AS CONTRADIÇÕES SISTÊMICAS NA IMPLANTAÇÃO DE TECNOLOGIAS ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DE CNC: UMA ANÁLISE PELO CONSTRUTIVISMO SOCIAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125212 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 934 "inscrito_id" => 5453 "titulo" => "AS CONTRADIÇÕES SISTÊMICAS NA IMPLANTAÇÃO DE TECNOLOGIAS ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DE CNC: UMA ANÁLISE PELO CONSTRUTIVISMO SOCIAL" "resumo" => "Este artigo examina as contradições sistêmicas na implementação de tecnologias alternativas para o ensino de Comando Numérico Computadorizado (CNC) na educação técnica. A principal tensão identificada reside entre a necessidade de formação prática em tecnologias avançadas e as limitações financeiras das instituições educacionais (Polastrini, 2016). Utilizando o Construtivismo Social de Seymour Papert como referencial teórico, a pesquisa analisa como estas contradições podem ser reinterpretadas como oportunidades para inovação pedagógica (Papert & Harel, 1991). A metodologia empregada consistiu em análise teórico-crítica sustentada por revisão bibliográfica em duas áreas: ensino de CNC e teoria construcionista. Os resultados identificaram quatro contradições fundamentais: entre valor educacional e restrições econômicas; entre instrução e construção; entre fidelidade industrial e transparência pedagógica; e entre sistemas educativos e industriais. A análise das ferramentas tradicionais (máquinas reais, simuladores comerciais) e alternativas (simuladores de código aberto, aplicações educativas específicas) demonstrou que as tecnologias emergentes frequentemente apresentam maior alinhamento com princípios construcionistas (Resnick et al., 2009). O estudo propõe seis princípios para orientar o desenvolvimento de tecnologias educacionais: priorizar a construção ativa, criar ambientes com baixo piso e teto alto, privilegiar a transparência conceitual, transformar erros em oportunidades de aprendizagem, promover compartilhamento e colaboração, e fomentar conexões com interesses pessoais. A pesquisa conclui que a abordagem construcionista oferece um caminho promissor para transformar limitações materiais em oportunidades para inovação pedagógica no ensino de programação CNC." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5453_TB934_16102025172348.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISAC BARBOSA DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "ISAC BARBOSA" "autor_email" => "isac.barbosa@ifrn.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125212 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 934 "inscrito_id" => 5453 "titulo" => "AS CONTRADIÇÕES SISTÊMICAS NA IMPLANTAÇÃO DE TECNOLOGIAS ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DE CNC: UMA ANÁLISE PELO CONSTRUTIVISMO SOCIAL" "resumo" => "Este artigo examina as contradições sistêmicas na implementação de tecnologias alternativas para o ensino de Comando Numérico Computadorizado (CNC) na educação técnica. A principal tensão identificada reside entre a necessidade de formação prática em tecnologias avançadas e as limitações financeiras das instituições educacionais (Polastrini, 2016). Utilizando o Construtivismo Social de Seymour Papert como referencial teórico, a pesquisa analisa como estas contradições podem ser reinterpretadas como oportunidades para inovação pedagógica (Papert & Harel, 1991). A metodologia empregada consistiu em análise teórico-crítica sustentada por revisão bibliográfica em duas áreas: ensino de CNC e teoria construcionista. Os resultados identificaram quatro contradições fundamentais: entre valor educacional e restrições econômicas; entre instrução e construção; entre fidelidade industrial e transparência pedagógica; e entre sistemas educativos e industriais. A análise das ferramentas tradicionais (máquinas reais, simuladores comerciais) e alternativas (simuladores de código aberto, aplicações educativas específicas) demonstrou que as tecnologias emergentes frequentemente apresentam maior alinhamento com princípios construcionistas (Resnick et al., 2009). O estudo propõe seis princípios para orientar o desenvolvimento de tecnologias educacionais: priorizar a construção ativa, criar ambientes com baixo piso e teto alto, privilegiar a transparência conceitual, transformar erros em oportunidades de aprendizagem, promover compartilhamento e colaboração, e fomentar conexões com interesses pessoais. A pesquisa conclui que a abordagem construcionista oferece um caminho promissor para transformar limitações materiais em oportunidades para inovação pedagógica no ensino de programação CNC." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5453_TB934_16102025172348.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISAC BARBOSA DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "ISAC BARBOSA" "autor_email" => "isac.barbosa@ifrn.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }