Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TÉCNICA DE ROCHAGEM PARA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125213
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 939
    "inscrito_id" => 6207
    "titulo" => "TÉCNICA DE ROCHAGEM PARA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A rochagem é uma técnica agrícola bastante utilizada para fornecer nutrientes ao solo, contribuindo para sua remineralização e reposição de elementos que foram perdidos por processos naturais ou atividades humanas. Esta técnica pode ser associada à educação ambiental no diversos niveis do ensino, incentivando uma visão crítica sobre questões ambientais e práticas sustentáveis. O objetivo deste trabalhop foi de investigar o tema, analisando o conhecimento prévio dos estudantes, os benefícios e os grandes desafios da implementação da horta e a influência da rochagem na construção do aprendizado químico.O projeto foi realizado em uma escola estadual de ensino médio, na cidade de Campina Grande, Pb, e contou com a participação de 31 estudantes do 1º ano do ensino médio, juntamente com o professor de química da turma.O material utilizado foi o pó de rocha pegmatito, oriundo do estado do Rio Grande do Norte, com a granulometria de 300 micrômetros, a mesma foi preparada no Laboratório LETEQ/DQ/CCT/UEPB. Também foram utilizadas sementes de coentro, alface, tomate cereja e quiabo. A terra utilizada para o plantio era pobre em nutrientes. Foi aplicada aula expositiva com o objetivo principal de apresentar aos estudantes o tema do projeto, retirar dúvidas que por ventura surgissem. Nas aulas foram dadas apostilas aos alunos, com explicações sobre economia circular, rochagem. familiar, o pó de rocha.As mudas plantadas pelos alunos se desenvolveram bem, evidenciando que é possível sim usar o pó de rocha sem a necessidade de adicionar fertilizantes químicos. A muda que mais surpreendeu foi o tomate cereja. Evendenciou-se que este tema pode e deve ser abordado em sala de aula, para que os alunos possam aprender a cuidar do meio ambiente, levar as técnicas de rochagem para serem aplicadas também em suas casas e contribuírem com uma melhora gradativa do meio ambiente, promovendo desenvolvimento sustentável."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6207_TB939_29102025160217.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO AUGUSTO PEREIRA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "ANTONIO AUGUSTO"
    "autor_email" => "aauepb@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125213
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 939
    "inscrito_id" => 6207
    "titulo" => "TÉCNICA DE ROCHAGEM PARA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A rochagem é uma técnica agrícola bastante utilizada para fornecer nutrientes ao solo, contribuindo para sua remineralização e reposição de elementos que foram perdidos por processos naturais ou atividades humanas. Esta técnica pode ser associada à educação ambiental no diversos niveis do ensino, incentivando uma visão crítica sobre questões ambientais e práticas sustentáveis. O objetivo deste trabalhop foi de investigar o tema, analisando o conhecimento prévio dos estudantes, os benefícios e os grandes desafios da implementação da horta e a influência da rochagem na construção do aprendizado químico.O projeto foi realizado em uma escola estadual de ensino médio, na cidade de Campina Grande, Pb, e contou com a participação de 31 estudantes do 1º ano do ensino médio, juntamente com o professor de química da turma.O material utilizado foi o pó de rocha pegmatito, oriundo do estado do Rio Grande do Norte, com a granulometria de 300 micrômetros, a mesma foi preparada no Laboratório LETEQ/DQ/CCT/UEPB. Também foram utilizadas sementes de coentro, alface, tomate cereja e quiabo. A terra utilizada para o plantio era pobre em nutrientes. Foi aplicada aula expositiva com o objetivo principal de apresentar aos estudantes o tema do projeto, retirar dúvidas que por ventura surgissem. Nas aulas foram dadas apostilas aos alunos, com explicações sobre economia circular, rochagem. familiar, o pó de rocha.As mudas plantadas pelos alunos se desenvolveram bem, evidenciando que é possível sim usar o pó de rocha sem a necessidade de adicionar fertilizantes químicos. A muda que mais surpreendeu foi o tomate cereja. Evendenciou-se que este tema pode e deve ser abordado em sala de aula, para que os alunos possam aprender a cuidar do meio ambiente, levar as técnicas de rochagem para serem aplicadas também em suas casas e contribuírem com uma melhora gradativa do meio ambiente, promovendo desenvolvimento sustentável."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6207_TB939_29102025160217.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO AUGUSTO PEREIRA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "ANTONIO AUGUSTO"
    "autor_email" => "aauepb@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A rochagem é uma técnica agrícola bastante utilizada para fornecer nutrientes ao solo, contribuindo para sua remineralização e reposição de elementos que foram perdidos por processos naturais ou atividades humanas. Esta técnica pode ser associada à educação ambiental no diversos niveis do ensino, incentivando uma visão crítica sobre questões ambientais e práticas sustentáveis. O objetivo deste trabalhop foi de investigar o tema, analisando o conhecimento prévio dos estudantes, os benefícios e os grandes desafios da implementação da horta e a influência da rochagem na construção do aprendizado químico.O projeto foi realizado em uma escola estadual de ensino médio, na cidade de Campina Grande, Pb, e contou com a participação de 31 estudantes do 1º ano do ensino médio, juntamente com o professor de química da turma.O material utilizado foi o pó de rocha pegmatito, oriundo do estado do Rio Grande do Norte, com a granulometria de 300 micrômetros, a mesma foi preparada no Laboratório LETEQ/DQ/CCT/UEPB. Também foram utilizadas sementes de coentro, alface, tomate cereja e quiabo. A terra utilizada para o plantio era pobre em nutrientes. Foi aplicada aula expositiva com o objetivo principal de apresentar aos estudantes o tema do projeto, retirar dúvidas que por ventura surgissem. Nas aulas foram dadas apostilas aos alunos, com explicações sobre economia circular, rochagem. familiar, o pó de rocha.As mudas plantadas pelos alunos se desenvolveram bem, evidenciando que é possível sim usar o pó de rocha sem a necessidade de adicionar fertilizantes químicos. A muda que mais surpreendeu foi o tomate cereja. Evendenciou-se que este tema pode e deve ser abordado em sala de aula, para que os alunos possam aprender a cuidar do meio ambiente, levar as técnicas de rochagem para serem aplicadas também em suas casas e contribuírem com uma melhora gradativa do meio ambiente, promovendo desenvolvimento sustentável.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.