A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA E OS DESAFIOS PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TDAH
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125221 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 957 "inscrito_id" => 7847 "titulo" => "A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA E OS DESAFIOS PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TDAH" "resumo" => "Dentre os profusos aspectos que permeiam o debate sobre o ensino da Geografia para alunos com TDAH, refletir sobre a formação docente é basilar para orientar uma prática pedagógica efetivamente inclusiva. Nessa perspectiva, o artigo visa discutir a importância da formação docente para as práticas pedagógicas de inclusão no contexto do ensino de Geografia para alunos com TDAH no município de Maracanaú (CE). Para isso, contou-se com Perrenoud (1999) e Saviani (2009) para discutir sobre a formação de professores, Mantoan (2011 e 2015) e Glat e Pletsch (2012 e 2013) sobre inclusão escolar, Cavalcanti (2012) e Nogueira (2016) sobre o ensino de Geografia, e Barkley (2002), Castro e Nascimento (2009) e Arcangeli (2022) sobre TDAH. O texto é parte de uma pesquisa de mestrado em andamento e apresenta os resultados já consolidados da etapa da pesquisa de campo, que consistiu na aplicação de entrevistas com seis professores de Geografia e com uma representante do setor da Educação Especial e Inclusiva da SME de Maracanaú (CE). Os dados foram interpretados seguindo o método de análise de conteúdo de Bardin. Por meio dos resultados obtidos, pôde-se concluir que os docentes reconhecem a importância de uma formação adequada sobre o tema, no entanto, é recorrente a carência de capacitação durante sua formação inicial e continuada, resultando na falta de preparação para lidar com alunos com TDAH. Os dados revelam também que, apesar do esforço para promover um ensino inclusivo, as estratégias propostas pelos professores ainda não fazem parte de uma rotina pedagógica estruturada, adotando atividades e processos avaliativos não sistemáticos de inclusão desses estudantes. Os professores também enfrentam vários desafios estruturais e pedagógicos, como a falta de materiais, turmas numerosas e apoio institucional insuficiente, impactando diretamente na qualidade do ensino e no efetivo processo de inclusão desses alunos nas aulas de Geografia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7847_TB957_10112025205747.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIRLANE DE LIMA SANTOS" "autor_nome_curto" => "GIRLANE" "autor_email" => "profagirlane.lima@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125221 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 957 "inscrito_id" => 7847 "titulo" => "A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA E OS DESAFIOS PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TDAH" "resumo" => "Dentre os profusos aspectos que permeiam o debate sobre o ensino da Geografia para alunos com TDAH, refletir sobre a formação docente é basilar para orientar uma prática pedagógica efetivamente inclusiva. Nessa perspectiva, o artigo visa discutir a importância da formação docente para as práticas pedagógicas de inclusão no contexto do ensino de Geografia para alunos com TDAH no município de Maracanaú (CE). Para isso, contou-se com Perrenoud (1999) e Saviani (2009) para discutir sobre a formação de professores, Mantoan (2011 e 2015) e Glat e Pletsch (2012 e 2013) sobre inclusão escolar, Cavalcanti (2012) e Nogueira (2016) sobre o ensino de Geografia, e Barkley (2002), Castro e Nascimento (2009) e Arcangeli (2022) sobre TDAH. O texto é parte de uma pesquisa de mestrado em andamento e apresenta os resultados já consolidados da etapa da pesquisa de campo, que consistiu na aplicação de entrevistas com seis professores de Geografia e com uma representante do setor da Educação Especial e Inclusiva da SME de Maracanaú (CE). Os dados foram interpretados seguindo o método de análise de conteúdo de Bardin. Por meio dos resultados obtidos, pôde-se concluir que os docentes reconhecem a importância de uma formação adequada sobre o tema, no entanto, é recorrente a carência de capacitação durante sua formação inicial e continuada, resultando na falta de preparação para lidar com alunos com TDAH. Os dados revelam também que, apesar do esforço para promover um ensino inclusivo, as estratégias propostas pelos professores ainda não fazem parte de uma rotina pedagógica estruturada, adotando atividades e processos avaliativos não sistemáticos de inclusão desses estudantes. Os professores também enfrentam vários desafios estruturais e pedagógicos, como a falta de materiais, turmas numerosas e apoio institucional insuficiente, impactando diretamente na qualidade do ensino e no efetivo processo de inclusão desses alunos nas aulas de Geografia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7847_TB957_10112025205747.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIRLANE DE LIMA SANTOS" "autor_nome_curto" => "GIRLANE" "autor_email" => "profagirlane.lima@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }