Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA A INCLUSÃO SOCIAL DAS MULHERES

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo analisa a trajetória histórica da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, destacando as desigualdades de gênero e classe que marcaram sua evolução. A pesquisa aborda desde as restrições do século XIX, quando a educação de adultos era voltada majoritariamente para homens, até as transformações do século XX, impulsionadas por movimentos populares que reivindicaram o direito à educação para camadas marginalizadas da sociedade. O estudo se fundamenta em autores como Paulo Freire (1987), cuja concepção de educação libertadora influenciou políticas educacionais voltadas para a EJA, e Hooks (1994), que discute educação pode ser um ato de liberdade, capaz de transformar vidas. Metodologicamente, utilizamos a análise documental e revisão bibliográfica, explorando legislações, relatos históricos e dados estatísticos sobre a oferta da EJA no país. Os resultados apontam que, apesar dos avanços legislativos e das iniciativas voltadas à ampliação do acesso, persistem desafios estruturais, como a evasão escolar e a precarização das condições de ensino. Conclui-se que a efetivação do direito à educação para jovens e adultos demanda políticas públicas mais efetivas, que considerem as especificidades dessa modalidade e garantam uma educação emancipatória, alinhada às necessidades das populações historicamente excluídas, visto que a EJA pode desempenhar um papel crucial na inclusão social de pessoas marginalizadas socialmente.

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