A EFICÁCIA DO USO DE PRÁTICAS EXPOSITIVAS COM MATERIAIS DIDÁTICOS ACESSÍVEIS E DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
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A investigação foi realizada junto a turmas do 6° e 8° ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Codó-MA, sendo dividida em três etapas: na primeira etapa foi feito um diagnóstico sobre os conhecimentos prévios dos alunos e uma breve apresentação teórica sobre Sistema Respiratório para o 6° ano e sobre Fluxo de Energia nos Seres Vivos para o 8° ano; na segunda etapa foi realizada uma experimentação guiada com o pulmão artificial, feito com recursos acessíveis, e discussões sobre o funcionamento a respiração do ser humano para a turma do 6° ano e aplicado um jogo didático com a turma do 8° ano; e na terceira etapa foi feita a avaliação do aprendizado. A avaliação ocorreu por meio da observação do desempenho dos alunos durante a execução da investigação, de questionários com perguntas abertas sobre o tema abordado nas turmas e do feedback dos alunos. 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