O USO DE ENCONTROS FORMATIVOS/REFLEXIVOS PARA A DISCUSSÃO ACERCA DA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO/TÉCNICO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125239 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 986 "inscrito_id" => 3474 "titulo" => "O USO DE ENCONTROS FORMATIVOS/REFLEXIVOS PARA A DISCUSSÃO ACERCA DA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO/TÉCNICO" "resumo" => "A adolescência é considerada como um período de grandes transformações físicas e emocionais, e a escola se apresenta como palco para a transição da infância para a fase adulta. O ambiente escolar, por sua vez, deve favorecer a prevenção e promoção da saúde mental. Desse modo, é importante que as instituições de ensino possam apresentar equipes multiprofissionais para melhor atender os estudantes. Nesta perspectiva, uma temática de interesse e que causa grandes dúvidas, ansiedade e preocupação por parte dos adolescentes é a escolha profissional. Esta pode ser encarada como ponto limiar entre a adolescência e o início da vida adulta, podendo gerar, ainda, sofrimento, pois muitos adolescentes não sabem qual profissão escolher. Diante desta questão, o serviço de Psicologia do Instituto Federal de Alagoas - Campus Piranhas, promoveu encontros em grupo com estudantes que se inscreveram na ação intitulada “Orientação Profissional - Projeto de Vida”, que teve como objetivo amenizar as angústias que pudessem permear a busca pela profissão, orientando-lhes no processo de autonomia e autoconhecimento. Dessa forma, buscou-se, com tal trabalho, auxiliar o adolescente quanto ao seu processo de desenvolvimento, trazendo-lhes como propostas interventivas atividades voltadas para o seu autoconhecimento. As atividades visaram a partilha de experiências, busca por autonomia e identificação de habilidades e potencialidades, bem como debates, mediante intervenção breve e focal. Quanto a isso, DAOLIO et. al (2017), explicam que a escolha profissional requer eixos temáticos objetivados pelos próprios orientandos, e um deles é o autoconhecimento. Portanto, é importante que a discussão sobre a escolha da profissão seja favorecida, de modo a diminuir o sofrimento neste processo, que para muitos estudantes pode ser carregado de inúmeras dúvidas e angústias e, por sua vez, é importante proporcionar um ambiente coletivo de discussão e encontros formativos visando o autoconhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3474_TB986_26102025093544.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÚNIA DE CÁSSIA GUERRA CAMPOS" "autor_nome_curto" => "DÚNIA" "autor_email" => "dunia.guerra@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125239 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 986 "inscrito_id" => 3474 "titulo" => "O USO DE ENCONTROS FORMATIVOS/REFLEXIVOS PARA A DISCUSSÃO ACERCA DA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO/TÉCNICO" "resumo" => "A adolescência é considerada como um período de grandes transformações físicas e emocionais, e a escola se apresenta como palco para a transição da infância para a fase adulta. O ambiente escolar, por sua vez, deve favorecer a prevenção e promoção da saúde mental. Desse modo, é importante que as instituições de ensino possam apresentar equipes multiprofissionais para melhor atender os estudantes. Nesta perspectiva, uma temática de interesse e que causa grandes dúvidas, ansiedade e preocupação por parte dos adolescentes é a escolha profissional. Esta pode ser encarada como ponto limiar entre a adolescência e o início da vida adulta, podendo gerar, ainda, sofrimento, pois muitos adolescentes não sabem qual profissão escolher. Diante desta questão, o serviço de Psicologia do Instituto Federal de Alagoas - Campus Piranhas, promoveu encontros em grupo com estudantes que se inscreveram na ação intitulada “Orientação Profissional - Projeto de Vida”, que teve como objetivo amenizar as angústias que pudessem permear a busca pela profissão, orientando-lhes no processo de autonomia e autoconhecimento. Dessa forma, buscou-se, com tal trabalho, auxiliar o adolescente quanto ao seu processo de desenvolvimento, trazendo-lhes como propostas interventivas atividades voltadas para o seu autoconhecimento. As atividades visaram a partilha de experiências, busca por autonomia e identificação de habilidades e potencialidades, bem como debates, mediante intervenção breve e focal. Quanto a isso, DAOLIO et. al (2017), explicam que a escolha profissional requer eixos temáticos objetivados pelos próprios orientandos, e um deles é o autoconhecimento. Portanto, é importante que a discussão sobre a escolha da profissão seja favorecida, de modo a diminuir o sofrimento neste processo, que para muitos estudantes pode ser carregado de inúmeras dúvidas e angústias e, por sua vez, é importante proporcionar um ambiente coletivo de discussão e encontros formativos visando o autoconhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3474_TB986_26102025093544.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÚNIA DE CÁSSIA GUERRA CAMPOS" "autor_nome_curto" => "DÚNIA" "autor_email" => "dunia.guerra@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }