A METACOGNIÇÃO NO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DO CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM DO CEFET/RJ UNED-NI: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125261 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1019 "inscrito_id" => 5993 "titulo" => "A METACOGNIÇÃO NO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DO CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM DO CEFET/RJ UNED-NI: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM." "resumo" => "Este estudo investigou como os alunos do técnico de enfermagem do CEFET/RJ compreendem o seu aprendizado no estágio curricular obrigatório tendo como sujeitos da pesquisa os alunos do 3° e 4° ano. Essa pesquisa teve como objetivo a identificação de eventos metacognitivos na disciplina do estágio curricular obrigatório do curso técnico de enfermagem do CEFET/RJ. Para a obtenção dos dados utilizamos como método a revisão bibliográfica, aplicação de questionário e uma roda de conversa, que foi realizada na Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEx). Os resultados revelaram desafios significativos enfrentados pelos estudantes, como dificuldades em relação ao transporte, estresse, ansiedade e insegurança na prática profissional. O estágio supervisionado, que totaliza 600 horas, exige que os alunos conciliem teoria e prática em diferentes ambientes hospitalares. Observou-se que a carga horária extensa, os longos deslocamentos e a necessidade de revisão constante dos conteúdos teóricos impactam diretamente no desempenho dos discentes. A pesquisa destacou a importância da metacognição como ferramenta essencial para o aprendizado no estágio. Mesmo sem perceberem, os estudantes utilizam estratégias metacognitivas, como revisão de conteúdo, troca de experiências com colegas e apoio dos professores, para superar desafios e aprimorar sua prática. Essas estratégias auxiliam na autorregulação do aprendizado, permitindo que os alunos reflitam sobre suas dificuldades e busquem soluções para melhorar sua formação. A insegurança, inicialmente vista como um obstáculo, pode ser transformada em um fator positivo no processo de aprendizagem, pois leva os alunos a um maior preparo e atenção na execução das atividades. Dessa forma, a metacognição desempenha um papel fundamental na formação dos futuros técnicos de enfermagem, proporcionando maior autonomia e segurança na prática profissional. Os achados desta pesquisa reforçam a necessidade de estimular a reflexão sobre o aprendizado e sobre a implementação de estratégias que fortaleçam o uso da metacognição no estágio curricular." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5993_TB1019_27102025181113.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA ZERBINATO BISPO VELASCO" "autor_nome_curto" => "FERNANDA" "autor_email" => "fe.velasco@hotmail.com" "autor_ies" => "CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA (CEFET/RJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125261 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1019 "inscrito_id" => 5993 "titulo" => "A METACOGNIÇÃO NO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DO CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM DO CEFET/RJ UNED-NI: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM." "resumo" => "Este estudo investigou como os alunos do técnico de enfermagem do CEFET/RJ compreendem o seu aprendizado no estágio curricular obrigatório tendo como sujeitos da pesquisa os alunos do 3° e 4° ano. Essa pesquisa teve como objetivo a identificação de eventos metacognitivos na disciplina do estágio curricular obrigatório do curso técnico de enfermagem do CEFET/RJ. Para a obtenção dos dados utilizamos como método a revisão bibliográfica, aplicação de questionário e uma roda de conversa, que foi realizada na Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEx). Os resultados revelaram desafios significativos enfrentados pelos estudantes, como dificuldades em relação ao transporte, estresse, ansiedade e insegurança na prática profissional. O estágio supervisionado, que totaliza 600 horas, exige que os alunos conciliem teoria e prática em diferentes ambientes hospitalares. Observou-se que a carga horária extensa, os longos deslocamentos e a necessidade de revisão constante dos conteúdos teóricos impactam diretamente no desempenho dos discentes. A pesquisa destacou a importância da metacognição como ferramenta essencial para o aprendizado no estágio. Mesmo sem perceberem, os estudantes utilizam estratégias metacognitivas, como revisão de conteúdo, troca de experiências com colegas e apoio dos professores, para superar desafios e aprimorar sua prática. Essas estratégias auxiliam na autorregulação do aprendizado, permitindo que os alunos reflitam sobre suas dificuldades e busquem soluções para melhorar sua formação. A insegurança, inicialmente vista como um obstáculo, pode ser transformada em um fator positivo no processo de aprendizagem, pois leva os alunos a um maior preparo e atenção na execução das atividades. Dessa forma, a metacognição desempenha um papel fundamental na formação dos futuros técnicos de enfermagem, proporcionando maior autonomia e segurança na prática profissional. Os achados desta pesquisa reforçam a necessidade de estimular a reflexão sobre o aprendizado e sobre a implementação de estratégias que fortaleçam o uso da metacognição no estágio curricular." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5993_TB1019_27102025181113.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA ZERBINATO BISPO VELASCO" "autor_nome_curto" => "FERNANDA" "autor_email" => "fe.velasco@hotmail.com" "autor_ies" => "CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA (CEFET/RJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }