Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROGRAMA JOVEM 360º E JUVENTUDE BILÍNGUE: OS DESDOBRAMENTOS DO ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA NA CIDADE DE BENEVIDES/PA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 15 - Ensino de línguas
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125224
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 960
    "inscrito_id" => 3610
    "titulo" => "PROGRAMA JOVEM 360º E JUVENTUDE BILÍNGUE: OS DESDOBRAMENTOS DO ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA NA CIDADE DE BENEVIDES/PA"
    "resumo" => "Este trabalho objetiva apresentar os desdobramentos do “Curso de idiomas: Espanhol”, vinculado ao Programa Municipal Jovem 360º, promovido pela Secretaria Municipal de Juventude de Benevides (Pará), com o intuito de suscitar o desenvolvimento profissional, intelectual, social e pessoal de adolescentes e jovens/adultos benevidenses, por meio da aprendizagem do Espanhol como Língua Estrangeira (ELE). O ensino de ELE no município, busca estimular as habilidades comunicativas dos alunos, impulsionando-os a escutar de forma efetiva as narrativas que podem ser geradas a partir do contato com o mundo hispano-falante e principalmente impulsionando-os a compartilhar suas próprias narrativas de forma criativa, clara e acima de tudo, espontânea. A metodologia utilizada inclui aulas teóricas e práticas, nas quais os alunos conhecem as estruturas linguísticas da língua estrangeira de modo geral e experimentam, nas atividades práticas as estruturas aprendidas, com o intuito de tateá-las como se já estivessem no contexto do uso real da língua. Essas atividades são acompanhadas de debates teóricos que abordam A Metodologia Audiovisual (SGAV) e Abordagem Comunicativa (AC), com base em linguistas como Petar Guberina (apud Germain, 1993) e Dell Hymes (1991), respectivamente. A partir das conjeturas dos estudiosos supramencionados, busca-se enfatizar o aprendizado procura integrar a pragmática com as formas linguísticas, tal qual propõe Guberina apud Germain, 1993), sobre a SGAV. Em consonância SGAV, no processo de Ensino-Aprendizagem emprega-se a AC, que segundo as proposições de Hymes (1991), centra o processo de ensino da língua estrangeira na comunicação, ou seja, conduz o aluno a se comunicar na língua estrangeira de forma espontânea. O projeto já contemplou dezenas de jovens e adultos benevidenses, que se comunicam de forma efetiva em ELE. Tal projeto encontra-se em andamento com novas turmas e a continuidade e avaliação futura do projeto permitirão um entendimento mais profundo de seus impactos no desenvolvimento integral dos estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3610_TB960_30102025183542.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSALIA DOS SANTOS ALBUQUERQUE"
    "autor_nome_curto" => "ROSALIA"
    "autor_email" => "rosaliaalbuquerque75@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125224
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 960
    "inscrito_id" => 3610
    "titulo" => "PROGRAMA JOVEM 360º E JUVENTUDE BILÍNGUE: OS DESDOBRAMENTOS DO ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA NA CIDADE DE BENEVIDES/PA"
    "resumo" => "Este trabalho objetiva apresentar os desdobramentos do “Curso de idiomas: Espanhol”, vinculado ao Programa Municipal Jovem 360º, promovido pela Secretaria Municipal de Juventude de Benevides (Pará), com o intuito de suscitar o desenvolvimento profissional, intelectual, social e pessoal de adolescentes e jovens/adultos benevidenses, por meio da aprendizagem do Espanhol como Língua Estrangeira (ELE). O ensino de ELE no município, busca estimular as habilidades comunicativas dos alunos, impulsionando-os a escutar de forma efetiva as narrativas que podem ser geradas a partir do contato com o mundo hispano-falante e principalmente impulsionando-os a compartilhar suas próprias narrativas de forma criativa, clara e acima de tudo, espontânea. A metodologia utilizada inclui aulas teóricas e práticas, nas quais os alunos conhecem as estruturas linguísticas da língua estrangeira de modo geral e experimentam, nas atividades práticas as estruturas aprendidas, com o intuito de tateá-las como se já estivessem no contexto do uso real da língua. Essas atividades são acompanhadas de debates teóricos que abordam A Metodologia Audiovisual (SGAV) e Abordagem Comunicativa (AC), com base em linguistas como Petar Guberina (apud Germain, 1993) e Dell Hymes (1991), respectivamente. A partir das conjeturas dos estudiosos supramencionados, busca-se enfatizar o aprendizado procura integrar a pragmática com as formas linguísticas, tal qual propõe Guberina apud Germain, 1993), sobre a SGAV. Em consonância SGAV, no processo de Ensino-Aprendizagem emprega-se a AC, que segundo as proposições de Hymes (1991), centra o processo de ensino da língua estrangeira na comunicação, ou seja, conduz o aluno a se comunicar na língua estrangeira de forma espontânea. O projeto já contemplou dezenas de jovens e adultos benevidenses, que se comunicam de forma efetiva em ELE. Tal projeto encontra-se em andamento com novas turmas e a continuidade e avaliação futura do projeto permitirão um entendimento mais profundo de seus impactos no desenvolvimento integral dos estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3610_TB960_30102025183542.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSALIA DOS SANTOS ALBUQUERQUE"
    "autor_nome_curto" => "ROSALIA"
    "autor_email" => "rosaliaalbuquerque75@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar os desdobramentos do “Curso de idiomas: Espanhol”, vinculado ao Programa Municipal Jovem 360º, promovido pela Secretaria Municipal de Juventude de Benevides (Pará), com o intuito de suscitar o desenvolvimento profissional, intelectual, social e pessoal de adolescentes e jovens/adultos benevidenses, por meio da aprendizagem do Espanhol como Língua Estrangeira (ELE). O ensino de ELE no município, busca estimular as habilidades comunicativas dos alunos, impulsionando-os a escutar de forma efetiva as narrativas que podem ser geradas a partir do contato com o mundo hispano-falante e principalmente impulsionando-os a compartilhar suas próprias narrativas de forma criativa, clara e acima de tudo, espontânea. A metodologia utilizada inclui aulas teóricas e práticas, nas quais os alunos conhecem as estruturas linguísticas da língua estrangeira de modo geral e experimentam, nas atividades práticas as estruturas aprendidas, com o intuito de tateá-las como se já estivessem no contexto do uso real da língua. Essas atividades são acompanhadas de debates teóricos que abordam A Metodologia Audiovisual (SGAV) e Abordagem Comunicativa (AC), com base em linguistas como Petar Guberina (apud Germain, 1993) e Dell Hymes (1991), respectivamente. A partir das conjeturas dos estudiosos supramencionados, busca-se enfatizar o aprendizado procura integrar a pragmática com as formas linguísticas, tal qual propõe Guberina apud Germain, 1993), sobre a SGAV. Em consonância SGAV, no processo de Ensino-Aprendizagem emprega-se a AC, que segundo as proposições de Hymes (1991), centra o processo de ensino da língua estrangeira na comunicação, ou seja, conduz o aluno a se comunicar na língua estrangeira de forma espontânea. O projeto já contemplou dezenas de jovens e adultos benevidenses, que se comunicam de forma efetiva em ELE. Tal projeto encontra-se em andamento com novas turmas e a continuidade e avaliação futura do projeto permitirão um entendimento mais profundo de seus impactos no desenvolvimento integral dos estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.