Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A VASSOURA É MEU GANHA PÃO: EXPÊRIENCIAS PEDAGÓGICAS ATRAVÉS DA ECONOMIA FAMILIAR E O SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125228
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 971
    "inscrito_id" => 7923
    "titulo" => "A VASSOURA É MEU GANHA PÃO: EXPÊRIENCIAS PEDAGÓGICAS ATRAVÉS DA ECONOMIA FAMILIAR E O SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO."
    "resumo" => "O presente artigo tem como finalidade abordar as experiências vivencias através do projeto “A vassoura é meu ganha pão: economia familiar e o sistema monetário brasileiro” construído com a turma do 3º ano do Ensino em Tempo Integral da Escola Municipal Dom Florêncio Sisínio Vieira na cidade de Amargosa-BA. Objetivo geral do projeto foi conhecer o processo histórico da produção da vassoura ecologia no bairro da Catiara e como as vendas contribuem para a economia familiar e o processo de autonomia financeiras das suas respectivas famílias. Conhecendo assim através do projeto o processo histórico da produção da vassoura ecológica no bairro da Catiara. Desse modo, essa pesquisa utilizou-se do método qualitativo e quantitativo para o levantamento dos dados das vassouras vendidas mensalmente, semestralmente e anualmente. Os instrumentos de coleta de dados foram entrevista, observação nas etapas de produção e visita ao espaço de vendas em Meire Tintas, para assim compreender as contribuições das produções das vassouras para economia familiar das mulheres no bairro da Catiara. Pode-se dizer que as articulações entre os conceitos de matemático com os conceitos de economia familiar contribuirão para a reflexão sobre a venda de vassouras ecológica e se mostrou uma boa estratégia de ensino com foco na aprendizagem da matemática e promoção da igualdade de gênero. Nesse sentido o projeto foi apresentado na Feira Municipal de Matemática e Ciência-FECIMA, sendo aprovado para Feira Estadual da Bahia de Matemática e Ciência- FECIBA, oportunizando aos estudantes experiências através da pesquisa e extensão. Em suma, o projeto criou práticas pedagógicas que visam potencializar os saberes culturais e científicos dos estudantes através dos conteúdos escolares."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7923_TB971_30102025082347.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MANUELY SANTOS DOS ANJOS"
    "autor_nome_curto" => "MANUELY SANTOS"
    "autor_email" => "manuely.lamdyn@ufrb.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125228
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 971
    "inscrito_id" => 7923
    "titulo" => "A VASSOURA É MEU GANHA PÃO: EXPÊRIENCIAS PEDAGÓGICAS ATRAVÉS DA ECONOMIA FAMILIAR E O SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO."
    "resumo" => "O presente artigo tem como finalidade abordar as experiências vivencias através do projeto “A vassoura é meu ganha pão: economia familiar e o sistema monetário brasileiro” construído com a turma do 3º ano do Ensino em Tempo Integral da Escola Municipal Dom Florêncio Sisínio Vieira na cidade de Amargosa-BA. Objetivo geral do projeto foi conhecer o processo histórico da produção da vassoura ecologia no bairro da Catiara e como as vendas contribuem para a economia familiar e o processo de autonomia financeiras das suas respectivas famílias. Conhecendo assim através do projeto o processo histórico da produção da vassoura ecológica no bairro da Catiara. Desse modo, essa pesquisa utilizou-se do método qualitativo e quantitativo para o levantamento dos dados das vassouras vendidas mensalmente, semestralmente e anualmente. Os instrumentos de coleta de dados foram entrevista, observação nas etapas de produção e visita ao espaço de vendas em Meire Tintas, para assim compreender as contribuições das produções das vassouras para economia familiar das mulheres no bairro da Catiara. Pode-se dizer que as articulações entre os conceitos de matemático com os conceitos de economia familiar contribuirão para a reflexão sobre a venda de vassouras ecológica e se mostrou uma boa estratégia de ensino com foco na aprendizagem da matemática e promoção da igualdade de gênero. Nesse sentido o projeto foi apresentado na Feira Municipal de Matemática e Ciência-FECIMA, sendo aprovado para Feira Estadual da Bahia de Matemática e Ciência- FECIBA, oportunizando aos estudantes experiências através da pesquisa e extensão. Em suma, o projeto criou práticas pedagógicas que visam potencializar os saberes culturais e científicos dos estudantes através dos conteúdos escolares."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7923_TB971_30102025082347.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MANUELY SANTOS DOS ANJOS"
    "autor_nome_curto" => "MANUELY SANTOS"
    "autor_email" => "manuely.lamdyn@ufrb.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente artigo tem como finalidade abordar as experiências vivencias através do projeto “A vassoura é meu ganha pão: economia familiar e o sistema monetário brasileiro” construído com a turma do 3º ano do Ensino em Tempo Integral da Escola Municipal Dom Florêncio Sisínio Vieira na cidade de Amargosa-BA. Objetivo geral do projeto foi conhecer o processo histórico da produção da vassoura ecologia no bairro da Catiara e como as vendas contribuem para a economia familiar e o processo de autonomia financeiras das suas respectivas famílias. Conhecendo assim através do projeto o processo histórico da produção da vassoura ecológica no bairro da Catiara. Desse modo, essa pesquisa utilizou-se do método qualitativo e quantitativo para o levantamento dos dados das vassouras vendidas mensalmente, semestralmente e anualmente. Os instrumentos de coleta de dados foram entrevista, observação nas etapas de produção e visita ao espaço de vendas em Meire Tintas, para assim compreender as contribuições das produções das vassouras para economia familiar das mulheres no bairro da Catiara. Pode-se dizer que as articulações entre os conceitos de matemático com os conceitos de economia familiar contribuirão para a reflexão sobre a venda de vassouras ecológica e se mostrou uma boa estratégia de ensino com foco na aprendizagem da matemática e promoção da igualdade de gênero. Nesse sentido o projeto foi apresentado na Feira Municipal de Matemática e Ciência-FECIMA, sendo aprovado para Feira Estadual da Bahia de Matemática e Ciência- FECIBA, oportunizando aos estudantes experiências através da pesquisa e extensão. Em suma, o projeto criou práticas pedagógicas que visam potencializar os saberes culturais e científicos dos estudantes através dos conteúdos escolares.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.