A VASSOURA É MEU GANHA PÃO: EXPÊRIENCIAS PEDAGÓGICAS ATRAVÉS DA ECONOMIA FAMILIAR E O SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125228 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 971 "inscrito_id" => 7923 "titulo" => "A VASSOURA É MEU GANHA PÃO: EXPÊRIENCIAS PEDAGÓGICAS ATRAVÉS DA ECONOMIA FAMILIAR E O SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO." "resumo" => "O presente artigo tem como finalidade abordar as experiências vivencias através do projeto “A vassoura é meu ganha pão: economia familiar e o sistema monetário brasileiro” construído com a turma do 3º ano do Ensino em Tempo Integral da Escola Municipal Dom Florêncio Sisínio Vieira na cidade de Amargosa-BA. Objetivo geral do projeto foi conhecer o processo histórico da produção da vassoura ecologia no bairro da Catiara e como as vendas contribuem para a economia familiar e o processo de autonomia financeiras das suas respectivas famílias. Conhecendo assim através do projeto o processo histórico da produção da vassoura ecológica no bairro da Catiara. Desse modo, essa pesquisa utilizou-se do método qualitativo e quantitativo para o levantamento dos dados das vassouras vendidas mensalmente, semestralmente e anualmente. Os instrumentos de coleta de dados foram entrevista, observação nas etapas de produção e visita ao espaço de vendas em Meire Tintas, para assim compreender as contribuições das produções das vassouras para economia familiar das mulheres no bairro da Catiara. Pode-se dizer que as articulações entre os conceitos de matemático com os conceitos de economia familiar contribuirão para a reflexão sobre a venda de vassouras ecológica e se mostrou uma boa estratégia de ensino com foco na aprendizagem da matemática e promoção da igualdade de gênero. Nesse sentido o projeto foi apresentado na Feira Municipal de Matemática e Ciência-FECIMA, sendo aprovado para Feira Estadual da Bahia de Matemática e Ciência- FECIBA, oportunizando aos estudantes experiências através da pesquisa e extensão. Em suma, o projeto criou práticas pedagógicas que visam potencializar os saberes culturais e científicos dos estudantes através dos conteúdos escolares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7923_TB971_30102025082347.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANUELY SANTOS DOS ANJOS" "autor_nome_curto" => "MANUELY SANTOS" "autor_email" => "manuely.lamdyn@ufrb.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125228 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 971 "inscrito_id" => 7923 "titulo" => "A VASSOURA É MEU GANHA PÃO: EXPÊRIENCIAS PEDAGÓGICAS ATRAVÉS DA ECONOMIA FAMILIAR E O SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO." "resumo" => "O presente artigo tem como finalidade abordar as experiências vivencias através do projeto “A vassoura é meu ganha pão: economia familiar e o sistema monetário brasileiro” construído com a turma do 3º ano do Ensino em Tempo Integral da Escola Municipal Dom Florêncio Sisínio Vieira na cidade de Amargosa-BA. Objetivo geral do projeto foi conhecer o processo histórico da produção da vassoura ecologia no bairro da Catiara e como as vendas contribuem para a economia familiar e o processo de autonomia financeiras das suas respectivas famílias. Conhecendo assim através do projeto o processo histórico da produção da vassoura ecológica no bairro da Catiara. Desse modo, essa pesquisa utilizou-se do método qualitativo e quantitativo para o levantamento dos dados das vassouras vendidas mensalmente, semestralmente e anualmente. Os instrumentos de coleta de dados foram entrevista, observação nas etapas de produção e visita ao espaço de vendas em Meire Tintas, para assim compreender as contribuições das produções das vassouras para economia familiar das mulheres no bairro da Catiara. Pode-se dizer que as articulações entre os conceitos de matemático com os conceitos de economia familiar contribuirão para a reflexão sobre a venda de vassouras ecológica e se mostrou uma boa estratégia de ensino com foco na aprendizagem da matemática e promoção da igualdade de gênero. Nesse sentido o projeto foi apresentado na Feira Municipal de Matemática e Ciência-FECIMA, sendo aprovado para Feira Estadual da Bahia de Matemática e Ciência- FECIBA, oportunizando aos estudantes experiências através da pesquisa e extensão. Em suma, o projeto criou práticas pedagógicas que visam potencializar os saberes culturais e científicos dos estudantes através dos conteúdos escolares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7923_TB971_30102025082347.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANUELY SANTOS DOS ANJOS" "autor_nome_curto" => "MANUELY SANTOS" "autor_email" => "manuely.lamdyn@ufrb.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }