Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RIMOU!: A LUDICIDADE COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125263
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1024
    "inscrito_id" => 947
    "titulo" => "RIMOU!: A LUDICIDADE COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO"
    "resumo" => "Este estudo aborda a ludicidade como estratégia pedagógica no processo de alfabetização, apresentando o jogo de cartas “Rimou!”, aplicado com crianças do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental. Fundamentado nas contribuições de Vygotsky (1995), que valoriza o brincar como mediador da aprendizagem e em autores como Morais e Leite (2005), que reconhecem a reflexão fonológica como uma condição necessária para um aprendiz dominar a escrita alfabética, o jogo propõe a associação de palavras por rimas, utilizando cartas coloridas com termos e imagens. Além disso, apoia-se nas reflexões de Kishimoto (2017), que destaca o papel dos jogos como instrumentos pedagógicos capazes de potencializar o desenvolvimento cognitivo e social das crianças, promovendo aprendizagens significativas por meio da interação e do envolvimento ativo dos participantes. Durante a intervenção, realizada em uma única sessão, as crianças, ao descartar cartas combinando rimas, demonstraram entusiasmo e colaboração espontânea: mesmo em uma dinâmica individual, auxiliavam os colegas com dificuldades, verbalizando hipóteses (“casa rima com asa!”) e comparando sons. A atividade evidenciou a capacidade dos participantes de identificar padrões fonológicos, articulando reflexões coletivas sobre as relações sonoras entre as palavras. O engajamento observado reforçou o potencial de jogos lúdicos para criar ambientes interativos e inclusivos, onde a ajuda mútua se tornou um catalisador para a aprendizagem. Conclui-se que o “Rimou!”, ao articular regras acessíveis com competitividade saudável, favoreceu o reconhecimento de rimas,a autonomia e a autoconfiança, alinhando-se a práticas pedagógicas que valorizam a criatividade e o protagonismo discente. O estudo sugere que recursos lúdicos, adaptáveis a diferentes faixas etárias, podem transformar desafios abstratos da alfabetização em experiências concretas e significativas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID947_TB1024_30102025232559.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÚLIA MARIA NASCIMENTO MACIEL"
    "autor_nome_curto" => "Júlia Maciel"
    "autor_email" => "juliamacieledu@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125263
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1024
    "inscrito_id" => 947
    "titulo" => "RIMOU!: A LUDICIDADE COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO"
    "resumo" => "Este estudo aborda a ludicidade como estratégia pedagógica no processo de alfabetização, apresentando o jogo de cartas “Rimou!”, aplicado com crianças do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental. Fundamentado nas contribuições de Vygotsky (1995), que valoriza o brincar como mediador da aprendizagem e em autores como Morais e Leite (2005), que reconhecem a reflexão fonológica como uma condição necessária para um aprendiz dominar a escrita alfabética, o jogo propõe a associação de palavras por rimas, utilizando cartas coloridas com termos e imagens. Além disso, apoia-se nas reflexões de Kishimoto (2017), que destaca o papel dos jogos como instrumentos pedagógicos capazes de potencializar o desenvolvimento cognitivo e social das crianças, promovendo aprendizagens significativas por meio da interação e do envolvimento ativo dos participantes. Durante a intervenção, realizada em uma única sessão, as crianças, ao descartar cartas combinando rimas, demonstraram entusiasmo e colaboração espontânea: mesmo em uma dinâmica individual, auxiliavam os colegas com dificuldades, verbalizando hipóteses (“casa rima com asa!”) e comparando sons. A atividade evidenciou a capacidade dos participantes de identificar padrões fonológicos, articulando reflexões coletivas sobre as relações sonoras entre as palavras. O engajamento observado reforçou o potencial de jogos lúdicos para criar ambientes interativos e inclusivos, onde a ajuda mútua se tornou um catalisador para a aprendizagem. Conclui-se que o “Rimou!”, ao articular regras acessíveis com competitividade saudável, favoreceu o reconhecimento de rimas,a autonomia e a autoconfiança, alinhando-se a práticas pedagógicas que valorizam a criatividade e o protagonismo discente. O estudo sugere que recursos lúdicos, adaptáveis a diferentes faixas etárias, podem transformar desafios abstratos da alfabetização em experiências concretas e significativas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID947_TB1024_30102025232559.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÚLIA MARIA NASCIMENTO MACIEL"
    "autor_nome_curto" => "Júlia Maciel"
    "autor_email" => "juliamacieledu@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo aborda a ludicidade como estratégia pedagógica no processo de alfabetização, apresentando o jogo de cartas “Rimou!”, aplicado com crianças do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental. Fundamentado nas contribuições de Vygotsky (1995), que valoriza o brincar como mediador da aprendizagem e em autores como Morais e Leite (2005), que reconhecem a reflexão fonológica como uma condição necessária para um aprendiz dominar a escrita alfabética, o jogo propõe a associação de palavras por rimas, utilizando cartas coloridas com termos e imagens. Além disso, apoia-se nas reflexões de Kishimoto (2017), que destaca o papel dos jogos como instrumentos pedagógicos capazes de potencializar o desenvolvimento cognitivo e social das crianças, promovendo aprendizagens significativas por meio da interação e do envolvimento ativo dos participantes. Durante a intervenção, realizada em uma única sessão, as crianças, ao descartar cartas combinando rimas, demonstraram entusiasmo e colaboração espontânea: mesmo em uma dinâmica individual, auxiliavam os colegas com dificuldades, verbalizando hipóteses (“casa rima com asa!”) e comparando sons. A atividade evidenciou a capacidade dos participantes de identificar padrões fonológicos, articulando reflexões coletivas sobre as relações sonoras entre as palavras. O engajamento observado reforçou o potencial de jogos lúdicos para criar ambientes interativos e inclusivos, onde a ajuda mútua se tornou um catalisador para a aprendizagem. Conclui-se que o “Rimou!”, ao articular regras acessíveis com competitividade saudável, favoreceu o reconhecimento de rimas,a autonomia e a autoconfiança, alinhando-se a práticas pedagógicas que valorizam a criatividade e o protagonismo discente. O estudo sugere que recursos lúdicos, adaptáveis a diferentes faixas etárias, podem transformar desafios abstratos da alfabetização em experiências concretas e significativas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.