TUTORIA DE PARES: ESTUDO DE CASO SOBRE OS DESAFIOS E PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE UM ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NO ENSINO SUPERIOR
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Este estudo de caso teve como objetivo avaliar a tutoria de pares como estratégia inclusiva no curso de Agroecologia do IFPE Campus Barreiros. Além disso, compreender os impactos dessa abordagem na aprendizagem de um aluno surdo do 4º período, identificando os desafios enfrentados no curso superior. A coleta de dados foi realizada por meio de observações em sala de aula, intervenções diretas e uma entrevista estruturada, buscando compreender as percepções do aluno. Os resultados obtidos evidenciaram dificuldades na adaptação dos planos de aula e na dependência de intérpretes de Libras para a mediação do conteúdo. A tutoria de pares, oferecida pelo NAPNE, mostrou-se essencial para o desenvolvimento acadêmico e social do aluno. No entanto, desafios como a falta de capacitação docente e a necessidade de valorização da linguagem de sinais ainda persistem. 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