UMA REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE POSSIBILITEM O DESENVOLVIMENTO DAS RELAÇÕES SOCIOEMOCIONAIS NUMA CRECHE NA REDE MUNICIPAL DE OLINDA/PE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125196 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 904 "inscrito_id" => 2324 "titulo" => "UMA REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE POSSIBILITEM O DESENVOLVIMENTO DAS RELAÇÕES SOCIOEMOCIONAIS NUMA CRECHE NA REDE MUNICIPAL DE OLINDA/PE" "resumo" => "Este estudo é um recorte de um trabalho de conclusão de curso (TCC) apresentado como pré-requisito para conclusão do Curso de Pedagogia e tem como objetivo refletir sobre a importância das Práticas Pedagógicas voltadas para o favorecimento do desenvolvimento das Relações Socioemocionais na Educação Infantil em uma creche da Rede Municipal de Olinda/PE. A pesquisa, de abordagem qualitativa utilizou como instrumento de coleta de dados entrevistas com duas professoras da instituição pesquisada, cujas falas foram analisadas de acordo com o referencial teórico, incluindo autores como Alves (2015), Catarsi (2013) e Levy (1999), além da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). A pesquisa destaca que o desenvolvimento das Relações Socioemocionais, como autoconhecimento, empatia, comunicação e resolução de conflitos, é essencial para uma educação integral das crianças nessa etapa de ensino. Observou-se que a relação entre professor e aluno precisa ser fortalecida para garantir um ambiente de aprendizagem mais acolhedor e efetivo na Educação Infantil, pois trabalhar a educação socioemocional é de extrema importância considerando que as crianças encontram-se em pleno desenvolvimento de suas habilidades sociais e emocionais e apresentam emoções mais complexas ao começar a se relacionar com outras crianças e adultos de forma mais frequente. Os resultados apontam que Práticas Pedagógicas voltadas às questões Socioemociais na Creche contribuem para um melhor desenvolvimento das crianças, tornando-as mais seguras e independentes emocionalmente. Pontuamos as orientações advindas da BNCC (2017) que contribuem com o trabalho sobre o tema da educação socioemocional, alinhada a práticas pedagógicas que busquem intencionalidade visando compreender o sentido de educar as crianças para serem emocionalmente equilibradas diante de um mundo cada vez mais acelerado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2324_TB904_27102025201842.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KATHLEEN BRENDA FELIX DA SILVA" "autor_nome_curto" => "BRENDA" "autor_email" => "kathleenbrenda92@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS ESUDA (FCHE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125196 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 904 "inscrito_id" => 2324 "titulo" => "UMA REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE POSSIBILITEM O DESENVOLVIMENTO DAS RELAÇÕES SOCIOEMOCIONAIS NUMA CRECHE NA REDE MUNICIPAL DE OLINDA/PE" "resumo" => "Este estudo é um recorte de um trabalho de conclusão de curso (TCC) apresentado como pré-requisito para conclusão do Curso de Pedagogia e tem como objetivo refletir sobre a importância das Práticas Pedagógicas voltadas para o favorecimento do desenvolvimento das Relações Socioemocionais na Educação Infantil em uma creche da Rede Municipal de Olinda/PE. A pesquisa, de abordagem qualitativa utilizou como instrumento de coleta de dados entrevistas com duas professoras da instituição pesquisada, cujas falas foram analisadas de acordo com o referencial teórico, incluindo autores como Alves (2015), Catarsi (2013) e Levy (1999), além da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). A pesquisa destaca que o desenvolvimento das Relações Socioemocionais, como autoconhecimento, empatia, comunicação e resolução de conflitos, é essencial para uma educação integral das crianças nessa etapa de ensino. Observou-se que a relação entre professor e aluno precisa ser fortalecida para garantir um ambiente de aprendizagem mais acolhedor e efetivo na Educação Infantil, pois trabalhar a educação socioemocional é de extrema importância considerando que as crianças encontram-se em pleno desenvolvimento de suas habilidades sociais e emocionais e apresentam emoções mais complexas ao começar a se relacionar com outras crianças e adultos de forma mais frequente. Os resultados apontam que Práticas Pedagógicas voltadas às questões Socioemociais na Creche contribuem para um melhor desenvolvimento das crianças, tornando-as mais seguras e independentes emocionalmente. Pontuamos as orientações advindas da BNCC (2017) que contribuem com o trabalho sobre o tema da educação socioemocional, alinhada a práticas pedagógicas que busquem intencionalidade visando compreender o sentido de educar as crianças para serem emocionalmente equilibradas diante de um mundo cada vez mais acelerado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2324_TB904_27102025201842.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KATHLEEN BRENDA FELIX DA SILVA" "autor_nome_curto" => "BRENDA" "autor_email" => "kathleenbrenda92@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS ESUDA (FCHE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }