Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA-TEA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresenta desafios únicos no processo educacional, requerendo abordagens pedagógicas específicas para promover a aprendizagem eficaz. Este estudo investiga a importância da ludicidade como ferramenta facilitadora no ensino de crianças com TEA. Utilizando uma metodologia com procedimentos bibliográficos, documental e de campo com abordagem qualitativa, foram analisadas práticas educacionais que incorporam atividades lúdicas como estratégia principal. A pesquisa bibliográfica e documental envolveu revisão de literatura recente sobre TEA, ludicidade e aprendizagem, identificando teorias e práticas relevantes. A pesquisa de campo incluiu observação participante em instituições educacionais especializadas, entrevistas com educadores e análise de material educativo utilizado. Os resultados destacaram que a ludicidade, através de jogos, brincadeiras e atividades interativas, desempenha um papel decisivo no desenvolvimento cognitivo, social e emocional de crianças com TEA. As atividades lúdicas promovem a motivação intrínseca, melhoram habilidades de comunicação e estimulam interações sociais positivas entre os alunos e seus pares e educadores. Conclui-se que a ludicidade não apenas torna o ambiente educacional mais inclusivo e acolhedor para crianças com TEA, mas também facilita significativamente o processo de aprendizagem. Educadores e profissionais da saúde são incentivados a integrar métodos lúdicos em seus currículos, adaptando as atividades conforme as necessidades individuais dos alunos com TEA. Este estudo sublinha a importância de abordagens pedagógicas sensíveis e personalizadas para promover o desenvolvimento holístico e a inclusão efetiva de crianças com TEA no sistema educacional.

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