O RESTA 1 COMO AUXILIADOR NO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125264 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1025 "inscrito_id" => 1358 "titulo" => "O RESTA 1 COMO AUXILIADOR NO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA" "resumo" => "No presente trabalho, discorremos sobre como o jogo Resta 1 pode auxiliar o desenvolvimento do Raciocínio Lógico dos estudantes na aula de Matemática. Nossa experiência tem demonstrado que a utilização de jogos como Material Didático nas aulas de Matemática apresenta grande potencial capaz de promover a motivação dos estudantes na aprendizagem dos conteúdos trabalhados. Dito isso, o jogo Resta 1 é um excelente auxiliador do desenvolvimento do Raciocínio Lógico, dentro e fora da sala de aula de Matemática. O desenvolvimento do Raciocínio Lógico é algo fundamental para um progresso saudável de um indivíduo, isto é, o jogo pode contribuir para o desenvolvimento do Raciocínio Lógico de um indivíduo. Isso pode melhorar a sua vida de várias formas, pois, assim ele pode por si mesmo pensar com criticidade sobre si e o ambiente que o cerca, além disso, por pensar de forma mais ágil, chegando mais rápido a solução de problemas e de situações difíceis. Durante a Feira de Matemática organizada pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Tiradentes (Monteiro - PB); e também na Mostra Pedagógica da IV Semana de licenciatura em Matemática do CCHE (Selima), apresentamos o Resta 1 para estudantes das redes pública e particular do município e percebemos o grande avanço, na rapidez que jogavam, na antecipação de respostas, na concentração e na construção de estratégias, que tiveram em poucas partidas. Com isso, o desejo que sentiam de vencer e a alegria que sentiam ao notar o seu avanço no jogo, fazendo com que eles quisessem cada vez mais jogar e vencer. Sendo assim, acreditamos que os jogos, especialmente o Resta 1, podem contribuir para o desenvolvimento do Raciocínio Lógico, da coordenação motora, na antecipação de respostas, na atenção e na concentração dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1358_TB1025_14102025155321.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANIELLY NUNES BARBOSA" "autor_nome_curto" => "ANIELLY" "autor_email" => "anielly.barbosa@aluno.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125264 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1025 "inscrito_id" => 1358 "titulo" => "O RESTA 1 COMO AUXILIADOR NO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA" "resumo" => "No presente trabalho, discorremos sobre como o jogo Resta 1 pode auxiliar o desenvolvimento do Raciocínio Lógico dos estudantes na aula de Matemática. Nossa experiência tem demonstrado que a utilização de jogos como Material Didático nas aulas de Matemática apresenta grande potencial capaz de promover a motivação dos estudantes na aprendizagem dos conteúdos trabalhados. Dito isso, o jogo Resta 1 é um excelente auxiliador do desenvolvimento do Raciocínio Lógico, dentro e fora da sala de aula de Matemática. O desenvolvimento do Raciocínio Lógico é algo fundamental para um progresso saudável de um indivíduo, isto é, o jogo pode contribuir para o desenvolvimento do Raciocínio Lógico de um indivíduo. Isso pode melhorar a sua vida de várias formas, pois, assim ele pode por si mesmo pensar com criticidade sobre si e o ambiente que o cerca, além disso, por pensar de forma mais ágil, chegando mais rápido a solução de problemas e de situações difíceis. Durante a Feira de Matemática organizada pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Tiradentes (Monteiro - PB); e também na Mostra Pedagógica da IV Semana de licenciatura em Matemática do CCHE (Selima), apresentamos o Resta 1 para estudantes das redes pública e particular do município e percebemos o grande avanço, na rapidez que jogavam, na antecipação de respostas, na concentração e na construção de estratégias, que tiveram em poucas partidas. Com isso, o desejo que sentiam de vencer e a alegria que sentiam ao notar o seu avanço no jogo, fazendo com que eles quisessem cada vez mais jogar e vencer. Sendo assim, acreditamos que os jogos, especialmente o Resta 1, podem contribuir para o desenvolvimento do Raciocínio Lógico, da coordenação motora, na antecipação de respostas, na atenção e na concentração dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1358_TB1025_14102025155321.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANIELLY NUNES BARBOSA" "autor_nome_curto" => "ANIELLY" "autor_email" => "anielly.barbosa@aluno.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }