Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GESTÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DO COORDENADOR ESCOLAR DA ESCOLA MUNICIPAL ALVORECER VITRUVIANO, GLÓRIA DO GOITÁ - PE

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 21 - Políticas Públicas de Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125192
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 900
    "inscrito_id" => 2054
    "titulo" => "GESTÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DO COORDENADOR ESCOLAR DA ESCOLA MUNICIPAL ALVORECER VITRUVIANO, GLÓRIA DO GOITÁ - PE"
    "resumo" => "O coordenador pedagógico desempenha um papel essencial na gestão escolar, articulando o ensino e mediando as relações entre professores, alunos e comunidade. A gestão escolar é determinante para a qualidade do ensino, assim como o Projeto Político Pedagógico (PPP) é um instrumento essencial para orientar a administração escolar. O presente estudo analisa a organização escolar e os aspectos pedagógicos da Escola Municipal Alvorecer Vitruviano7, em Glória do Goitá - PE, dando ênfase ao papel do coordenador pedagógico frente ao cumprimento do PPP da instituição. O objetivo, portanto, foi refletir sobre os desafios e estratégias do coordenador pedagógico em suas práticas em contexto de gestão escolar. Na fundamentação teórica, abordamos o papel do coordenador pedagógico na educação contemporânea com base em Pires (2005) e Azevedo, Nogueira e Rodrigues (2012). Para discutir o PPP como norteador da atuação do coordenador, utilizamos autores como Baiocchi (2012) e Brisolla e Dutra (2019). A pesquisa possui abordagem qualitativa, conforme Bogdan e Biklen (1994), e foi realizada em três etapas: revisão bibliográfica; entrevista estruturada com o coordenador pedagógico, seguindo a orientação metodológica de Gil (2008); e análise documental do PPP. Os dados foram analisados descritivamente, identificando padrões e desafios na prática pedagógica. Os resultados, tanto da análise da entrevista quanto no projeto político pedagógico, abordaram planejamento pedagógico, metas educacionais, diversidade, avaliação, tecnologia e gestão de conflitos. O coordenador destacou a flexibilidade do planejamento, a adaptação curricular para inclusão, a formação continuada dos professores e a integração com a comunidade. Os desafios apontados pelo mesmo incluem recursos limitados, diversidade de alunos e dificuldades na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), principalmente pós período de Pandemia de COVID-19. Conclui-se que a atuação do coordenador é essencial para garantir a qualidade do ensino, sendo necessário investir em recursos educacionais e capacitação docente para enfrentar os desafios identificados."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2054_TB900_30102025175332.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IONE MARIA MARQUES SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "IONE"
    "autor_email" => "ione.marques@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125192
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 900
    "inscrito_id" => 2054
    "titulo" => "GESTÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DO COORDENADOR ESCOLAR DA ESCOLA MUNICIPAL ALVORECER VITRUVIANO, GLÓRIA DO GOITÁ - PE"
    "resumo" => "O coordenador pedagógico desempenha um papel essencial na gestão escolar, articulando o ensino e mediando as relações entre professores, alunos e comunidade. A gestão escolar é determinante para a qualidade do ensino, assim como o Projeto Político Pedagógico (PPP) é um instrumento essencial para orientar a administração escolar. O presente estudo analisa a organização escolar e os aspectos pedagógicos da Escola Municipal Alvorecer Vitruviano7, em Glória do Goitá - PE, dando ênfase ao papel do coordenador pedagógico frente ao cumprimento do PPP da instituição. O objetivo, portanto, foi refletir sobre os desafios e estratégias do coordenador pedagógico em suas práticas em contexto de gestão escolar. Na fundamentação teórica, abordamos o papel do coordenador pedagógico na educação contemporânea com base em Pires (2005) e Azevedo, Nogueira e Rodrigues (2012). Para discutir o PPP como norteador da atuação do coordenador, utilizamos autores como Baiocchi (2012) e Brisolla e Dutra (2019). A pesquisa possui abordagem qualitativa, conforme Bogdan e Biklen (1994), e foi realizada em três etapas: revisão bibliográfica; entrevista estruturada com o coordenador pedagógico, seguindo a orientação metodológica de Gil (2008); e análise documental do PPP. Os dados foram analisados descritivamente, identificando padrões e desafios na prática pedagógica. Os resultados, tanto da análise da entrevista quanto no projeto político pedagógico, abordaram planejamento pedagógico, metas educacionais, diversidade, avaliação, tecnologia e gestão de conflitos. O coordenador destacou a flexibilidade do planejamento, a adaptação curricular para inclusão, a formação continuada dos professores e a integração com a comunidade. Os desafios apontados pelo mesmo incluem recursos limitados, diversidade de alunos e dificuldades na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), principalmente pós período de Pandemia de COVID-19. Conclui-se que a atuação do coordenador é essencial para garantir a qualidade do ensino, sendo necessário investir em recursos educacionais e capacitação docente para enfrentar os desafios identificados."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2054_TB900_30102025175332.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IONE MARIA MARQUES SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "IONE"
    "autor_email" => "ione.marques@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O coordenador pedagógico desempenha um papel essencial na gestão escolar, articulando o ensino e mediando as relações entre professores, alunos e comunidade. A gestão escolar é determinante para a qualidade do ensino, assim como o Projeto Político Pedagógico (PPP) é um instrumento essencial para orientar a administração escolar. O presente estudo analisa a organização escolar e os aspectos pedagógicos da Escola Municipal Alvorecer Vitruviano7, em Glória do Goitá - PE, dando ênfase ao papel do coordenador pedagógico frente ao cumprimento do PPP da instituição. O objetivo, portanto, foi refletir sobre os desafios e estratégias do coordenador pedagógico em suas práticas em contexto de gestão escolar. Na fundamentação teórica, abordamos o papel do coordenador pedagógico na educação contemporânea com base em Pires (2005) e Azevedo, Nogueira e Rodrigues (2012). Para discutir o PPP como norteador da atuação do coordenador, utilizamos autores como Baiocchi (2012) e Brisolla e Dutra (2019). A pesquisa possui abordagem qualitativa, conforme Bogdan e Biklen (1994), e foi realizada em três etapas: revisão bibliográfica; entrevista estruturada com o coordenador pedagógico, seguindo a orientação metodológica de Gil (2008); e análise documental do PPP. Os dados foram analisados descritivamente, identificando padrões e desafios na prática pedagógica. Os resultados, tanto da análise da entrevista quanto no projeto político pedagógico, abordaram planejamento pedagógico, metas educacionais, diversidade, avaliação, tecnologia e gestão de conflitos. O coordenador destacou a flexibilidade do planejamento, a adaptação curricular para inclusão, a formação continuada dos professores e a integração com a comunidade. Os desafios apontados pelo mesmo incluem recursos limitados, diversidade de alunos e dificuldades na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), principalmente pós período de Pandemia de COVID-19. Conclui-se que a atuação do coordenador é essencial para garantir a qualidade do ensino, sendo necessário investir em recursos educacionais e capacitação docente para enfrentar os desafios identificados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.