Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DO LIVRO DIDÁTICO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: O ENSINO DE GRAMÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 15 - Ensino de línguas
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125241
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 990
    "inscrito_id" => 1667
    "titulo" => "O USO DO LIVRO DIDÁTICO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: O ENSINO DE GRAMÁTICA"
    "resumo" => "O cenário geral da educação é apresentado, com muitas dificuldades relacionadas à leitura e à escrita. Sabemos que a gramática é um mecanismo de ensino que tem mais prestígio em ambientes sociais, configurando-se como um ensino essencial na escola. Todavia, ainda que ensino de gramática seja avaliado pelos linguistas e orientações educacionais oficiais como uma atividade importante, há a necessidade de observar de que modo ocorre o ensino da gramática normativa. Sousa (2009) nos fala que o ensino tradicional de gramática tem sido guiado, principalmente, pelo livro didático (LD) e, na maioria das vezes, é o único material didático utilizado. Embora entenda-se como um material adequado para o ensino, considerando-se que, supostamente, segue as orientações oficiais do PCNs e BNNC, nota-se que, ainda, há pouca adaptação do ensino de gramática para a realidade do aluno, que deve ser compreendido como uma ferramenta que trabalhe o ensino reflexivo e contextualizado. Portanto, para além do LD, há a necessidade de buscar novos meios didáticos, por exemplo: handouts, slides, documentos PDFs e etc. Neste trabalho, investigamos o papel do LD no ensino de língua portuguesa em turmas do 6° ao 9° ano do ensino fundamental, focando no ensino de gramática, para analisar como o LD é utilizado nas aulas de gramática; conhecer a concepção de gramática utilizada pelos professores; e identificar outros meios didáticos que podem complementar o ensino de gramática. Será realizada uma revisão bibliográfica; em um segundo momento, entrevistas serão feitas com professores que lecionam a disciplina de língua portuguesa. Em seguida, serão observadas aulas desses professores, com intuito de analisar as metodologias utilizadas. Espera-se que os educadores sejam capazes de utilizar o LD de forma eficaz, de modo que ele os auxilie no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, espera-se que eles utilizem outros meios didáticos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1667_TB990_30102025175519.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RITA DE CASSIA DA COSTA PEREIRA E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RITA"
    "autor_email" => "ritadecassiacassia553@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125241
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 990
    "inscrito_id" => 1667
    "titulo" => "O USO DO LIVRO DIDÁTICO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: O ENSINO DE GRAMÁTICA"
    "resumo" => "O cenário geral da educação é apresentado, com muitas dificuldades relacionadas à leitura e à escrita. Sabemos que a gramática é um mecanismo de ensino que tem mais prestígio em ambientes sociais, configurando-se como um ensino essencial na escola. Todavia, ainda que ensino de gramática seja avaliado pelos linguistas e orientações educacionais oficiais como uma atividade importante, há a necessidade de observar de que modo ocorre o ensino da gramática normativa. Sousa (2009) nos fala que o ensino tradicional de gramática tem sido guiado, principalmente, pelo livro didático (LD) e, na maioria das vezes, é o único material didático utilizado. Embora entenda-se como um material adequado para o ensino, considerando-se que, supostamente, segue as orientações oficiais do PCNs e BNNC, nota-se que, ainda, há pouca adaptação do ensino de gramática para a realidade do aluno, que deve ser compreendido como uma ferramenta que trabalhe o ensino reflexivo e contextualizado. Portanto, para além do LD, há a necessidade de buscar novos meios didáticos, por exemplo: handouts, slides, documentos PDFs e etc. Neste trabalho, investigamos o papel do LD no ensino de língua portuguesa em turmas do 6° ao 9° ano do ensino fundamental, focando no ensino de gramática, para analisar como o LD é utilizado nas aulas de gramática; conhecer a concepção de gramática utilizada pelos professores; e identificar outros meios didáticos que podem complementar o ensino de gramática. Será realizada uma revisão bibliográfica; em um segundo momento, entrevistas serão feitas com professores que lecionam a disciplina de língua portuguesa. Em seguida, serão observadas aulas desses professores, com intuito de analisar as metodologias utilizadas. Espera-se que os educadores sejam capazes de utilizar o LD de forma eficaz, de modo que ele os auxilie no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, espera-se que eles utilizem outros meios didáticos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1667_TB990_30102025175519.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RITA DE CASSIA DA COSTA PEREIRA E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RITA"
    "autor_email" => "ritadecassiacassia553@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O cenário geral da educação é apresentado, com muitas dificuldades relacionadas à leitura e à escrita. Sabemos que a gramática é um mecanismo de ensino que tem mais prestígio em ambientes sociais, configurando-se como um ensino essencial na escola. Todavia, ainda que ensino de gramática seja avaliado pelos linguistas e orientações educacionais oficiais como uma atividade importante, há a necessidade de observar de que modo ocorre o ensino da gramática normativa. Sousa (2009) nos fala que o ensino tradicional de gramática tem sido guiado, principalmente, pelo livro didático (LD) e, na maioria das vezes, é o único material didático utilizado. Embora entenda-se como um material adequado para o ensino, considerando-se que, supostamente, segue as orientações oficiais do PCNs e BNNC, nota-se que, ainda, há pouca adaptação do ensino de gramática para a realidade do aluno, que deve ser compreendido como uma ferramenta que trabalhe o ensino reflexivo e contextualizado. Portanto, para além do LD, há a necessidade de buscar novos meios didáticos, por exemplo: handouts, slides, documentos PDFs e etc. Neste trabalho, investigamos o papel do LD no ensino de língua portuguesa em turmas do 6° ao 9° ano do ensino fundamental, focando no ensino de gramática, para analisar como o LD é utilizado nas aulas de gramática; conhecer a concepção de gramática utilizada pelos professores; e identificar outros meios didáticos que podem complementar o ensino de gramática. Será realizada uma revisão bibliográfica; em um segundo momento, entrevistas serão feitas com professores que lecionam a disciplina de língua portuguesa. Em seguida, serão observadas aulas desses professores, com intuito de analisar as metodologias utilizadas. Espera-se que os educadores sejam capazes de utilizar o LD de forma eficaz, de modo que ele os auxilie no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, espera-se que eles utilizem outros meios didáticos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.