Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BORA OCUPAR! UMA ANÁLISE CRITICA DO MOVIMENTO DE OCUPAÇÕES DAS ESCOLAS NA CIDADE DO RECIFE A PARTIR DA TEORIA DOS NOVOS MOVIMENTOS SOCIAIS E DO CONFRONTO POLÍTICO.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O artigo "Bora Ocupar! Uma análise crítica do movimento de ocupações das escolas na cidade do Recife a partir da teoria dos novos movimentos sociais e do confronto político" investiga o movimento de ocupações escolares em Recife, em 2016, sob a ótica dos novos movimentos sociais e do confronto político. Protagonizado por estudantes secundaristas, o movimento surgiu como resposta à reforma do ensino médio e à PEC do Teto de Gastos, que ameaçavam a educação pública no governo Michel Temer. A pesquisa analisa o documentário "Bora Ocupar!" e seu material gráfico, destacando os principais repertórios de ação adotados pelos estudantes: gestão democrática dos espaços, assembleias horizontais e a construção de redes de apoio com outros movimentos sociais. As ocupações transformaram as escolas em espaços de debate político, produção cultural e resistência, ressignificando essas instituições. Com base na teoria dos novos movimentos sociais, o artigo enfatiza a identidade coletiva como um elemento central na mobilização estudantil. As ocupações escolares buscaram a democratização da educação, a participação dos estudantes em decisões políticas e a ampliação dos espaços democráticos. A análise do confronto político evidencia a repressão estatal como um fator que intensificou os conflitos e moldou o desenvolvimento do movimento. Além disso, destaca-se a transversalidade das pautas das ocupações, que iam além da educação e incluíam a defesa dos direitos sociais e a resistência às políticas de austeridade. O estudo conclui que as ocupações não foram apenas reações pontuais, mas um processo de formação política e cidadã, ressignificando o espaço escolar e o papel do estudante para toda a sociedade.

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