Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E INCLUSIVA NO CURRÍCULO ESCOLAR: A INSERÇÃO DE ESTUDANTES IMIGRANTES NO CONTEXTO EDUCACIONAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A crescente mobilidade humana tem impulsionado a necessidade de políticas educacionais que promovam a inclusão de estudantes imigrantes no ambiente escolar. Nesse contexto, torna-se essencial compreender os desafios e possibilidades da educação intercultural e inclusiva no currículo escolar, garantindo que esses estudantes tenham acesso a uma aprendizagem equitativa. Para tanto, este artigo busca analisar essa inserção no contexto educacional, adotando uma abordagem qualitativa, descritiva e documental, fundamentada no paradigma sociopolítico. A pesquisa se apoia em autores como Candau (2016) e McLaren (2015), que defendem a interculturalidade como princípio fundamental para uma educação democrática e inclusiva. Para sustentar esta análise, o Capítulo 1 apresenta os fundamentos teóricos da educação intercultural e inclusiva, ressaltando a importância do reconhecimento da diversidade cultural no ambiente escolar. Em seguida, o Capítulo 2 examina as políticas públicas e a legislação externa à inclusão de estudantes imigrantes, evidenciando tanto os avanços normativos quanto as dificuldades na implementação dessas diretrizes. A partir desse cenário, o Capítulo 3 discute os principais desafios enfrentados por esses estudantes, como barreiras linguísticas, adaptação cultural e preconceito, além da falta de formação docente para atuar nesse contexto. Por fim, o Capítulo 4 apresenta estratégias e possibilidades para uma educação intercultural eficaz, explorando práticas pedagógicas inovadoras e ações institucionais que favorecem a equidade educacional, além destes capítulos a introdução, a análise dos dados e a conclusão contribui apresentando premissas nas quais corroborou o tema. Os resultados da pesquisa indicam que, embora existam avanços legais, a efetivação de uma educação verdadeiramente inclusiva para estudantes imigrantes ainda enfrenta obstáculos significativos. A ausência de formação específica para os docentes e a carência de políticas eficazes dificultam a concretização desse direito, assim, será demonstrado que a adoção de práticas pedagógicas interculturais pode contribuir para uma escola mais inclusiva e preparada para lidar com a diversidade.

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