Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIAÇÕES SOCIOLINGUÍSTICAS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE AS FORMAS PRONOMINAIS “NÓS” E “A GENTE”: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E ENSINO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 02 - Didática e Currículo
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125206
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 927
    "inscrito_id" => 1667
    "titulo" => "AVALIAÇÕES SOCIOLINGUÍSTICAS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE AS FORMAS PRONOMINAIS “NÓS” E “A GENTE”: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E ENSINO"
    "resumo" => "O presente estudo investiga as avaliações sociolinguísticas (Weinreich, Labov, Herzog, 2006 [1968]; Oushiro 2015; 2021; Lopes, 2023; Lopes, Santos, 2024) de alunos do ensino médio sobre as formas pronominais “nós” e “a gente”. Além disso, propõe uma reflexão sobre o ensino dessas formas a partir de uma perspectiva reflexiva do ensino de gramática, considerando três eixos específicos: linguístico, epilinguístico e metalinguístico (Vieira, 2017). Este estudo terá início com uma pesquisa bibliográfica. Em seguida, será aplicado um questionário aos alunos para investigar suas reações subjetivas em relação às formas pronominais “nós” e “a gente”. Posteriormente, serão realizadas aulas de gramática que reflitam sobre os usos linguísticos, abordando os aspectos levantados anteriormente. Nessas aulas, utilizaremos textos, histórias em quadrinhos, fábulas e diários para enfatizar o uso dessas variações em diferentes gêneros textuais. Por fim, o mesmo questionário inicial será reaplicado para analisar possíveis mudanças nas opiniões dos alunos. Os dados coletados serão analisados por meio de uma abordagem qualitativa. Diante disso, espera-se que os alunos possam refletir sobre os usos linguísticos, a partir da utilização de uma pedagogia de ensino de língua portuguesa baseada em três eixos (Vieira, 2017); e reconheçam as estruturas “nós” e “a gente” como formas linguísticas pertencentes às normas e variedades do português brasileiro, compreendendo que “a gente”, ainda que não pertença à norma-padrão, integra a riqueza da nossa língua materna e serve como recurso comunicativo válido."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1667_TB927_30102025175844.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RITA DE CASSIA DA COSTA PEREIRA E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RITA"
    "autor_email" => "ritadecassiacassia553@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125206
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 927
    "inscrito_id" => 1667
    "titulo" => "AVALIAÇÕES SOCIOLINGUÍSTICAS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE AS FORMAS PRONOMINAIS “NÓS” E “A GENTE”: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E ENSINO"
    "resumo" => "O presente estudo investiga as avaliações sociolinguísticas (Weinreich, Labov, Herzog, 2006 [1968]; Oushiro 2015; 2021; Lopes, 2023; Lopes, Santos, 2024) de alunos do ensino médio sobre as formas pronominais “nós” e “a gente”. Além disso, propõe uma reflexão sobre o ensino dessas formas a partir de uma perspectiva reflexiva do ensino de gramática, considerando três eixos específicos: linguístico, epilinguístico e metalinguístico (Vieira, 2017). Este estudo terá início com uma pesquisa bibliográfica. Em seguida, será aplicado um questionário aos alunos para investigar suas reações subjetivas em relação às formas pronominais “nós” e “a gente”. Posteriormente, serão realizadas aulas de gramática que reflitam sobre os usos linguísticos, abordando os aspectos levantados anteriormente. Nessas aulas, utilizaremos textos, histórias em quadrinhos, fábulas e diários para enfatizar o uso dessas variações em diferentes gêneros textuais. Por fim, o mesmo questionário inicial será reaplicado para analisar possíveis mudanças nas opiniões dos alunos. Os dados coletados serão analisados por meio de uma abordagem qualitativa. Diante disso, espera-se que os alunos possam refletir sobre os usos linguísticos, a partir da utilização de uma pedagogia de ensino de língua portuguesa baseada em três eixos (Vieira, 2017); e reconheçam as estruturas “nós” e “a gente” como formas linguísticas pertencentes às normas e variedades do português brasileiro, compreendendo que “a gente”, ainda que não pertença à norma-padrão, integra a riqueza da nossa língua materna e serve como recurso comunicativo válido."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1667_TB927_30102025175844.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RITA DE CASSIA DA COSTA PEREIRA E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RITA"
    "autor_email" => "ritadecassiacassia553@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente estudo investiga as avaliações sociolinguísticas (Weinreich, Labov, Herzog, 2006 [1968]; Oushiro 2015; 2021; Lopes, 2023; Lopes, Santos, 2024) de alunos do ensino médio sobre as formas pronominais “nós” e “a gente”. Além disso, propõe uma reflexão sobre o ensino dessas formas a partir de uma perspectiva reflexiva do ensino de gramática, considerando três eixos específicos: linguístico, epilinguístico e metalinguístico (Vieira, 2017). Este estudo terá início com uma pesquisa bibliográfica. Em seguida, será aplicado um questionário aos alunos para investigar suas reações subjetivas em relação às formas pronominais “nós” e “a gente”. Posteriormente, serão realizadas aulas de gramática que reflitam sobre os usos linguísticos, abordando os aspectos levantados anteriormente. Nessas aulas, utilizaremos textos, histórias em quadrinhos, fábulas e diários para enfatizar o uso dessas variações em diferentes gêneros textuais. Por fim, o mesmo questionário inicial será reaplicado para analisar possíveis mudanças nas opiniões dos alunos. Os dados coletados serão analisados por meio de uma abordagem qualitativa. Diante disso, espera-se que os alunos possam refletir sobre os usos linguísticos, a partir da utilização de uma pedagogia de ensino de língua portuguesa baseada em três eixos (Vieira, 2017); e reconheçam as estruturas “nós” e “a gente” como formas linguísticas pertencentes às normas e variedades do português brasileiro, compreendendo que “a gente”, ainda que não pertença à norma-padrão, integra a riqueza da nossa língua materna e serve como recurso comunicativo válido.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.