Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DO CADERNO AO TABLET: UM ESTUDO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO E APLICABILIDADE DAS TICS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE NATAL/RN

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125259
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1017
    "inscrito_id" => 7334
    "titulo" => "DO CADERNO AO TABLET: UM ESTUDO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO E APLICABILIDADE DAS TICS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE NATAL/RN"
    "resumo" => "Este estudo analisou a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no processo de ensino-aprendizagem em uma escola pública estadual de Natal/RN, investigando como os professores utilizam essas ferramentas nas práticas pedagógicas. Nas últimas décadas, as TICs tornaram-se essenciais na educação, principalmente após a pandemia da Covid-19, iniciada em março de 2020, que intensificou o uso dos recursos digitais no ensino remoto. Diante desse contexto, a pesquisa explorou o impacto das TICs na educação, considerando o contexto de revoluções tecnológicas ao longo da história e durante o período pandêmico. A pesquisa, de abordagem quantitativa e caracterizada como pesquisa de campo, foi baseada em referências como Andrade (2018), que discute os desafios e as oportunidades das TICs no ambiente educacional, e Mendes (2019), que propõe estratégias para aumentar a participação dos alunos. Foram aplicados questionários fechados via Google Forms a 32 professores de diversas disciplinas, com dados analisados no Google Sheets. Os resultados revelaram que 50% dos docentes, com nível intermediário de conhecimento nas TICs possuem dificuldades para implementar essas ferramentas, sendo um desses desafios a carga horária de 60 horas semanais, elevado número de turmas e falta de tempo para o planejamento da utilização dos recursos. Apesar de mais de 30% terem experiência superior a 20 anos e terem como grau de formação especialização na área as práticas relatadas foram genéricas, sem especificar ferramentas ou métodos de TICs usadas em sala de aula. Assim, o estudo destacou a urgência da necessidade de capacitação docente e suporte estrutural para otimizar o uso das TICs, contribuindo para o aprimoramento da educação pública e oferecendo subsídios para políticas que promovam qualidade no ensino e maior interesse discente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7334_TB1017_14102025153554.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LO-AMI NAKAZUNE VIANA"
    "autor_nome_curto" => "LO-AMI"
    "autor_email" => "lonakazune@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125259
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1017
    "inscrito_id" => 7334
    "titulo" => "DO CADERNO AO TABLET: UM ESTUDO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO E APLICABILIDADE DAS TICS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE NATAL/RN"
    "resumo" => "Este estudo analisou a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no processo de ensino-aprendizagem em uma escola pública estadual de Natal/RN, investigando como os professores utilizam essas ferramentas nas práticas pedagógicas. Nas últimas décadas, as TICs tornaram-se essenciais na educação, principalmente após a pandemia da Covid-19, iniciada em março de 2020, que intensificou o uso dos recursos digitais no ensino remoto. Diante desse contexto, a pesquisa explorou o impacto das TICs na educação, considerando o contexto de revoluções tecnológicas ao longo da história e durante o período pandêmico. A pesquisa, de abordagem quantitativa e caracterizada como pesquisa de campo, foi baseada em referências como Andrade (2018), que discute os desafios e as oportunidades das TICs no ambiente educacional, e Mendes (2019), que propõe estratégias para aumentar a participação dos alunos. Foram aplicados questionários fechados via Google Forms a 32 professores de diversas disciplinas, com dados analisados no Google Sheets. Os resultados revelaram que 50% dos docentes, com nível intermediário de conhecimento nas TICs possuem dificuldades para implementar essas ferramentas, sendo um desses desafios a carga horária de 60 horas semanais, elevado número de turmas e falta de tempo para o planejamento da utilização dos recursos. Apesar de mais de 30% terem experiência superior a 20 anos e terem como grau de formação especialização na área as práticas relatadas foram genéricas, sem especificar ferramentas ou métodos de TICs usadas em sala de aula. Assim, o estudo destacou a urgência da necessidade de capacitação docente e suporte estrutural para otimizar o uso das TICs, contribuindo para o aprimoramento da educação pública e oferecendo subsídios para políticas que promovam qualidade no ensino e maior interesse discente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7334_TB1017_14102025153554.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LO-AMI NAKAZUNE VIANA"
    "autor_nome_curto" => "LO-AMI"
    "autor_email" => "lonakazune@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo analisou a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no processo de ensino-aprendizagem em uma escola pública estadual de Natal/RN, investigando como os professores utilizam essas ferramentas nas práticas pedagógicas. Nas últimas décadas, as TICs tornaram-se essenciais na educação, principalmente após a pandemia da Covid-19, iniciada em março de 2020, que intensificou o uso dos recursos digitais no ensino remoto. Diante desse contexto, a pesquisa explorou o impacto das TICs na educação, considerando o contexto de revoluções tecnológicas ao longo da história e durante o período pandêmico. A pesquisa, de abordagem quantitativa e caracterizada como pesquisa de campo, foi baseada em referências como Andrade (2018), que discute os desafios e as oportunidades das TICs no ambiente educacional, e Mendes (2019), que propõe estratégias para aumentar a participação dos alunos. Foram aplicados questionários fechados via Google Forms a 32 professores de diversas disciplinas, com dados analisados no Google Sheets. Os resultados revelaram que 50% dos docentes, com nível intermediário de conhecimento nas TICs possuem dificuldades para implementar essas ferramentas, sendo um desses desafios a carga horária de 60 horas semanais, elevado número de turmas e falta de tempo para o planejamento da utilização dos recursos. Apesar de mais de 30% terem experiência superior a 20 anos e terem como grau de formação especialização na área as práticas relatadas foram genéricas, sem especificar ferramentas ou métodos de TICs usadas em sala de aula. Assim, o estudo destacou a urgência da necessidade de capacitação docente e suporte estrutural para otimizar o uso das TICs, contribuindo para o aprimoramento da educação pública e oferecendo subsídios para políticas que promovam qualidade no ensino e maior interesse discente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.