Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: O JOGO COMO UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125254
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1009
    "inscrito_id" => 1650
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: O JOGO COMO UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "resumo" => "A pesquisa buscou investigar a utilização da prática docente com jogos para alfabetizar e letrar na modalidade da Educação de Jovens e Adultos. Também refletir sobre a inserção de usos dos jogos como estratégia potencializadora para aproximar os conteúdos científicos dos saberes práticos do cotidiano, que podem contribuir de forma significativa para a alfabetização, por meio de práticas de letramentos, de estudantes da EJA. Sabe-se que os jogos estão presentes na vida dos educandos (crianças, jovens, adultos e idosos) e são utilizados como instrumentos de diversão, lazer e prazer que estimulam a permanência do aluno na escola, o pensar, o agir, a liderança, a construção de conhecimentos por meio da brincadeira, do jogo, do divertimento, ou seja, da ludicidade. Os jogos são práticas culturais dotadas de historicidade podendo assumir, dependendo do lugar e da época, múltiplas significações. Para tal, a pesquisa objetivou, principalmente, fomentar junto aos docentes, reflexões sobre suas práticas e experiências pedagógicas com os jogos e também analisar a eficácia de jogos educativos no processo de alfabetização de jovens e adultos. A metodologia utilizada no nosso trabalho se dividiu em duas etapas: na primeira, nas formações continuadas da EJA, oportunizar momentos de estudos e reflexões para os docentes da Rede, sobre a importância a utilização dos jogos educativos para alfabetizar letrando, e também verificar como os jogos estão presentes na prática pedagógica, nas vivências da sala de aula, como estão inseridos no planejamento, os desafios e as dificuldades enfrentadas para adaptá-los a modalidade. Na segunda etapa, foi oportunizar aos docentes um contato com os jogos de alfabetização, em oficinas, para reverberar em práticas mais assertivas que resultem em aprendizagens significativas para esses sujeitos de conhecimentos. Com a pesquisa foi possível constatar a importância da utilização de estratégias e metodologias lúdicas, por serem atividades que exigem diferentes demandas cognitivas e ressaltamos a relevância dos jogos pedagógicos, por permitir que os estudante da EJA se apropriarem da linguagem, formulando hipóteses, confrontando-as, confirmando-as ou as corrigindo, através da interação e interlocução entre seus pares e assim favorecer o processo de alfabetização, por mobilizar diferentes situações e possibilitar ao educando construir seu próprio saber. Então, o processo de alfabetização tem um papel importante na vida do educando, uma vez que a ação de alfabetizar letrando deve ser construída com base nas experiências socioculturais, e assim respeitando as especificidades dos educandos jovens e adultos, criando possibilidades de construção e reconstrução de seus conhecimentos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1650_TB1009_30102025234741.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NIEDJA VIDAL DE NEGREIROS SALES"
    "autor_nome_curto" => "NIEDJA"
    "autor_email" => "niedjavidal12@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125254
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1009
    "inscrito_id" => 1650
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: O JOGO COMO UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "resumo" => "A pesquisa buscou investigar a utilização da prática docente com jogos para alfabetizar e letrar na modalidade da Educação de Jovens e Adultos. Também refletir sobre a inserção de usos dos jogos como estratégia potencializadora para aproximar os conteúdos científicos dos saberes práticos do cotidiano, que podem contribuir de forma significativa para a alfabetização, por meio de práticas de letramentos, de estudantes da EJA. Sabe-se que os jogos estão presentes na vida dos educandos (crianças, jovens, adultos e idosos) e são utilizados como instrumentos de diversão, lazer e prazer que estimulam a permanência do aluno na escola, o pensar, o agir, a liderança, a construção de conhecimentos por meio da brincadeira, do jogo, do divertimento, ou seja, da ludicidade. Os jogos são práticas culturais dotadas de historicidade podendo assumir, dependendo do lugar e da época, múltiplas significações. Para tal, a pesquisa objetivou, principalmente, fomentar junto aos docentes, reflexões sobre suas práticas e experiências pedagógicas com os jogos e também analisar a eficácia de jogos educativos no processo