AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: EXPERIÊNCIAS COMO ESTAGIÁRIA NA COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ARTICULAÇÃO SOCIAL DA SEMA DE FORTALEZA.
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Este estudo tem como objetivo relatar as experiências adquiridas no estágio realizado na Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social da SEMA, destacando as atividades desempenhadas e seus impactos na formação profissional e na sociedade. Metodologicamente, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa, baseada na observação participante e na análise documental. As atividades envolveram palestras, oficinas, campanhas educativas e elaboração de materiais pedagógicos. O referencial teórico fundamenta-se em Carvalho (2017) e Jacobi (2003), além da Política Nacional de Educação Ambiental (Lei nº 9.795/1999) e da minuta do Projeto de Lei de Educação Ambiental. Os resultados indicam que a educação ambiental, quando articulada entre órgãos públicos, educadores e sociedade civil, torna-se mais efetiva na promoção de mudanças de comportamento. Além disso, evidenciou-se a relevância do fortalecimento das políticas públicas para garantir a continuidade dessas ações. 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