BIOINFORMATION: CONHECENDO A CIÊNCIA DA VIDA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125190 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 898 "inscrito_id" => 7693 "titulo" => "BIOINFORMATION: CONHECENDO A CIÊNCIA DA VIDA" "resumo" => "O presente trabalho relata experiências educativas no ensino das ciências biológicas, em uma escola da Rede Estadual de Pernambuco, nas turmas do 1º ano do Ensino Médio, através do componente curricular de biologia, durante o 2º semestre do ano letivo de 2024. Acredita-se que a educação do século XXI, busca a implementação de estratégias motivacionais no processo de aprendizagem do alunado, diante da sua presença protagonista no âmbito escolar. Dessa forma, a disciplina de biologia não pode ser limitante ao uso de metodologias tradicionais nas aulas vivenciadas. Propostas complementares, referenciadas na ludicidade e no dinamismo são consideradas favoráveis a compreensão dos conteúdos que alude, na maioria das vezes, conceitos complexos e abstratos. Nessa conjuntura, realizou-se a Bioinformation, uma exposição pedagógica, aberta para visitação da comunidade escolar, sobre as diferentes áreas da ciência da vida. Citologia; Histologia; Embriologia; Botânica; Zoologia; Ecologia; Microbiologia e Biotecnologia foram destaques nos expositores compartilhados. O circuito pedagógico contemplou as seguintes etapas: 1. Escolhas das áreas de estudo pelos estudantes; 2. Roda de conversa / aprofundamento do conhecimento científico sobre as áreas escolhidas para socialização (sondagem diagnóstica); 3. Elaboração dos expositores (cartazes, banners, maquetes e panfletos); 4. Produção de jogos educativos sobre as temáticas (jogo de questionários Quiz, labirinto biológico e palavras cruzadas) além de lembrancinhas e 5. Apresentação da exposição na escola. A análise geral dos resultados denota para construção coletiva de saberes na área da biologia, com a amplificação do conhecimento científico na comunidade. Houve uma aceitação favorável dos estudantes com a proposta, e isso, foi perceptível nos aspectos comportamentais de assiduidade, inovação e reconhecimento dessa ciência no seu dia a dia. Divulgar a biologia e promover uma maior interação com as diferentes áreas, fortalece o processo de ensino e aprendizagem na educação contemporânea." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7693_TB898_10112025142253.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS EDUARDO GOMES DE BARROS" "autor_nome_curto" => "CARLOS EDUARDO" "autor_email" => "duddu-u@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125190 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 898 "inscrito_id" => 7693 "titulo" => "BIOINFORMATION: CONHECENDO A CIÊNCIA DA VIDA" "resumo" => "O presente trabalho relata experiências educativas no ensino das ciências biológicas, em uma escola da Rede Estadual de Pernambuco, nas turmas do 1º ano do Ensino Médio, através do componente curricular de biologia, durante o 2º semestre do ano letivo de 2024. Acredita-se que a educação do século XXI, busca a implementação de estratégias motivacionais no processo de aprendizagem do alunado, diante da sua presença protagonista no âmbito escolar. Dessa forma, a disciplina de biologia não pode ser limitante ao uso de metodologias tradicionais nas aulas vivenciadas. Propostas complementares, referenciadas na ludicidade e no dinamismo são consideradas favoráveis a compreensão dos conteúdos que alude, na maioria das vezes, conceitos complexos e abstratos. Nessa conjuntura, realizou-se a Bioinformation, uma exposição pedagógica, aberta para visitação da comunidade escolar, sobre as diferentes áreas da ciência da vida. Citologia; Histologia; Embriologia; Botânica; Zoologia; Ecologia; Microbiologia e Biotecnologia foram destaques nos expositores compartilhados. O circuito pedagógico contemplou as seguintes etapas: 1. Escolhas das áreas de estudo pelos estudantes; 2. Roda de conversa / aprofundamento do conhecimento científico sobre as áreas escolhidas para socialização (sondagem diagnóstica); 3. Elaboração dos expositores (cartazes, banners, maquetes e panfletos); 4. Produção de jogos educativos sobre as temáticas (jogo de questionários Quiz, labirinto biológico e palavras cruzadas) além de lembrancinhas e 5. Apresentação da exposição na escola. A análise geral dos resultados denota para construção coletiva de saberes na área da biologia, com a amplificação do conhecimento científico na comunidade. Houve uma aceitação favorável dos estudantes com a proposta, e isso, foi perceptível nos aspectos comportamentais de assiduidade, inovação e reconhecimento dessa ciência no seu dia a dia. Divulgar a biologia e promover uma maior interação com as diferentes áreas, fortalece o processo de ensino e aprendizagem na educação contemporânea." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7693_TB898_10112025142253.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS EDUARDO GOMES DE BARROS" "autor_nome_curto" => "CARLOS EDUARDO" "autor_email" => "duddu-u@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }