O PAPEL DA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL NA CONSTRUÇÃO DE PARCERIAS ENTRE ESCOLA, FAMÍLIA E COMUNIDADE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125242 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 991 "inscrito_id" => 1983 "titulo" => "O PAPEL DA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL NA CONSTRUÇÃO DE PARCERIAS ENTRE ESCOLA, FAMÍLIA E COMUNIDADE" "resumo" => "presente artigo tem como objetivo analisar o papel da orientação educacional na construção de parcerias entre escola, família e comunidade, investigando como essa mediação pode impactar positivamente o desenvolvimento acadêmico e social dos alunos. A pesquisa surgiu da necessidade de compreender os desafios enfrentados pelas instituições de ensino, com foco na Escola Municipal Nicomedes Theotônio Vieira, localizada em Búzios, Rio de Janeiro, na promoção da participação ativa da família e da comunidade no ambiente escolar. Diante disso, o estudo buscou identificar estratégias que fortaleçam essa relação, tornando o processo educacional mais colaborativo e eficaz. A pesquisa foi realizada com base em uma abordagem qualitativa e bibliográfica, utilizando referenciais teóricos que discutem a mediação escolar, o envolvimento parental na educação e a importância da comunidade no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia adotada incluiu a análise de estudos sobre práticas eficazes de orientação educacional que favorecem o engajamento dos diferentes atores no ambiente escolar. Os resultados apontam que a orientação educacional desempenha um papel fundamental na mediação de conflitos, no suporte ao desenvolvimento emocional dos alunos e na criação de espaços de diálogo entre escola, família e comunidade. Além disso, estratégias como reuniões pedagógicas, projetos interdisciplinares e ações comunitárias demonstraram ser eficazes na construção de um ensino mais integrado. No entanto, desafios como a resistência à participação e a falta de políticas educacionais voltadas para essa interação ainda representam obstáculos a serem superados. Conclui-se que fortalecer essa parceria é essencial para a melhoria da qualidade educacional, promovendo um ambiente mais acolhedor e propício ao aprendizado. Dessa forma, a atuação do orientador educacional se mostra indispensável para estabelecer uma relação de confiança e corresponsabilidade entre todos os envolvidos no processo educativo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1983_TB991_20102025160104.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TANIA MARA MOTA FREITAS MADEIRA" "autor_nome_curto" => "TANIA" "autor_email" => "taniamaramotafreitas@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125242 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 991 "inscrito_id" => 1983 "titulo" => "O PAPEL DA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL NA CONSTRUÇÃO DE PARCERIAS ENTRE ESCOLA, FAMÍLIA E COMUNIDADE" "resumo" => "presente artigo tem como objetivo analisar o papel da orientação educacional na construção de parcerias entre escola, família e comunidade, investigando como essa mediação pode impactar positivamente o desenvolvimento acadêmico e social dos alunos. A pesquisa surgiu da necessidade de compreender os desafios enfrentados pelas instituições de ensino, com foco na Escola Municipal Nicomedes Theotônio Vieira, localizada em Búzios, Rio de Janeiro, na promoção da participação ativa da família e da comunidade no ambiente escolar. Diante disso, o estudo buscou identificar estratégias que fortaleçam essa relação, tornando o processo educacional mais colaborativo e eficaz. A pesquisa foi realizada com base em uma abordagem qualitativa e bibliográfica, utilizando referenciais teóricos que discutem a mediação escolar, o envolvimento parental na educação e a importância da comunidade no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia adotada incluiu a análise de estudos sobre práticas eficazes de orientação educacional que favorecem o engajamento dos diferentes atores no ambiente escolar. Os resultados apontam que a orientação educacional desempenha um papel fundamental na mediação de conflitos, no suporte ao desenvolvimento emocional dos alunos e na criação de espaços de diálogo entre escola, família e comunidade. Além disso, estratégias como reuniões pedagógicas, projetos interdisciplinares e ações comunitárias demonstraram ser eficazes na construção de um ensino mais integrado. No entanto, desafios como a resistência à participação e a falta de políticas educacionais voltadas para essa interação ainda representam obstáculos a serem superados. Conclui-se que fortalecer essa parceria é essencial para a melhoria da qualidade educacional, promovendo um ambiente mais acolhedor e propício ao aprendizado. Dessa forma, a atuação do orientador educacional se mostra indispensável para estabelecer uma relação de confiança e corresponsabilidade entre todos os envolvidos no processo educativo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1983_TB991_20102025160104.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TANIA MARA MOTA FREITAS MADEIRA" "autor_nome_curto" => "TANIA" "autor_email" => "taniamaramotafreitas@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }