TRILHAS DO SABER E DO BRINCAR: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS E A TRANSDICIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125234 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 978 "inscrito_id" => 4647 "titulo" => "TRILHAS DO SABER E DO BRINCAR: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS E A TRANSDICIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA" "resumo" => "Este artigo apresenta um relato de experiência construído a partir de uma pesquisa realizada no Projeto de Extensão (PEX) "Processos Educacionais em Ciências Humanas: Trilhas do Saber e do Brincar - Cidadania Planetária e Sustentabilidade", desenvolvido por estudantes do Centro Universitário de Tecnologia (UniTec). O projeto promoveu ações formativas e sociocomunitárias junto à comunidade do Jardim Sapopema, na cidade de Diadema(SP), território marcado por baixos índices de desenvolvimento humano (IDH). A proposta refletiu sobre a formação inicial de estudantes de Pedagogia, destacando a extensão universitária como espaço de articulação entre teoria e prática e incentivando uma atuação transdisciplinar, integrando saberes das Ciências Humanas, Ambientais e da Educação. O tema central do projeto foi a cidadania planetária e a sustentabilidade, integrando práticas educativas inovadoras, focadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente aqueles relacionados à educação de qualidade, redução das desigualdades e ação climática. A experiência proporcionou atividades inclusivas e acessíveis, como oficinas bilíngues (Português e Libras), rodas de conversa e brincadeiras pedagógicas, fortalecendo os vínculos entre universidade e comunidade. Os objetivos sociocomunitários incluíram fortalecer o senso de pertencimento local, promover a cultura de paz e respeito ao meio ambiente, oferecer espaços educativos inclusivos e formar cidadãos críticos, conscientes de suas responsabilidades sociais e ambientais. O projeto valorizou a diversidade cultural e social da comunidade, reconhecendo identidades locais e conectando os conteúdos educativos à realidade dos moradores. Com uma abordagem transdisciplinar e participativa, ampliaram-se as possibilidades de aprendizagem e empoderamento comunitário, demonstrando como a educação, quando conectada aos desafios reais de cada território, pode ser uma potente ferramenta de transformação social e ambiental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4647_TB978_23102025135342.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL DIAS SILVA" "autor_nome_curto" => "RAFAEL" "autor_email" => "rafael.dias.silva@alumni.usp.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125234 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 978 "inscrito_id" => 4647 "titulo" => "TRILHAS DO SABER E DO BRINCAR: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS E A TRANSDICIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA" "resumo" => "Este artigo apresenta um relato de experiência construído a partir de uma pesquisa realizada no Projeto de Extensão (PEX) "Processos Educacionais em Ciências Humanas: Trilhas do Saber e do Brincar - Cidadania Planetária e Sustentabilidade", desenvolvido por estudantes do Centro Universitário de Tecnologia (UniTec). O projeto promoveu ações formativas e sociocomunitárias junto à comunidade do Jardim Sapopema, na cidade de Diadema(SP), território marcado por baixos índices de desenvolvimento humano (IDH). A proposta refletiu sobre a formação inicial de estudantes de Pedagogia, destacando a extensão universitária como espaço de articulação entre teoria e prática e incentivando uma atuação transdisciplinar, integrando saberes das Ciências Humanas, Ambientais e da Educação. O tema central do projeto foi a cidadania planetária e a sustentabilidade, integrando práticas educativas inovadoras, focadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente aqueles relacionados à educação de qualidade, redução das desigualdades e ação climática. A experiência proporcionou atividades inclusivas e acessíveis, como oficinas bilíngues (Português e Libras), rodas de conversa e brincadeiras pedagógicas, fortalecendo os vínculos entre universidade e comunidade. Os objetivos sociocomunitários incluíram fortalecer o senso de pertencimento local, promover a cultura de paz e respeito ao meio ambiente, oferecer espaços educativos inclusivos e formar cidadãos críticos, conscientes de suas responsabilidades sociais e ambientais. O projeto valorizou a diversidade cultural e social da comunidade, reconhecendo identidades locais e conectando os conteúdos educativos à realidade dos moradores. Com uma abordagem transdisciplinar e participativa, ampliaram-se as possibilidades de aprendizagem e empoderamento comunitário, demonstrando como a educação, quando conectada aos desafios reais de cada território, pode ser uma potente ferramenta de transformação social e ambiental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4647_TB978_23102025135342.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL DIAS SILVA" "autor_nome_curto" => "RAFAEL" "autor_email" => "rafael.dias.silva@alumni.usp.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }