Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRILHAS DO SABER E DO BRINCAR: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS E A TRANSDICIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência construído a partir de uma pesquisa realizada no Projeto de Extensão (PEX) "Processos Educacionais em Ciências Humanas: Trilhas do Saber e do Brincar - Cidadania Planetária e Sustentabilidade", desenvolvido por estudantes do Centro Universitário de Tecnologia (UniTec). O projeto promoveu ações formativas e sociocomunitárias junto à comunidade do Jardim Sapopema, na cidade de Diadema(SP), território marcado por baixos índices de desenvolvimento humano (IDH). A proposta refletiu sobre a formação inicial de estudantes de Pedagogia, destacando a extensão universitária como espaço de articulação entre teoria e prática e incentivando uma atuação transdisciplinar, integrando saberes das Ciências Humanas, Ambientais e da Educação. O tema central do projeto foi a cidadania planetária e a sustentabilidade, integrando práticas educativas inovadoras, focadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente aqueles relacionados à educação de qualidade, redução das desigualdades e ação climática. A experiência proporcionou atividades inclusivas e acessíveis, como oficinas bilíngues (Português e Libras), rodas de conversa e brincadeiras pedagógicas, fortalecendo os vínculos entre universidade e comunidade. Os objetivos sociocomunitários incluíram fortalecer o senso de pertencimento local, promover a cultura de paz e respeito ao meio ambiente, oferecer espaços educativos inclusivos e formar cidadãos críticos, conscientes de suas responsabilidades sociais e ambientais. O projeto valorizou a diversidade cultural e social da comunidade, reconhecendo identidades locais e conectando os conteúdos educativos à realidade dos moradores. Com uma abordagem transdisciplinar e participativa, ampliaram-se as possibilidades de aprendizagem e empoderamento comunitário, demonstrando como a educação, quando conectada aos desafios reais de cada território, pode ser uma potente ferramenta de transformação social e ambiental.

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