Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

No ano de 2020 o mundo se deparou com pandemia da COVID-19, um surto global de uma doença respiratória causada pelo coronavírus SARS-CoV-2. Devido a rápida disseminação do vírus e sua alta taxa de infecção, medidas de contenção, como o distanciamento social e o lockdown de áreas afetadas, foram implementadas para retardar a propagação do vírus e reduzir a pressão sobre os sistemas de saúde. As escolas tiveram que se adaptar rapidamente para oferecer aulas remotas, utilizando plataformas digitais e recursos tecnológicos. Apesar dos esforços das escolas e dos professores para manter o ensino à distância, muitos alunos tiveram dificuldades para acompanhar as aulas remotas e manter o nível de aprendizado que tinham com as aulas presenciais. Por isso é importante perguntar: quais os impactos dos efeitos da pandemia da COVID-19 sobre o desempenho escolar? O artigo tem como foco principal investigar e analisar o impacto da pandemia no desempenho escolar dos alunos na rede estadual de Educação de Minas Gerais, por meio dos principais indicadores educacionais. O referencial teórico é fundamentado no modelo proposto por Soares (2007), que destaca a complexidade dos fatores intra e extraescolares que influenciam a aprendizagem. A metodologia adotada envolve uma análise de dados secundários do INEP e informações disponibilizadas pela Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, assim como uma análise por meio da regressão linear múltipla. Os principais achados da pesquisa indicam uma queda significativa nas notas dos estudantes nas avaliações externas, com desigualdades notáveis entre diferentes escolas e nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Fatores como renda familiar, a formação e o papel do professor foram identificados como determinantes no desempenho dos alunos. O trabalho visa contribuir para a compreensão dos desafios educacionais pós-pandemia, de maneira a subsidiar gestores educacionais na tomada de deciões.

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