Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: UMA FERRAMENTA FACILITADORA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E OS IMPACTOS NO PROCESSO EDUCACIONAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125257
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1015
    "inscrito_id" => 6955
    "titulo" => "O USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: UMA FERRAMENTA FACILITADORA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E OS IMPACTOS NO PROCESSO EDUCACIONAL"
    "resumo" => "O uso da tecnologia na educação tem se mostrado uma ferramenta facilitadora no processo de ensino e aprendizagem, especialmente nos anos iniciais do ensino fundamental. Com a crescente inserção de dispositivos digitais, softwares educacionais e plataformas interativas, as práticas pedagógicas têm se transformado, proporcionando maior engajamento dos alunos e diversificação das metodologias de ensino. Este estudo tem como objetivo analisar os impactos do uso da tecnologia na educação básica, destacando seus benefícios e desafios para professores e alunos. A pesquisa adota uma metodologia com procedimentos bibliográficos, documental e de campo, com abordagem qualitativa. A revisão da literatura e documental envolve a análise de artigos científicos, legislações educacionais e relatórios institucionais que abordam o uso de tecnologias no ensino. A pesquisa de campo foi realizada com professores e alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, por meio de entrevistas semiestruturadas e observação das práticas pedagógicas mediadas pela tecnologia. Os resultados apontam que a tecnologia contribui para um ensino mais dinâmico, promovendo maior interação e autonomia dos estudantes. O uso de recursos como jogos educativos, plataformas de aprendizagem e aplicativos didáticos auxilia na fixação dos conteúdos e no desenvolvimento de habilidades cognitivas. No entanto, foram identificados desafios, como a necessidade de formação continuada para os professores e a desigualdade no acesso às ferramentas tecnológicas entre os alunos. Conclui-se que a tecnologia, quando utilizada de forma planejada e integrada ao currículo escolar, potencializa o aprendizado e favorece práticas pedagógicas inovadoras. Contudo, é essencial investir em capacitação docente e infraestrutura adequada para garantir que todos os alunos tenham acesso às oportunidades proporcionadas pelo ensino digital, reduzindo as desigualdades e promovendo uma educação mais inclusiva e eficaz."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6955_TB1015_29102025142315.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SIMONE GOMES BEZERRA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "SIMONE GOMES"
    "autor_email" => "simonegomes5689@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS DE CARUARU (FAFICA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125257
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1015
    "inscrito_id" => 6955
    "titulo" => "O USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: UMA FERRAMENTA FACILITADORA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E OS IMPACTOS NO PROCESSO EDUCACIONAL"
    "resumo" => "O uso da tecnologia na educação tem se mostrado uma ferramenta facilitadora no processo de ensino e aprendizagem, especialmente nos anos iniciais do ensino fundamental. Com a crescente inserção de dispositivos digitais, softwares educacionais e plataformas interativas, as práticas pedagógicas têm se transformado, proporcionando maior engajamento dos alunos e diversificação das metodologias de ensino. Este estudo tem como objetivo analisar os impactos do uso da tecnologia na educação básica, destacando seus benefícios e desafios para professores e alunos. A pesquisa adota uma metodologia com procedimentos bibliográficos, documental e de campo, com abordagem qualitativa. A revisão da literatura e documental envolve a análise de artigos científicos, legislações educacionais e relatórios institucionais que abordam o uso de tecnologias no ensino. A pesquisa de campo foi realizada com professores e alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, por meio de entrevistas semiestruturadas e observação das práticas pedagógicas mediadas pela tecnologia. Os resultados apontam que a tecnologia contribui para um ensino mais dinâmico, promovendo maior interação e autonomia dos estudantes. O uso de recursos como jogos educativos, plataformas de aprendizagem e aplicativos didáticos auxilia na fixação dos conteúdos e no desenvolvimento de habilidades cognitivas. No entanto, foram identificados desafios, como a necessidade de formação continuada para os professores e a desigualdade no acesso às ferramentas tecnológicas entre os alunos. Conclui-se que a tecnologia, quando utilizada de forma planejada e integrada ao currículo escolar, potencializa o aprendizado e favorece práticas pedagógicas inovadoras. Contudo, é essencial investir em capacitação docente e infraestrutura adequada para garantir que todos os alunos tenham acesso às oportunidades proporcionadas pelo ensino digital, reduzindo as desigualdades e promovendo uma educação mais inclusiva e eficaz."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6955_TB1015_29102025142315.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SIMONE GOMES BEZERRA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "SIMONE GOMES"
    "autor_email" => "simonegomes5689@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS DE CARUARU (FAFICA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O uso da tecnologia na educação tem se mostrado uma ferramenta facilitadora no processo de ensino e aprendizagem, especialmente nos anos iniciais do ensino fundamental. Com a crescente inserção de dispositivos digitais, softwares educacionais e plataformas interativas, as práticas pedagógicas têm se transformado, proporcionando maior engajamento dos alunos e diversificação das metodologias de ensino. Este estudo tem como objetivo analisar os impactos do uso da tecnologia na educação básica, destacando seus benefícios e desafios para professores e alunos. A pesquisa adota uma metodologia com procedimentos bibliográficos, documental e de campo, com abordagem qualitativa. A revisão da literatura e documental envolve a análise de artigos científicos, legislações educacionais e relatórios institucionais que abordam o uso de tecnologias no ensino. A pesquisa de campo foi realizada com professores e alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, por meio de entrevistas semiestruturadas e observação das práticas pedagógicas mediadas pela tecnologia. Os resultados apontam que a tecnologia contribui para um ensino mais dinâmico, promovendo maior interação e autonomia dos estudantes. O uso de recursos como jogos educativos, plataformas de aprendizagem e aplicativos didáticos auxilia na fixação dos conteúdos e no desenvolvimento de habilidades cognitivas. No entanto, foram identificados desafios, como a necessidade de formação continuada para os professores e a desigualdade no acesso às ferramentas tecnológicas entre os alunos. Conclui-se que a tecnologia, quando utilizada de forma planejada e integrada ao currículo escolar, potencializa o aprendizado e favorece práticas pedagógicas inovadoras. Contudo, é essencial investir em capacitação docente e infraestrutura adequada para garantir que todos os alunos tenham acesso às oportunidades proporcionadas pelo ensino digital, reduzindo as desigualdades e promovendo uma educação mais inclusiva e eficaz.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.