Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS UTILIZANDO TECNOLOGIAS COMO PROPOSTA METODOLÓGICA PARA DESENVOLVER O LETRAMENTO MATEMÁTICO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

As avaliações de larga escala são desenvolvidas para avaliar o letramento matemático dos estudantes ao final de um ciclo da sua escolaridade, cujos resultados têm apresentado dados preocupantes em relação à aprendizagem em matemática, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio. Diante desse quadro, este trabalho tem como objetivo apresentar os dados parciais de uma formação continuada de professores em exercício, cujo objetivo proposto foi discutir, na formação, os pressupostos que embasam as avaliações externas, o letramento matemático e o ensino da matemática através da resolução de problemas utilizando softwares geométricos. O desenvolvimento desta formação está sendo realizado com a participação de seis professores de matemática de uma escola da rede estadual de Pernambuco. A pesquisa será desenvolvida em três fases: a primeira consistiu em discutir os pressupostos teóricos que embasam a metodologia de ensino "Resolução de Problemas"; a segunda será uma intervenção, na qual os professores elaborarão problemas e os aplicarão para seus estudantes. Por fim, cada professor apresentará os dados da sua intervenção com o intuito de compartilhar suas impressões. Para perseguir esses objetivos, nos apoiamos nas teorias da Didática da Matemática, em especial na Teoria Antropológica do Didático, de Chevallard, e na Mudança de Quadros, de Douady. A metodologia é de cunho qualitativo; escolhemos para o desenvolvimento da pesquisa o Design Experiment de Cobb e seus colaboradores. Na primeira fase, foi identificado que os professores ainda não compreendem as diferenças entre as três perspectivas do trabalho com a resolução de problemas, que são: “ensinar para a resolução de problemas”, “ensinar sobre a resolução de problemas” e “ensinar através da resolução de problemas”. Mesmo o ensino através da resolução de problemas sendo uma indicação dos currículos de Matemática, o professor ocupa a maior parte do tempo das suas aulas ensinando Matemática para a resolução de problemas.

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