Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MATEMÁTICA APLICADA DE FORMA LÚDICA PARA UM APRENDIZADO SIGNIFICATIVO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa conduzida no segundo semestre de 2024, em uma escola municipal de Anápolis, Goiás. A pesquisa foi realizada em duas turmas do 7º ano com o objetivo de analisar os impactos do ensino interativo utilizando jogos para a compreensão no ensino da matemática. Autores como Brougére (1995) destacam que o jogo exerce uma função social essencial no desenvolvimento infantil, uma vez que a simulação lúdica representa uma expressão linguística eficaz nas interações humanas. Kishimoto (2004) corrobora com essa visão, argumentando que o desenvolvimento da criança ocorre pelo brincar desde a primeira infância. Assim, ao substituir o método tradicional de ensino por metodologias ativas, é possível proporcionar benefícios significativos aos estudantes. Segundo Huizinga (2000), aulas lúdicas permitem que os alunos pensem de maneira autônoma, se comuniquem, criem hipóteses, resolvam problemas e trabalhem em equipe, alinhando-se aos pilares da educação discutidos por Rubem Alves (2014). Além disso, estudiosos como Andrade (2000), Grando (1995) e Mendes (2006) defendem que a matemática aplicada em ambientes interativos possibilita um aprendizado mais engajador. Em vez de uma mera recepção passiva do conhecimento, os estudantes tornam-se agentes ativos na construção do saber. No contexto do ensino de matemática, os resultados apontaram impactos positivos tanto no desempenho cognitivo dos alunos quanto na dinâmica de trabalho em equipe, por meio da utilização de jogos. Esses jogos favoreceram o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como colaboração, criatividade e resolução de problemas. Além disso, a aplicação da estratégia possibilitou melhor identificação e atendimento às diferentes necessidades únicas de cada estudante, conforme observado durante a realização das atividades. Dessa forma, utilizar jogos e ambiente interativo, favorece a participação ativa dos alunos contribuindo para o aprendizado mais dinâmico e significativo, tornando o ensino da Matemática mais acessível e promovendo maior engajamento entre os estudantes.

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