GESTÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DO COORDENADOR ESCOLAR DA ESCOLA MUNICIPAL ALVORECER VITRUVIANO, GLÓRIA DO GOITÁ - PE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125192 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 900 "inscrito_id" => 2054 "titulo" => "GESTÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DO COORDENADOR ESCOLAR DA ESCOLA MUNICIPAL ALVORECER VITRUVIANO, GLÓRIA DO GOITÁ - PE" "resumo" => "O coordenador pedagógico desempenha um papel essencial na gestão escolar, articulando o ensino e mediando as relações entre professores, alunos e comunidade. A gestão escolar é determinante para a qualidade do ensino, assim como o Projeto Político Pedagógico (PPP) é um instrumento essencial para orientar a administração escolar. O presente estudo analisa a organização escolar e os aspectos pedagógicos da Escola Municipal Alvorecer Vitruviano7, em Glória do Goitá - PE, dando ênfase ao papel do coordenador pedagógico frente ao cumprimento do PPP da instituição. O objetivo, portanto, foi refletir sobre os desafios e estratégias do coordenador pedagógico em suas práticas em contexto de gestão escolar. Na fundamentação teórica, abordamos o papel do coordenador pedagógico na educação contemporânea com base em Pires (2005) e Azevedo, Nogueira e Rodrigues (2012). Para discutir o PPP como norteador da atuação do coordenador, utilizamos autores como Baiocchi (2012) e Brisolla e Dutra (2019). A pesquisa possui abordagem qualitativa, conforme Bogdan e Biklen (1994), e foi realizada em três etapas: revisão bibliográfica; entrevista estruturada com o coordenador pedagógico, seguindo a orientação metodológica de Gil (2008); e análise documental do PPP. Os dados foram analisados descritivamente, identificando padrões e desafios na prática pedagógica. Os resultados, tanto da análise da entrevista quanto no projeto político pedagógico, abordaram planejamento pedagógico, metas educacionais, diversidade, avaliação, tecnologia e gestão de conflitos. O coordenador destacou a flexibilidade do planejamento, a adaptação curricular para inclusão, a formação continuada dos professores e a integração com a comunidade. Os desafios apontados pelo mesmo incluem recursos limitados, diversidade de alunos e dificuldades na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), principalmente pós período de Pandemia de COVID-19. Conclui-se que a atuação do coordenador é essencial para garantir a qualidade do ensino, sendo necessário investir em recursos educacionais e capacitação docente para enfrentar os desafios identificados." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2054_TB900_30102025175332.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IONE MARIA MARQUES SANTOS" "autor_nome_curto" => "IONE" "autor_email" => "ione.marques@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125192 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 900 "inscrito_id" => 2054 "titulo" => "GESTÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DO COORDENADOR ESCOLAR DA ESCOLA MUNICIPAL ALVORECER VITRUVIANO, GLÓRIA DO GOITÁ - PE" "resumo" => "O coordenador pedagógico desempenha um papel essencial na gestão escolar, articulando o ensino e mediando as relações entre professores, alunos e comunidade. A gestão escolar é determinante para a qualidade do ensino, assim como o Projeto Político Pedagógico (PPP) é um instrumento essencial para orientar a administração escolar. O presente estudo analisa a organização escolar e os aspectos pedagógicos da Escola Municipal Alvorecer Vitruviano7, em Glória do Goitá - PE, dando ênfase ao papel do coordenador pedagógico frente ao cumprimento do PPP da instituição. O objetivo, portanto, foi refletir sobre os desafios e estratégias do coordenador pedagógico em suas práticas em contexto de gestão escolar. Na fundamentação teórica, abordamos o papel do coordenador pedagógico na educação contemporânea com base em Pires (2005) e Azevedo, Nogueira e Rodrigues (2012). Para discutir o PPP como norteador da atuação do coordenador, utilizamos autores como Baiocchi (2012) e Brisolla e Dutra (2019). A pesquisa possui abordagem qualitativa, conforme Bogdan e Biklen (1994), e foi realizada em três etapas: revisão bibliográfica; entrevista estruturada com o coordenador pedagógico, seguindo a orientação metodológica de Gil (2008); e análise documental do PPP. Os dados foram analisados descritivamente, identificando padrões e desafios na prática pedagógica. Os resultados, tanto da análise da entrevista quanto no projeto político pedagógico, abordaram planejamento pedagógico, metas educacionais, diversidade, avaliação, tecnologia e gestão de conflitos. O coordenador destacou a flexibilidade do planejamento, a adaptação curricular para inclusão, a formação continuada dos professores e a integração com a comunidade. Os desafios apontados pelo mesmo incluem recursos limitados, diversidade de alunos e dificuldades na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), principalmente pós período de Pandemia de COVID-19. Conclui-se que a atuação do coordenador é essencial para garantir a qualidade do ensino, sendo necessário investir em recursos educacionais e capacitação docente para enfrentar os desafios identificados." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2054_TB900_30102025175332.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IONE MARIA MARQUES SANTOS" "autor_nome_curto" => "IONE" "autor_email" => "ione.marques@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }