AVALIAÇÕES SOCIOLINGUÍSTICAS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE AS FORMAS PRONOMINAIS “NÓS” E “A GENTE”: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E ENSINO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125206 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 927 "inscrito_id" => 1667 "titulo" => "AVALIAÇÕES SOCIOLINGUÍSTICAS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE AS FORMAS PRONOMINAIS “NÓS” E “A GENTE”: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E ENSINO" "resumo" => "O presente estudo investiga as avaliações sociolinguísticas (Weinreich, Labov, Herzog, 2006 [1968]; Oushiro 2015; 2021; Lopes, 2023; Lopes, Santos, 2024) de alunos do ensino médio sobre as formas pronominais “nós” e “a gente”. Além disso, propõe uma reflexão sobre o ensino dessas formas a partir de uma perspectiva reflexiva do ensino de gramática, considerando três eixos específicos: linguístico, epilinguístico e metalinguístico (Vieira, 2017). Este estudo terá início com uma pesquisa bibliográfica. Em seguida, será aplicado um questionário aos alunos para investigar suas reações subjetivas em relação às formas pronominais “nós” e “a gente”. Posteriormente, serão realizadas aulas de gramática que reflitam sobre os usos linguísticos, abordando os aspectos levantados anteriormente. Nessas aulas, utilizaremos textos, histórias em quadrinhos, fábulas e diários para enfatizar o uso dessas variações em diferentes gêneros textuais. Por fim, o mesmo questionário inicial será reaplicado para analisar possíveis mudanças nas opiniões dos alunos. Os dados coletados serão analisados por meio de uma abordagem qualitativa. Diante disso, espera-se que os alunos possam refletir sobre os usos linguísticos, a partir da utilização de uma pedagogia de ensino de língua portuguesa baseada em três eixos (Vieira, 2017); e reconheçam as estruturas “nós” e “a gente” como formas linguísticas pertencentes às normas e variedades do português brasileiro, compreendendo que “a gente”, ainda que não pertença à norma-padrão, integra a riqueza da nossa língua materna e serve como recurso comunicativo válido." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1667_TB927_30102025175844.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RITA DE CASSIA DA COSTA PEREIRA E SILVA" "autor_nome_curto" => "RITA" "autor_email" => "ritadecassiacassia553@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125206 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 927 "inscrito_id" => 1667 "titulo" => "AVALIAÇÕES SOCIOLINGUÍSTICAS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE AS FORMAS PRONOMINAIS “NÓS” E “A GENTE”: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E ENSINO" "resumo" => "O presente estudo investiga as avaliações sociolinguísticas (Weinreich, Labov, Herzog, 2006 [1968]; Oushiro 2015; 2021; Lopes, 2023; Lopes, Santos, 2024) de alunos do ensino médio sobre as formas pronominais “nós” e “a gente”. Além disso, propõe uma reflexão sobre o ensino dessas formas a partir de uma perspectiva reflexiva do ensino de gramática, considerando três eixos específicos: linguístico, epilinguístico e metalinguístico (Vieira, 2017). Este estudo terá início com uma pesquisa bibliográfica. Em seguida, será aplicado um questionário aos alunos para investigar suas reações subjetivas em relação às formas pronominais “nós” e “a gente”. Posteriormente, serão realizadas aulas de gramática que reflitam sobre os usos linguísticos, abordando os aspectos levantados anteriormente. Nessas aulas, utilizaremos textos, histórias em quadrinhos, fábulas e diários para enfatizar o uso dessas variações em diferentes gêneros textuais. Por fim, o mesmo questionário inicial será reaplicado para analisar possíveis mudanças nas opiniões dos alunos. Os dados coletados serão analisados por meio de uma abordagem qualitativa. Diante disso, espera-se que os alunos possam refletir sobre os usos linguísticos, a partir da utilização de uma pedagogia de ensino de língua portuguesa baseada em três eixos (Vieira, 2017); e reconheçam as estruturas “nós” e “a gente” como formas linguísticas pertencentes às normas e variedades do português brasileiro, compreendendo que “a gente”, ainda que não pertença à norma-padrão, integra a riqueza da nossa língua materna e serve como recurso comunicativo válido." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1667_TB927_30102025175844.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RITA DE CASSIA DA COSTA PEREIRA E SILVA" "autor_nome_curto" => "RITA" "autor_email" => "ritadecassiacassia553@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }