O USO DO LIVRO DIDÁTICO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: O ENSINO DE GRAMÁTICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125241 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 990 "inscrito_id" => 1667 "titulo" => "O USO DO LIVRO DIDÁTICO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: O ENSINO DE GRAMÁTICA" "resumo" => "O cenário geral da educação é apresentado, com muitas dificuldades relacionadas à leitura e à escrita. Sabemos que a gramática é um mecanismo de ensino que tem mais prestígio em ambientes sociais, configurando-se como um ensino essencial na escola. Todavia, ainda que ensino de gramática seja avaliado pelos linguistas e orientações educacionais oficiais como uma atividade importante, há a necessidade de observar de que modo ocorre o ensino da gramática normativa. Sousa (2009) nos fala que o ensino tradicional de gramática tem sido guiado, principalmente, pelo livro didático (LD) e, na maioria das vezes, é o único material didático utilizado. Embora entenda-se como um material adequado para o ensino, considerando-se que, supostamente, segue as orientações oficiais do PCNs e BNNC, nota-se que, ainda, há pouca adaptação do ensino de gramática para a realidade do aluno, que deve ser compreendido como uma ferramenta que trabalhe o ensino reflexivo e contextualizado. Portanto, para além do LD, há a necessidade de buscar novos meios didáticos, por exemplo: handouts, slides, documentos PDFs e etc. Neste trabalho, investigamos o papel do LD no ensino de língua portuguesa em turmas do 6° ao 9° ano do ensino fundamental, focando no ensino de gramática, para analisar como o LD é utilizado nas aulas de gramática; conhecer a concepção de gramática utilizada pelos professores; e identificar outros meios didáticos que podem complementar o ensino de gramática. Será realizada uma revisão bibliográfica; em um segundo momento, entrevistas serão feitas com professores que lecionam a disciplina de língua portuguesa. Em seguida, serão observadas aulas desses professores, com intuito de analisar as metodologias utilizadas. Espera-se que os educadores sejam capazes de utilizar o LD de forma eficaz, de modo que ele os auxilie no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, espera-se que eles utilizem outros meios didáticos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1667_TB990_30102025175519.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RITA DE CASSIA DA COSTA PEREIRA E SILVA" "autor_nome_curto" => "RITA" "autor_email" => "ritadecassiacassia553@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125241 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 990 "inscrito_id" => 1667 "titulo" => "O USO DO LIVRO DIDÁTICO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: O ENSINO DE GRAMÁTICA" "resumo" => "O cenário geral da educação é apresentado, com muitas dificuldades relacionadas à leitura e à escrita. Sabemos que a gramática é um mecanismo de ensino que tem mais prestígio em ambientes sociais, configurando-se como um ensino essencial na escola. Todavia, ainda que ensino de gramática seja avaliado pelos linguistas e orientações educacionais oficiais como uma atividade importante, há a necessidade de observar de que modo ocorre o ensino da gramática normativa. Sousa (2009) nos fala que o ensino tradicional de gramática tem sido guiado, principalmente, pelo livro didático (LD) e, na maioria das vezes, é o único material didático utilizado. Embora entenda-se como um material adequado para o ensino, considerando-se que, supostamente, segue as orientações oficiais do PCNs e BNNC, nota-se que, ainda, há pouca adaptação do ensino de gramática para a realidade do aluno, que deve ser compreendido como uma ferramenta que trabalhe o ensino reflexivo e contextualizado. Portanto, para além do LD, há a necessidade de buscar novos meios didáticos, por exemplo: handouts, slides, documentos PDFs e etc. Neste trabalho, investigamos o papel do LD no ensino de língua portuguesa em turmas do 6° ao 9° ano do ensino fundamental, focando no ensino de gramática, para analisar como o LD é utilizado nas aulas de gramática; conhecer a concepção de gramática utilizada pelos professores; e identificar outros meios didáticos que podem complementar o ensino de gramática. Será realizada uma revisão bibliográfica; em um segundo momento, entrevistas serão feitas com professores que lecionam a disciplina de língua portuguesa. Em seguida, serão observadas aulas desses professores, com intuito de analisar as metodologias utilizadas. Espera-se que os educadores sejam capazes de utilizar o LD de forma eficaz, de modo que ele os auxilie no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, espera-se que eles utilizem outros meios didáticos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1667_TB990_30102025175519.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RITA DE CASSIA DA COSTA PEREIRA E SILVA" "autor_nome_curto" => "RITA" "autor_email" => "ritadecassiacassia553@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }