ÉTICA DO CUIDADO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125202 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 915 "inscrito_id" => 5471 "titulo" => "ÉTICA DO CUIDADO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "resumo" => "A ética do cuidado desempenha um papel fundamental na formação e prática docente, especialmente no contexto da educação inclusiva. Esse conceito, que envolve princípios como empatia, respeito e responsabilidade, é essencial para criar um ambiente escolar acolhedor e igualitário. A ética do cuidado enfatiza a importância de estabelecer relações humanas positivas e de cuidar do bem-estar de cada estudante, promovendo a inclusão e a equidade. A educação inclusiva visa garantir que todos os estudantes, independentemente de suas habilidades ou especificidades, tenham acesso a uma educação de qualidade. No entanto, a implementação dessa abordagem apresenta desafios significativos. Entre eles, destacam-se as barreiras atitudinais, a falta de recursos adequados e a necessidade de uma formação docente contínua e específica. A formação inicial e continuada dos professores é crucial para superar esses desafios. É necessário que os programas de formação incluam conteúdos relacionados à educação inclusiva e à ética do cuidado, proporcionando aos professores as ferramentas e conhecimentos necessários para lidar com a diversidade em sala de aula. Políticas públicas podem atuar como referências importantes para o aperfeiçoamento da formação de professores e a implementação de práticas inclusivas. Neste sentido, essa pesquisa de cunho bibliográfico, objetiva analisar as produções científicas que abordam a ética do cuidado na formação de professores para a educação inclusiva, seus desafios e possibilidades das práticas docentes. Utilizando-se das palavras-chave: ética do cuidado, formação de professores, práticas docentes e suas variantes semânticas. Esperamos que este trabalho possa provocar reflexões sobre a importância da ética do cuidado na formação de professores e nos desafios enfrentados para promover uma educação verdadeiramente inclusiva. Além disso, visa destacar como as práticas docentes fundamentadas na ética do cuidado podem contribuir para um ambiente escolar acolhedor e respeitoso, que valorize as singularidades de cada indivíduo. Palavras-chave: : Ética do cuidado, Formação de professores e Práticas docentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5471_TB915_17102025201754.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TATIANE MARIA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "TATIANE" "autor_email" => "tatianerbernardo1@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125202 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 915 "inscrito_id" => 5471 "titulo" => "ÉTICA DO CUIDADO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "resumo" => "A ética do cuidado desempenha um papel fundamental na formação e prática docente, especialmente no contexto da educação inclusiva. Esse conceito, que envolve princípios como empatia, respeito e responsabilidade, é essencial para criar um ambiente escolar acolhedor e igualitário. A ética do cuidado enfatiza a importância de estabelecer relações humanas positivas e de cuidar do bem-estar de cada estudante, promovendo a inclusão e a equidade. A educação inclusiva visa garantir que todos os estudantes, independentemente de suas habilidades ou especificidades, tenham acesso a uma educação de qualidade. No entanto, a implementação dessa abordagem apresenta desafios significativos. Entre eles, destacam-se as barreiras atitudinais, a falta de recursos adequados e a necessidade de uma formação docente contínua e específica. A formação inicial e continuada dos professores é crucial para superar esses desafios. É necessário que os programas de formação incluam conteúdos relacionados à educação inclusiva e à ética do cuidado, proporcionando aos professores as ferramentas e conhecimentos necessários para lidar com a diversidade em sala de aula. Políticas públicas podem atuar como referências importantes para o aperfeiçoamento da formação de professores e a implementação de práticas inclusivas. Neste sentido, essa pesquisa de cunho bibliográfico, objetiva analisar as produções científicas que abordam a ética do cuidado na formação de professores para a educação inclusiva, seus desafios e possibilidades das práticas docentes. Utilizando-se das palavras-chave: ética do cuidado, formação de professores, práticas docentes e suas variantes semânticas. Esperamos que este trabalho possa provocar reflexões sobre a importância da ética do cuidado na formação de professores e nos desafios enfrentados para promover uma educação verdadeiramente inclusiva. Além disso, visa destacar como as práticas docentes fundamentadas na ética do cuidado podem contribuir para um ambiente escolar acolhedor e respeitoso, que valorize as singularidades de cada indivíduo. Palavras-chave: : Ética do cuidado, Formação de professores e Práticas docentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5471_TB915_17102025201754.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TATIANE MARIA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "TATIANE" "autor_email" => "tatianerbernardo1@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }