Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE QUÍMICA NO CONTEXTO INCLUSIVO: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125244
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 993
    "inscrito_id" => 2474
    "titulo" => "ENSINO DE QUÍMICA NO CONTEXTO INCLUSIVO: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA"
    "resumo" => "A inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino regular representa um desafio que exige a adoção de estratégias pedagógicas adequadas para favorecer sua aprendizagem e participação ativa. No ensino de Química, a abstração dos conceitos, a linguagem técnica e a necessidade de manipulação de materiais podem se tornar barreiras para esses estudantes, tornando essencial a implementação de metodologias inclusivas. De acordo com Mantoan (2006), a educação inclusiva deve garantir que todos os alunos tenham acesso ao conhecimento de forma equitativa, promovendo práticas pedagógicas que respeitem as especificidades de cada aluno. Este estudo tem como objetivo discutir e analisar estratégias pedagógicas que possam facilitar o ensino de Química para estudantes com TEA, promovendo um ambiente acessível e significativo. A pesquisa fundamenta-se em revisão bibliográfica e relatos de experiências aplicadas, abordando o uso de tecnologias assistivas, metodologias ativas e adaptações curriculares como ferramentas para engajamento e compreensão de conceitos químicos. Estratégias como o ensino estruturado, o uso de elementos visuais, materiais concretos e linguagem simplificada têm demonstrado eficácia na facilitação do aprendizado. Além disso, destaca-se a importância da formação continuada dos docentes para que possam compreender e aplicar abordagens pedagógicas mais inclusivas. Conforme Vygotsky (1991), a aprendizagem ocorre de maneira mais significativa quando mediada por interações sociais e recursos adaptativos, o que reforça a necessidade de práticas didáticas diferenciadas. Espera-se que os resultados evidenciem que a adoção de estratégias diferenciadas contribua significativamente para o processo de ensino-aprendizagem de estudantes com TEA, promovendo maior autonomia e participação. Além disso, espera-se que os achados reforcem a importância de políticas educacionais que favoreçam a inclusão efetiva no ensino de Química."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2474_TB993_29102025200701.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO IGO DA ROCHA SIQUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCO IGO"
    "autor_email" => "igofrancisco423@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125244
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 993
    "inscrito_id" => 2474
    "titulo" => "ENSINO DE QUÍMICA NO CONTEXTO INCLUSIVO: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA"
    "resumo" => "A inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino regular representa um desafio que exige a adoção de estratégias pedagógicas adequadas para favorecer sua aprendizagem e participação ativa. No ensino de Química, a abstração dos conceitos, a linguagem técnica e a necessidade de manipulação de materiais podem se tornar barreiras para esses estudantes, tornando essencial a implementação de metodologias inclusivas. De acordo com Mantoan (2006), a educação inclusiva deve garantir que todos os alunos tenham acesso ao conhecimento de forma equitativa, promovendo práticas pedagógicas que respeitem as especificidades de cada aluno. Este estudo tem como objetivo discutir e analisar estratégias pedagógicas que possam facilitar o ensino de Química para estudantes com TEA, promovendo um ambiente acessível e significativo. A pesquisa fundamenta-se em revisão bibliográfica e relatos de experiências aplicadas, abordando o uso de tecnologias assistivas, metodologias ativas e adaptações curriculares como ferramentas para engajamento e compreensão de conceitos químicos. Estratégias como o ensino estruturado, o uso de elementos visuais, materiais concretos e linguagem simplificada têm demonstrado eficácia na facilitação do aprendizado. Além disso, destaca-se a importância da formação continuada dos docentes para que possam compreender e aplicar abordagens pedagógicas mais inclusivas. Conforme Vygotsky (1991), a aprendizagem ocorre de maneira mais significativa quando mediada por interações sociais e recursos adaptativos, o que reforça a necessidade de práticas didáticas diferenciadas. Espera-se que os resultados evidenciem que a adoção de estratégias diferenciadas contribua significativamente para o processo de ensino-aprendizagem de estudantes com TEA, promovendo maior autonomia e participação. Além disso, espera-se que os achados reforcem a importância de políticas educacionais que favoreçam a inclusão efetiva no ensino de Química."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2474_TB993_29102025200701.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO IGO DA ROCHA SIQUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCO IGO"
    "autor_email" => "igofrancisco423@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino regular representa um desafio que exige a adoção de estratégias pedagógicas adequadas para favorecer sua aprendizagem e participação ativa. No ensino de Química, a abstração dos conceitos, a linguagem técnica e a necessidade de manipulação de materiais podem se tornar barreiras para esses estudantes, tornando essencial a implementação de metodologias inclusivas. De acordo com Mantoan (2006), a educação inclusiva deve garantir que todos os alunos tenham acesso ao conhecimento de forma equitativa, promovendo práticas pedagógicas que respeitem as especificidades de cada aluno. Este estudo tem como objetivo discutir e analisar estratégias pedagógicas que possam facilitar o ensino de Química para estudantes com TEA, promovendo um ambiente acessível e significativo. A pesquisa fundamenta-se em revisão bibliográfica e relatos de experiências aplicadas, abordando o uso de tecnologias assistivas, metodologias ativas e adaptações curriculares como ferramentas para engajamento e compreensão de conceitos químicos. Estratégias como o ensino estruturado, o uso de elementos visuais, materiais concretos e linguagem simplificada têm demonstrado eficácia na facilitação do aprendizado. Além disso, destaca-se a importância da formação continuada dos docentes para que possam compreender e aplicar abordagens pedagógicas mais inclusivas. Conforme Vygotsky (1991), a aprendizagem ocorre de maneira mais significativa quando mediada por interações sociais e recursos adaptativos, o que reforça a necessidade de práticas didáticas diferenciadas. Espera-se que os resultados evidenciem que a adoção de estratégias diferenciadas contribua significativamente para o processo de ensino-aprendizagem de estudantes com TEA, promovendo maior autonomia e participação. Além disso, espera-se que os achados reforcem a importância de políticas educacionais que favoreçam a inclusão efetiva no ensino de Química.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.