Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A METACOGNIÇÃO NO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DO CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM DO CEFET/RJ UNED-NI: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125261
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1019
    "inscrito_id" => 5993
    "titulo" => "A METACOGNIÇÃO NO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DO CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM DO CEFET/RJ UNED-NI: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM."
    "resumo" => "Este estudo investigou como os alunos do técnico de enfermagem do CEFET/RJ compreendem o seu aprendizado no estágio curricular obrigatório tendo como sujeitos da pesquisa os alunos do 3° e 4° ano. Essa pesquisa teve como objetivo a identificação de eventos metacognitivos na disciplina do estágio curricular obrigatório do curso técnico de enfermagem do CEFET/RJ. Para a obtenção dos dados utilizamos como método a revisão bibliográfica, aplicação de questionário e uma roda de conversa, que foi realizada na Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEx). Os resultados revelaram desafios significativos enfrentados pelos estudantes, como dificuldades em relação ao transporte, estresse, ansiedade e insegurança na prática profissional. O estágio supervisionado, que totaliza 600 horas, exige que os alunos conciliem teoria e prática em diferentes ambientes hospitalares. Observou-se que a carga horária extensa, os longos deslocamentos e a necessidade de revisão constante dos conteúdos teóricos impactam diretamente no desempenho dos discentes. A pesquisa destacou a importância da metacognição como ferramenta essencial para o aprendizado no estágio. Mesmo sem perceberem, os estudantes utilizam estratégias metacognitivas, como revisão de conteúdo, troca de experiências com colegas e apoio dos professores, para superar desafios e aprimorar sua prática. Essas estratégias auxiliam na autorregulação do aprendizado, permitindo que os alunos reflitam sobre suas dificuldades e busquem soluções para melhorar sua formação. A insegurança, inicialmente vista como um obstáculo, pode ser transformada em um fator positivo no processo de aprendizagem, pois leva os alunos a um maior preparo e atenção na execução das atividades. Dessa forma, a metacognição desempenha um papel fundamental na formação dos futuros técnicos de enfermagem, proporcionando maior autonomia e segurança na prática profissional. Os achados desta pesquisa reforçam a necessidade de estimular a reflexão sobre o aprendizado e sobre a implementação de estratégias que fortaleçam o uso da metacognição no estágio curricular."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5993_TB1019_27102025181113.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA ZERBINATO BISPO VELASCO"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDA"
    "autor_email" => "fe.velasco@hotmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA (CEFET/RJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125261
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1019
    "inscrito_id" => 5993
    "titulo" => "A METACOGNIÇÃO NO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DO CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM DO CEFET/RJ UNED-NI: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM."
    "resumo" => "Este estudo investigou como os alunos do técnico de enfermagem do CEFET/RJ compreendem o seu aprendizado no estágio curricular obrigatório tendo como sujeitos da pesquisa os alunos do 3° e 4° ano. Essa pesquisa teve como objetivo a identificação de eventos metacognitivos na disciplina do estágio curricular obrigatório do curso técnico de enfermagem do CEFET/RJ. Para a obtenção dos dados utilizamos como método a revisão bibliográfica, aplicação de questionário e uma roda de conversa, que foi realizada na Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEx). Os resultados revelaram desafios significativos enfrentados pelos estudantes, como dificuldades em relação ao transporte, estresse, ansiedade e insegurança na prática profissional. O estágio supervisionado, que totaliza 600 horas, exige que os alunos conciliem teoria e prática em diferentes ambientes hospitalares. Observou-se que a carga horária extensa, os longos deslocamentos e a necessidade de revisão constante dos conteúdos teóricos impactam diretamente no desempenho dos discentes. A pesquisa destacou a importância da metacognição como ferramenta essencial para o aprendizado no estágio. Mesmo sem perceberem, os estudantes utilizam estratégias metacognitivas, como revisão de conteúdo, troca de experiências com colegas e apoio dos professores, para superar desafios e aprimorar sua prática. Essas estratégias auxiliam na autorregulação do aprendizado, permitindo que os alunos reflitam sobre suas dificuldades e busquem soluções para melhorar sua formação. A insegurança, inicialmente vista como um obstáculo, pode ser transformada em um fator positivo no processo de aprendizagem, pois leva os alunos a um maior preparo e atenção na execução das atividades. Dessa forma, a metacognição desempenha um papel fundamental na formação dos futuros técnicos de enfermagem, proporcionando maior autonomia e segurança na prática profissional. Os achados desta pesquisa reforçam a necessidade de estimular a reflexão sobre o aprendizado e sobre a implementação de estratégias que fortaleçam o uso da metacognição no estágio curricular."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5993_TB1019_27102025181113.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA ZERBINATO BISPO VELASCO"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDA"
    "autor_email" => "fe.velasco@hotmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA (CEFET/RJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo investigou como os alunos do técnico de enfermagem do CEFET/RJ compreendem o seu aprendizado no estágio curricular obrigatório tendo como sujeitos da pesquisa os alunos do 3° e 4° ano. Essa pesquisa teve como objetivo a identificação de eventos metacognitivos na disciplina do estágio curricular obrigatório do curso técnico de enfermagem do CEFET/RJ. Para a obtenção dos dados utilizamos como método a revisão bibliográfica, aplicação de questionário e uma roda de conversa, que foi realizada na Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEx). Os resultados revelaram desafios significativos enfrentados pelos estudantes, como dificuldades em relação ao transporte, estresse, ansiedade e insegurança na prática profissional. O estágio supervisionado, que totaliza 600 horas, exige que os alunos conciliem teoria e prática em diferentes ambientes hospitalares. Observou-se que a carga horária extensa, os longos deslocamentos e a necessidade de revisão constante dos conteúdos teóricos impactam diretamente no desempenho dos discentes. A pesquisa destacou a importância da metacognição como ferramenta essencial para o aprendizado no estágio. Mesmo sem perceberem, os estudantes utilizam estratégias metacognitivas, como revisão de conteúdo, troca de experiências com colegas e apoio dos professores, para superar desafios e aprimorar sua prática. Essas estratégias auxiliam na autorregulação do aprendizado, permitindo que os alunos reflitam sobre suas dificuldades e busquem soluções para melhorar sua formação. A insegurança, inicialmente vista como um obstáculo, pode ser transformada em um fator positivo no processo de aprendizagem, pois leva os alunos a um maior preparo e atenção na execução das atividades. Dessa forma, a metacognição desempenha um papel fundamental na formação dos futuros técnicos de enfermagem, proporcionando maior autonomia e segurança na prática profissional. Os achados desta pesquisa reforçam a necessidade de estimular a reflexão sobre o aprendizado e sobre a implementação de estratégias que fortaleçam o uso da metacognição no estágio curricular.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.