de alfabetização de jovens e adultos. A metodologia utilizada no nosso trabalho se dividiu em duas etapas: na primeira, nas formações continuadas da EJA, oportunizar momentos de estudos e reflexões para os docentes da Rede, sobre a importância a utilização dos jogos educativos para alfabetizar letrando, e também verificar como os jogos estão presentes na prática pedagógica, nas vivências da sala de aula, como estão inseridos no planejamento, os desafios e as dificuldades enfrentadas para adaptá-los a modalidade. Na segunda etapa, foi oportunizar aos docentes um contato com os jogos de alfabetização, em oficinas, para reverberar em práticas mais assertivas que resultem em aprendizagens significativas para esses sujeitos de conhecimentos. Com a pesquisa foi possível constatar a importância da utilização de estratégias e metodologias lúdicas, por serem atividades que exigem diferentes demandas cognitivas e ressaltamos a relevância dos jogos pedagógicos, por permitir que os estudante da EJA se apropriarem da linguagem, formulando hipóteses, confrontando-as, confirmando-as ou as corrigindo, através da interação e interlocução entre seus pares e assim favorecer o processo de alfabetização, por mobilizar diferentes situações e possibilitar ao educando construir seu próprio saber. Então, o processo de alfabetização tem um papel importante na vida do educando, uma vez que a ação de alfabetizar letrando deve ser construída com base nas experiências socioculturais, e assim respeitando as especificidades dos educandos jovens e adultos, criando possibilidades de construção e reconstrução de seus conhecimentos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1650_TB1009_30102025234741.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NIEDJA VIDAL DE NEGREIROS SALES"
    "autor_nome_curto" => "NIEDJA"
    "autor_email" => "niedjavidal12@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A pesquisa buscou investigar a utilização da prática docente com jogos para alfabetizar e letrar na modalidade da Educação de Jovens e Adultos. Também refletir sobre a inserção de usos dos jogos como estratégia potencializadora para aproximar os conteúdos científicos dos saberes práticos do cotidiano, que podem contribuir de forma significativa para a alfabetização, por meio de práticas de letramentos, de estudantes da EJA. Sabe-se que os jogos estão presentes na vida dos educandos (crianças, jovens, adultos e idosos) e são utilizados como instrumentos de diversão, lazer e prazer que estimulam a permanência do aluno na escola, o pensar, o agir, a liderança, a construção de conhecimentos por meio da brincadeira, do jogo, do divertimento, ou seja, da ludicidade. Os jogos são práticas culturais dotadas de historicidade podendo assumir, dependendo do lugar e da época, múltiplas significações. Para tal, a pesquisa objetivou, principalmente, fomentar junto aos docentes, reflexões sobre suas práticas e experiências pedagógicas com os jogos e também analisar a eficácia de jogos educativos no processo de alfabetização de jovens e adultos. A metodologia utilizada no nosso trabalho se dividiu em duas etapas: na primeira, nas formações continuadas da EJA, oportunizar momentos de estudos e reflexões para os docentes da Rede, sobre a importância a utilização dos jogos educativos para alfabetizar letrando, e também verificar como os jogos estão presentes na prática pedagógica, nas vivências da sala de aula, como estão inseridos no planejamento, os desafios e as dificuldades enfrentadas para adaptá-los a modalidade. Na segunda etapa, foi oportunizar aos docentes um contato com os jogos de alfabetização, em oficinas, para reverberar em práticas mais assertivas que resultem em aprendizagens significativas para esses sujeitos de conhecimentos. Com a pesquisa foi possível constatar a importância da utilização de estratégias e metodologias lúdicas, por serem atividades que exigem diferentes demandas cognitivas e ressaltamos a relevância dos jogos pedagógicos, por permitir que os estudante da EJA se apropriarem da linguagem, formulando hipóteses, confrontando-as, confirmando-as ou as corrigindo, através da interação e interlocução entre seus pares e assim favorecer o processo de alfabetização, por mobilizar diferentes situações e possibilitar ao educando construir seu próprio saber. Então, o processo de alfabetização tem um papel importante na vida do educando, uma vez que a ação de alfabetizar letrando deve ser construída com base nas experiências socioculturais, e assim respeitando as especificidades dos educandos jovens e adultos, criando possibilidades de construção e reconstrução de seus conhecimentos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.