DO CADERNO AO TABLET: UM ESTUDO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO E APLICABILIDADE DAS TICS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE NATAL/RN
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125259 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1017 "inscrito_id" => 7334 "titulo" => "DO CADERNO AO TABLET: UM ESTUDO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO E APLICABILIDADE DAS TICS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE NATAL/RN" "resumo" => "Este estudo analisou a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no processo de ensino-aprendizagem em uma escola pública estadual de Natal/RN, investigando como os professores utilizam essas ferramentas nas práticas pedagógicas. Nas últimas décadas, as TICs tornaram-se essenciais na educação, principalmente após a pandemia da Covid-19, iniciada em março de 2020, que intensificou o uso dos recursos digitais no ensino remoto. Diante desse contexto, a pesquisa explorou o impacto das TICs na educação, considerando o contexto de revoluções tecnológicas ao longo da história e durante o período pandêmico. A pesquisa, de abordagem quantitativa e caracterizada como pesquisa de campo, foi baseada em referências como Andrade (2018), que discute os desafios e as oportunidades das TICs no ambiente educacional, e Mendes (2019), que propõe estratégias para aumentar a participação dos alunos. Foram aplicados questionários fechados via Google Forms a 32 professores de diversas disciplinas, com dados analisados no Google Sheets. Os resultados revelaram que 50% dos docentes, com nível intermediário de conhecimento nas TICs possuem dificuldades para implementar essas ferramentas, sendo um desses desafios a carga horária de 60 horas semanais, elevado número de turmas e falta de tempo para o planejamento da utilização dos recursos. Apesar de mais de 30% terem experiência superior a 20 anos e terem como grau de formação especialização na área as práticas relatadas foram genéricas, sem especificar ferramentas ou métodos de TICs usadas em sala de aula. Assim, o estudo destacou a urgência da necessidade de capacitação docente e suporte estrutural para otimizar o uso das TICs, contribuindo para o aprimoramento da educação pública e oferecendo subsídios para políticas que promovam qualidade no ensino e maior interesse discente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7334_TB1017_14102025153554.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LO-AMI NAKAZUNE VIANA" "autor_nome_curto" => "LO-AMI" "autor_email" => "lonakazune@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125259 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1017 "inscrito_id" => 7334 "titulo" => "DO CADERNO AO TABLET: UM ESTUDO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO E APLICABILIDADE DAS TICS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE NATAL/RN" "resumo" => "Este estudo analisou a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no processo de ensino-aprendizagem em uma escola pública estadual de Natal/RN, investigando como os professores utilizam essas ferramentas nas práticas pedagógicas. Nas últimas décadas, as TICs tornaram-se essenciais na educação, principalmente após a pandemia da Covid-19, iniciada em março de 2020, que intensificou o uso dos recursos digitais no ensino remoto. Diante desse contexto, a pesquisa explorou o impacto das TICs na educação, considerando o contexto de revoluções tecnológicas ao longo da história e durante o período pandêmico. A pesquisa, de abordagem quantitativa e caracterizada como pesquisa de campo, foi baseada em referências como Andrade (2018), que discute os desafios e as oportunidades das TICs no ambiente educacional, e Mendes (2019), que propõe estratégias para aumentar a participação dos alunos. Foram aplicados questionários fechados via Google Forms a 32 professores de diversas disciplinas, com dados analisados no Google Sheets. Os resultados revelaram que 50% dos docentes, com nível intermediário de conhecimento nas TICs possuem dificuldades para implementar essas ferramentas, sendo um desses desafios a carga horária de 60 horas semanais, elevado número de turmas e falta de tempo para o planejamento da utilização dos recursos. Apesar de mais de 30% terem experiência superior a 20 anos e terem como grau de formação especialização na área as práticas relatadas foram genéricas, sem especificar ferramentas ou métodos de TICs usadas em sala de aula. Assim, o estudo destacou a urgência da necessidade de capacitação docente e suporte estrutural para otimizar o uso das TICs, contribuindo para o aprimoramento da educação pública e oferecendo subsídios para políticas que promovam qualidade no ensino e maior interesse discente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7334_TB1017_14102025153554.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LO-AMI NAKAZUNE VIANA" "autor_nome_curto" => "LO-AMI" "autor_email" => "lonakazune@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }