Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

METODOLOGIA STEM PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DO AMAZONAS: APLICAÇÕES NO ENSINO DE ROBÓTICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125249
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1000
    "inscrito_id" => 3168
    "titulo" => "METODOLOGIA STEM PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DO AMAZONAS: APLICAÇÕES NO ENSINO DE ROBÓTICA"
    "resumo" => "Neste trabalho, apresentamos a utilização da metodologia de ensino STEM, um modelo de ensino baseado em quatro áreas do conhecimento: Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, destacando sua contribuição no ensino de robótica durante a capacitação de estudantes do ensino médio de escolas públicas do Interior do Estado do Amazonas através do Projeto STEM Criar, no qual os estudantes têm a oportunidade de conhecer tecnologias digitais e conceitos de Indústria 4.0. Nesse contexto, os estudantes participantes do curso de capacitação utilizam a plataforma Tinkercad, que consiste em uma plataforma gratuita que permite a construção de circuitos eletrônicos, programação e modelagem 3D para realização de simulações no ambiente virtual, tal como o funcionamento de um servo motor em um ambiente virtual e sua construção com a utilização de componentes eletrônicos físicos, possibilitando aos discentes uma imersão em conceitos básicos de eletrônica e a aprendizagem de programação em blocos e modelagem 3D. Essas ferramentas incitam o interesse dos estudantes pelas áreas STEM, proporcionando o estabelecimento de conexões entre o conhecimento adquirido nas capacitações e situações do seu cotidiano. Desse modo, as atividades desenvolvidas pelos estudantes participantes do curso de capacitação promovem o desenvolvimento de habilidades através de um processo colaborativo, baseado em projetos, que valoriza o trabalho em equipe e o uso do método investigativo, despertando o senso crítico dos participantes da capacitação e contribuindo para a compreensão do modelo de ensino STEM e da robótica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3168_TB1000_30102025193353.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO HENRIQUE HOLANDA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "PEDRO"
    "autor_email" => "phhds.ele19@uea.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125249
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1000
    "inscrito_id" => 3168
    "titulo" => "METODOLOGIA STEM PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DO AMAZONAS: APLICAÇÕES NO ENSINO DE ROBÓTICA"
    "resumo" => "Neste trabalho, apresentamos a utilização da metodologia de ensino STEM, um modelo de ensino baseado em quatro áreas do conhecimento: Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, destacando sua contribuição no ensino de robótica durante a capacitação de estudantes do ensino médio de escolas públicas do Interior do Estado do Amazonas através do Projeto STEM Criar, no qual os estudantes têm a oportunidade de conhecer tecnologias digitais e conceitos de Indústria 4.0. Nesse contexto, os estudantes participantes do curso de capacitação utilizam a plataforma Tinkercad, que consiste em uma plataforma gratuita que permite a construção de circuitos eletrônicos, programação e modelagem 3D para realização de simulações no ambiente virtual, tal como o funcionamento de um servo motor em um ambiente virtual e sua construção com a utilização de componentes eletrônicos físicos, possibilitando aos discentes uma imersão em conceitos básicos de eletrônica e a aprendizagem de programação em blocos e modelagem 3D. Essas ferramentas incitam o interesse dos estudantes pelas áreas STEM, proporcionando o estabelecimento de conexões entre o conhecimento adquirido nas capacitações e situações do seu cotidiano. Desse modo, as atividades desenvolvidas pelos estudantes participantes do curso de capacitação promovem o desenvolvimento de habilidades através de um processo colaborativo, baseado em projetos, que valoriza o trabalho em equipe e o uso do método investigativo, despertando o senso crítico dos participantes da capacitação e contribuindo para a compreensão do modelo de ensino STEM e da robótica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3168_TB1000_30102025193353.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO HENRIQUE HOLANDA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "PEDRO"
    "autor_email" => "phhds.ele19@uea.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Neste trabalho, apresentamos a utilização da metodologia de ensino STEM, um modelo de ensino baseado em quatro áreas do conhecimento: Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, destacando sua contribuição no ensino de robótica durante a capacitação de estudantes do ensino médio de escolas públicas do Interior do Estado do Amazonas através do Projeto STEM Criar, no qual os estudantes têm a oportunidade de conhecer tecnologias digitais e conceitos de Indústria 4.0. Nesse contexto, os estudantes participantes do curso de capacitação utilizam a plataforma Tinkercad, que consiste em uma plataforma gratuita que permite a construção de circuitos eletrônicos, programação e modelagem 3D para realização de simulações no ambiente virtual, tal como o funcionamento de um servo motor em um ambiente virtual e sua construção com a utilização de componentes eletrônicos físicos, possibilitando aos discentes uma imersão em conceitos básicos de eletrônica e a aprendizagem de programação em blocos e modelagem 3D. Essas ferramentas incitam o interesse dos estudantes pelas áreas STEM, proporcionando o estabelecimento de conexões entre o conhecimento adquirido nas capacitações e situações do seu cotidiano. Desse modo, as atividades desenvolvidas pelos estudantes participantes do curso de capacitação promovem o desenvolvimento de habilidades através de um processo colaborativo, baseado em projetos, que valoriza o trabalho em equipe e o uso do método investigativo, despertando o senso crítico dos participantes da capacitação e contribuindo para a compreensão do modelo de ensino STEM e da robótica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.