Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: PERCEPÇÕES E TRANSIÇÃO PARA PRÁTICAS FORMATIVAS E MEDIADORAS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Analisou-se as percepções de estudantes de licenciatura e professores sobre a avaliação da aprendizagem, investigando o papel docente e suas concepções em relação às práticas avaliativas no processo educativo. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de natureza básica, quantitativa e exploratória, onde utilizou-se o método hipotético-dedutivo. Aplicou-se 143 questionários online semiestruturados com 17 perguntas. Os resultados indicam uma visão crítica sobre a avaliação tradicional, que se baseia em provas e notas. 74% discordam que o professor deve ser apenas transmissor de conhecimento, e 96% acreditam que o papel do professor é o de mediador. Além disso, 72% concordam que a visão de mundo do professor influencia sua prática pedagógica e suas avaliações. Apenas 54% dos professores se sentem seguros ao avaliar os alunos, evidenciando a necessidade de mais suporte e formação. 75% são percebidos como sentimentos de medo e insegurança durante as avaliações, o que pode comprometer seu desempenho. A maioria dos professores rejeita a ideia de que a competência avaliativa se baseia na capacidade de elaborar provas e definir notas, e 88% discordam de que essas ferramentas sejam suficientes para uma avaliação eficaz. A comparação e classificação de alunos também é criticada, com 62% discordando de que essa prática beneficia a aprendizagem. Finalmente, 91% pretendem usar a avaliação como uma oportunidade de aprendizagem, enquanto 66% rejeitam a avaliação tradicional baseada em testes, apontando uma tendência em direção a práticas mais formativas, que promovem o desenvolvimento contínuo dos alunos. Portanto, conclui-se que há um movimento de mudança nas concepções de avaliação.

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