Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE COMO ASPECTO SIGNIFICATIVO PARA PERMANÊNCIA DO ALUNO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE JABOATÃO DOS GUARARAPES - PE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo analisa como a afetividade influencia a permanência dos estudantes na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola municipal de Jaboatão dos Guararapes -PE. A motivação para essa pesquisa surgiu a partir de vivências acadêmicas no curso de Pedagogia e, principalmente, do relato de uma das autoras, que, ao ter sido aluna da EJA, sentiu a ausência de um ambiente afetivo em sala de aula. A investigação adota uma abordagem qualitativa e bibliográfica, utilizando entrevistas com um professor e dois alunos dessa modalidade. Fundamentada nos princípios da Andragogia (Knowles, 1980) e nas concepções educacionais de Freire (1996) e Wallon (1941), a pesquisa destaca que a criação de um ambiente acolhedor e respeitoso é essencial para o aprendizado e a motivação desses estudantes. Considerando que muitos alunos da EJA enfrentaram exclusão educacional ao longo de suas vidas, a pesquisa aponta que práticas pedagógicas que incentivam o vínculo professor -aluno e respeitam suas trajetórias de vida são determinantes para a redução da evasão escolar. A análise dos dados revela que professores que adotam metodologias ativas e demonstram empatia contribuem significativamente para a permanência dos alunos nessa modalidade educacional, favorecendo não apenas o processo de ensino e aprendizagem, mas também o fortalecimento dos vínculos afetivos no ambiente escolar. Assim, um processo de ensino -aprendizagem pautado na valorização da experiência de cada estudante, aliado a um ambiente humanizado, contribui para o êxito educacional na EJA, promovendo não apenas conhecimento acadêmico, mas também desenvolvimento pessoal e social.

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