ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS COM PROFESSORES DE IBIMIRIM/PE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125272 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1034 "inscrito_id" => 3595 "titulo" => "ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS COM PROFESSORES DE IBIMIRIM/PE" "resumo" => "O presente trabalho discute o Ensino de História e a Educação das Relações Étnico-Raciais, a partir de vivências pedagógicas realizadas com professores da Rede Municipal e Estadual da cidade de Ibimirim localizada no sertão de Pernambuco. A vivência pedagógica foi demanda da prefeitura da cidade ao Projeto de Extensão UFPE no Meu Quintal em parceria com o Grupo de Pesquisa e Estudos Etnos. Dessa forma, foi realizada em formato de oficinas formativas com o objetivo de discutir o combate ao racismo, valorização das identidades indígenas, afro-brasileiras e quilombolas na prática docente, uma vez que existem grupos étnicos residentes no município. A obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena, estabelecida pela Lei nº 11.645/2008, reforça a necessidade de práticas pedagógicas que promovam a desconstrução de narrativas eurocentradas e a promoção de uma educação para as relações étnico-raciais. A História no tempo presente constatou que essa problemática molda e afeta a sociedade hodierna e seu impacto transformador ao abordar essa questão na educação básica. A partir disso, a vivência evidenciou desafios e possibilidades no Ensino de História, consoante a uma abordagem crítica e contextualizada que reconheça e valorize a pluralidade cultural e histórica da região. Conforme isso, após a experiência com os professores foi apontada a necessidade de formação continuada na rede básica de ensino, aliando teoria e prática para a construção de uma sociedade antirracista e intercultural que contribuam com a justiça social." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3595_TB1034_25102025130142.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICTOR GABRIEL LOPES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "VICTOR LOPES" "autor_email" => "victor.lopess@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125272 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1034 "inscrito_id" => 3595 "titulo" => "ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS COM PROFESSORES DE IBIMIRIM/PE" "resumo" => "O presente trabalho discute o Ensino de História e a Educação das Relações Étnico-Raciais, a partir de vivências pedagógicas realizadas com professores da Rede Municipal e Estadual da cidade de Ibimirim localizada no sertão de Pernambuco. A vivência pedagógica foi demanda da prefeitura da cidade ao Projeto de Extensão UFPE no Meu Quintal em parceria com o Grupo de Pesquisa e Estudos Etnos. Dessa forma, foi realizada em formato de oficinas formativas com o objetivo de discutir o combate ao racismo, valorização das identidades indígenas, afro-brasileiras e quilombolas na prática docente, uma vez que existem grupos étnicos residentes no município. A obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena, estabelecida pela Lei nº 11.645/2008, reforça a necessidade de práticas pedagógicas que promovam a desconstrução de narrativas eurocentradas e a promoção de uma educação para as relações étnico-raciais. A História no tempo presente constatou que essa problemática molda e afeta a sociedade hodierna e seu impacto transformador ao abordar essa questão na educação básica. A partir disso, a vivência evidenciou desafios e possibilidades no Ensino de História, consoante a uma abordagem crítica e contextualizada que reconheça e valorize a pluralidade cultural e histórica da região. Conforme isso, após a experiência com os professores foi apontada a necessidade de formação continuada na rede básica de ensino, aliando teoria e prática para a construção de uma sociedade antirracista e intercultural que contribuam com a justiça social." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3595_TB1034_25102025130142.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICTOR GABRIEL LOPES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "VICTOR LOPES" "autor_email" => "victor.lopess@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }