente no que se refere aos recursos materiais, à formação continuada de professores e à integração dos conteúdos de diferentes áreas do conhecimento no currículo escolar. Assim, a sistematização deste trabalho contribuiu para a reflexão sobre práticas pedagógicas inovadoras em escolas do campo, compartilhamento de experiências e busca de melhorias significativas no desenvolvimento do projeto. Por fim, reforça-se a importância de garantir a continuidade da iniciativa, assegurando mais qualidade no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5114_TB893_30102025172359.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS HENRIQUE JACINTO SILVA" "autor_nome_curto" => "HENRIQUE SILVA" "autor_email" => "henriquesilva6474@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125186 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 893 "inscrito_id" => 5114 "titulo" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO E AUTONOMIA PEDAGÓGICA: A VIVÊNCIA DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR EM ESCOLA DO CAMPO EM VITÓRIA DE SANTO ANTÃO -PERNAMBUCO" "resumo" => "No contexto da educação do campo, a autonomia assume grande importância, uma vez que existe a transcendência de uma simples proposta pedagógica. Partindo desse pressuposto, o presente trabalho tem o objetivo de relatar e analisar a vivência de um projeto interdisciplinar com eixos de cidadania e identidade, empreendedorismo e educação financeira, realizado em uma escola do campo. Para fundamentar teoricamente o trabalho, lançamos mão de Duarte e Saviani (2012) e Sant'Ana (2024) para retratar a Educação do Campo; e, Freire (1967), Barroso (1996), Luck (2001) e Sousa (2018), que discutem a importância da autonomia escolar. Este trabalho configura-se como uma pesquisa qualitativa. Inicialmente, foi realizado um levantamento bibliográfico e, posteriormente, uma pesquisa de campo, visando o acompanhamento da implementação do projeto interdisciplinar. O lócus da pesquisa foi o Colégio Academia Ágora, localizado em Vitória de Santo Antão, Pernambuco; a mesma ocorreu ao longo do primeiro semestre de 2023. O projeto envolveu a participação ativa dos alunos, pais, professores e da comunidade escolar em geral, com foco no desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e culturais dos estudantes. A pesquisa identificou resultados positivos, como o aumento do engajamento dos alunos, o desenvolvimento de competências interdisciplinares e a valorização do contexto rural. No entanto, também foram encontrados desafios, principalmente no que se refere aos recursos materiais, à formação continuada de professores e à integração dos conteúdos de diferentes áreas do conhecimento no currículo escolar. Assim, a sistematização deste trabalho contribuiu para a reflexão sobre práticas pedagógicas inovadoras em escolas do campo, compartilhamento de experiências e busca de melhorias significativas no desenvolvimento do projeto. Por fim, reforça-se a importância de garantir a continuidade da iniciativa, assegurando mais qualidade no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5114_TB893_30102025172359.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS HENRIQUE JACINTO SILVA" "autor_nome_curto" => "HENRIQUE SILVA" "autor_email" => "henriquesilva6474@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }