TÉCNICA DE ROCHAGEM PARA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125213 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 939 "inscrito_id" => 6207 "titulo" => "TÉCNICA DE ROCHAGEM PARA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A rochagem é uma técnica agrícola bastante utilizada para fornecer nutrientes ao solo, contribuindo para sua remineralização e reposição de elementos que foram perdidos por processos naturais ou atividades humanas. Esta técnica pode ser associada à educação ambiental no diversos niveis do ensino, incentivando uma visão crítica sobre questões ambientais e práticas sustentáveis. O objetivo deste trabalhop foi de investigar o tema, analisando o conhecimento prévio dos estudantes, os benefícios e os grandes desafios da implementação da horta e a influência da rochagem na construção do aprendizado químico.O projeto foi realizado em uma escola estadual de ensino médio, na cidade de Campina Grande, Pb, e contou com a participação de 31 estudantes do 1º ano do ensino médio, juntamente com o professor de química da turma.O material utilizado foi o pó de rocha pegmatito, oriundo do estado do Rio Grande do Norte, com a granulometria de 300 micrômetros, a mesma foi preparada no Laboratório LETEQ/DQ/CCT/UEPB. Também foram utilizadas sementes de coentro, alface, tomate cereja e quiabo. A terra utilizada para o plantio era pobre em nutrientes. Foi aplicada aula expositiva com o objetivo principal de apresentar aos estudantes o tema do projeto, retirar dúvidas que por ventura surgissem. Nas aulas foram dadas apostilas aos alunos, com explicações sobre economia circular, rochagem. familiar, o pó de rocha.As mudas plantadas pelos alunos se desenvolveram bem, evidenciando que é possível sim usar o pó de rocha sem a necessidade de adicionar fertilizantes químicos. A muda que mais surpreendeu foi o tomate cereja. Evendenciou-se que este tema pode e deve ser abordado em sala de aula, para que os alunos possam aprender a cuidar do meio ambiente, levar as técnicas de rochagem para serem aplicadas também em suas casas e contribuírem com uma melhora gradativa do meio ambiente, promovendo desenvolvimento sustentável." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6207_TB939_29102025160217.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO AUGUSTO PEREIRA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "ANTONIO AUGUSTO" "autor_email" => "aauepb@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125213 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 939 "inscrito_id" => 6207 "titulo" => "TÉCNICA DE ROCHAGEM PARA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A rochagem é uma técnica agrícola bastante utilizada para fornecer nutrientes ao solo, contribuindo para sua remineralização e reposição de elementos que foram perdidos por processos naturais ou atividades humanas. Esta técnica pode ser associada à educação ambiental no diversos niveis do ensino, incentivando uma visão crítica sobre questões ambientais e práticas sustentáveis. O objetivo deste trabalhop foi de investigar o tema, analisando o conhecimento prévio dos estudantes, os benefícios e os grandes desafios da implementação da horta e a influência da rochagem na construção do aprendizado químico.O projeto foi realizado em uma escola estadual de ensino médio, na cidade de Campina Grande, Pb, e contou com a participação de 31 estudantes do 1º ano do ensino médio, juntamente com o professor de química da turma.O material utilizado foi o pó de rocha pegmatito, oriundo do estado do Rio Grande do Norte, com a granulometria de 300 micrômetros, a mesma foi preparada no Laboratório LETEQ/DQ/CCT/UEPB. Também foram utilizadas sementes de coentro, alface, tomate cereja e quiabo. A terra utilizada para o plantio era pobre em nutrientes. Foi aplicada aula expositiva com o objetivo principal de apresentar aos estudantes o tema do projeto, retirar dúvidas que por ventura surgissem. Nas aulas foram dadas apostilas aos alunos, com explicações sobre economia circular, rochagem. familiar, o pó de rocha.As mudas plantadas pelos alunos se desenvolveram bem, evidenciando que é possível sim usar o pó de rocha sem a necessidade de adicionar fertilizantes químicos. A muda que mais surpreendeu foi o tomate cereja. Evendenciou-se que este tema pode e deve ser abordado em sala de aula, para que os alunos possam aprender a cuidar do meio ambiente, levar as técnicas de rochagem para serem aplicadas também em suas casas e contribuírem com uma melhora gradativa do meio ambiente, promovendo desenvolvimento sustentável." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6207_TB939_29102025160217.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO AUGUSTO PEREIRA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "ANTONIO AUGUSTO" "autor_email" => "aauepb@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }