Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O RESTA 1 COMO AUXILIADOR NO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125264
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1025
    "inscrito_id" => 1358
    "titulo" => "O RESTA 1 COMO AUXILIADOR NO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "No presente trabalho, discorremos sobre como o jogo Resta 1 pode auxiliar o desenvolvimento do Raciocínio Lógico dos estudantes na aula de Matemática. Nossa experiência tem demonstrado que a utilização de jogos como Material Didático nas aulas de Matemática apresenta grande potencial capaz de promover a motivação dos estudantes na aprendizagem dos conteúdos trabalhados. Dito isso, o jogo Resta 1 é um excelente auxiliador do desenvolvimento do Raciocínio Lógico, dentro e fora da sala de aula de Matemática. O desenvolvimento do Raciocínio Lógico é algo fundamental para um progresso saudável de um indivíduo, isto é, o jogo pode contribuir para o desenvolvimento do Raciocínio Lógico de um indivíduo. Isso pode melhorar a sua vida de várias formas, pois, assim ele pode por si mesmo pensar com criticidade sobre si e o ambiente que o cerca, além disso, por pensar de forma mais ágil, chegando mais rápido a solução de problemas e de situações difíceis. Durante a Feira de Matemática organizada pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Tiradentes (Monteiro - PB); e também na Mostra Pedagógica da IV Semana de licenciatura em Matemática do CCHE (Selima), apresentamos o Resta 1 para estudantes das redes pública e particular do município e percebemos o grande avanço, na rapidez que jogavam, na antecipação de respostas, na concentração e na construção de estratégias, que tiveram em poucas partidas. Com isso, o desejo que sentiam de vencer e a alegria que sentiam ao notar o seu avanço no jogo, fazendo com que eles quisessem cada vez mais jogar e vencer. Sendo assim, acreditamos que os jogos, especialmente o Resta 1, podem contribuir para o desenvolvimento do Raciocínio Lógico, da coordenação motora, na antecipação de respostas, na atenção e na concentração dos estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1358_TB1025_14102025155321.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANIELLY NUNES BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "ANIELLY"
    "autor_email" => "anielly.barbosa@aluno.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125264
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1025
    "inscrito_id" => 1358
    "titulo" => "O RESTA 1 COMO AUXILIADOR NO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "No presente trabalho, discorremos sobre como o jogo Resta 1 pode auxiliar o desenvolvimento do Raciocínio Lógico dos estudantes na aula de Matemática. Nossa experiência tem demonstrado que a utilização de jogos como Material Didático nas aulas de Matemática apresenta grande potencial capaz de promover a motivação dos estudantes na aprendizagem dos conteúdos trabalhados. Dito isso, o jogo Resta 1 é um excelente auxiliador do desenvolvimento do Raciocínio Lógico, dentro e fora da sala de aula de Matemática. O desenvolvimento do Raciocínio Lógico é algo fundamental para um progresso saudável de um indivíduo, isto é, o jogo pode contribuir para o desenvolvimento do Raciocínio Lógico de um indivíduo. Isso pode melhorar a sua vida de várias formas, pois, assim ele pode por si mesmo pensar com criticidade sobre si e o ambiente que o cerca, além disso, por pensar de forma mais ágil, chegando mais rápido a solução de problemas e de situações difíceis. Durante a Feira de Matemática organizada pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Tiradentes (Monteiro - PB); e também na Mostra Pedagógica da IV Semana de licenciatura em Matemática do CCHE (Selima), apresentamos o Resta 1 para estudantes das redes pública e particular do município e percebemos o grande avanço, na rapidez que jogavam, na antecipação de respostas, na concentração e na construção de estratégias, que tiveram em poucas partidas. Com isso, o desejo que sentiam de vencer e a alegria que sentiam ao notar o seu avanço no jogo, fazendo com que eles quisessem cada vez mais jogar e vencer. Sendo assim, acreditamos que os jogos, especialmente o Resta 1, podem contribuir para o desenvolvimento do Raciocínio Lógico, da coordenação motora, na antecipação de respostas, na atenção e na concentração dos estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1358_TB1025_14102025155321.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANIELLY NUNES BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "ANIELLY"
    "autor_email" => "anielly.barbosa@aluno.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

No presente trabalho, discorremos sobre como o jogo Resta 1 pode auxiliar o desenvolvimento do Raciocínio Lógico dos estudantes na aula de Matemática. Nossa experiência tem demonstrado que a utilização de jogos como Material Didático nas aulas de Matemática apresenta grande potencial capaz de promover a motivação dos estudantes na aprendizagem dos conteúdos trabalhados. Dito isso, o jogo Resta 1 é um excelente auxiliador do desenvolvimento do Raciocínio Lógico, dentro e fora da sala de aula de Matemática. O desenvolvimento do Raciocínio Lógico é algo fundamental para um progresso saudável de um indivíduo, isto é, o jogo pode contribuir para o desenvolvimento do Raciocínio Lógico de um indivíduo. Isso pode melhorar a sua vida de várias formas, pois, assim ele pode por si mesmo pensar com criticidade sobre si e o ambiente que o cerca, além disso, por pensar de forma mais ágil, chegando mais rápido a solução de problemas e de situações difíceis. Durante a Feira de Matemática organizada pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Tiradentes (Monteiro - PB); e também na Mostra Pedagógica da IV Semana de licenciatura em Matemática do CCHE (Selima), apresentamos o Resta 1 para estudantes das redes pública e particular do município e percebemos o grande avanço, na rapidez que jogavam, na antecipação de respostas, na concentração e na construção de estratégias, que tiveram em poucas partidas. Com isso, o desejo que sentiam de vencer e a alegria que sentiam ao notar o seu avanço no jogo, fazendo com que eles quisessem cada vez mais jogar e vencer. Sendo assim, acreditamos que os jogos, especialmente o Resta 1, podem contribuir para o desenvolvimento do Raciocínio Lógico, da coordenação motora, na antecipação de respostas, na atenção e na concentração dos estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.