AS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ATRAVÉS DO SKATE NO IFPE - CAMPUS RECIFE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125262 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1023 "inscrito_id" => 5414 "titulo" => "AS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ATRAVÉS DO SKATE NO IFPE - CAMPUS RECIFE" "resumo" => "Iniciação à Docência (PIBID), na área de licenciatura em educação física (LEF). Esta intervenção foi realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), por meio de uma oficina fundamentado na abordagem Crítico Superadora, uma proposta de ensino da Educação Física que busca o desenvolvimento do pensamento crítico a respeito de conteúdos como: lutas, ginástica, jogo, esporte, dança e práticas corporais de aventura, por sob a perspectiva do materialismo histórico dialético, explorando assim a cultura corporal nas escolas. A proposta de intervenção surgiu a partir da identificação da ausência do conteúdo, práticas corporais de aventura (PCAs), nas aulas de educação física nesta instituição de ensino e fez parte do festival de cultura corporal. Como objetivo, definimos aproximar os estudantes à cultura do skate através de uma experimentação prática, com o intuito de expandir os seus conhecimentos a respeito da cultura corporal. O Skate como conteúdo das PCAs, na modalidade Street, possibilitou aos estudantes a prática do referido conteúdo, conhecer sua história e sua diversidade cultural que vai além do ato de andar de skate, assim como superar limites de medo. Foram utilizadas as seguintes referências para fundamentar o planejamento da intervenção: o “Coletivo de Autores (1992)”, e o livro “Processo civilizatório”, de Norbert Elias (1994). A oficina possibilitou a construção de um produto final a qual teve como objetivo aprofundar o conhecimento sobre o Skate Street e experimentar os fundamentos do Skate. Por fim, foi possível identificar o interesse dos estudantes em conhecer e experimentar as (PCAs), como também , constatamos que os conhecimentos prévios dos discentes sobre os referidos conteúdos não advém das aulas de Educação Física, tornando esse conteúdo de ensino o mais distante das escolas, e sua presença necessária." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5414_TB1023_10112025235558.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDSON JOSÉ DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Edson Silva" "autor_email" => "edson.jsilvaedf@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125262 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1023 "inscrito_id" => 5414 "titulo" => "AS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ATRAVÉS DO SKATE NO IFPE - CAMPUS RECIFE" "resumo" => "Iniciação à Docência (PIBID), na área de licenciatura em educação física (LEF). Esta intervenção foi realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), por meio de uma oficina fundamentado na abordagem Crítico Superadora, uma proposta de ensino da Educação Física que busca o desenvolvimento do pensamento crítico a respeito de conteúdos como: lutas, ginástica, jogo, esporte, dança e práticas corporais de aventura, por sob a perspectiva do materialismo histórico dialético, explorando assim a cultura corporal nas escolas. A proposta de intervenção surgiu a partir da identificação da ausência do conteúdo, práticas corporais de aventura (PCAs), nas aulas de educação física nesta instituição de ensino e fez parte do festival de cultura corporal. Como objetivo, definimos aproximar os estudantes à cultura do skate através de uma experimentação prática, com o intuito de expandir os seus conhecimentos a respeito da cultura corporal. O Skate como conteúdo das PCAs, na modalidade Street, possibilitou aos estudantes a prática do referido conteúdo, conhecer sua história e sua diversidade cultural que vai além do ato de andar de skate, assim como superar limites de medo. Foram utilizadas as seguintes referências para fundamentar o planejamento da intervenção: o “Coletivo de Autores (1992)”, e o livro “Processo civilizatório”, de Norbert Elias (1994). A oficina possibilitou a construção de um produto final a qual teve como objetivo aprofundar o conhecimento sobre o Skate Street e experimentar os fundamentos do Skate. Por fim, foi possível identificar o interesse dos estudantes em conhecer e experimentar as (PCAs), como também , constatamos que os conhecimentos prévios dos discentes sobre os referidos conteúdos não advém das aulas de Educação Física, tornando esse conteúdo de ensino o mais distante das escolas, e sua presença necessária." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5414_TB1023_10112025235558.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDSON JOSÉ DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Edson Silva" "autor_email" => "edson.jsilvaedf@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }