Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO NOVO ENSINO MÉDIO: DESAFIOS E LIMITAÇÕES NOS LIVROS DIDÁTICOS DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este presente trabalho investigou as limitações que se apresentam no estado de Pernambuco referentes ao Ensino de História na interface com a Educação das Relações Étnicos-raciais. A abordagem das temáticas sobre África, povos afro-brasileiros e indígenas são obrigatórias em todo o território nacional conforme determina a Lei n°11.645/2008. No entanto, apesar da lei, por meio da análise realizada, foi possível observar que os materiais didáticos ofertados não cumprem as diretrizes estabelecidas. Diante das lacunas presentes no ensino básico, que foram acentuadas pelo Novo Ensino Médio, e trouxe consigo a diminuição da carga horária das disciplinas de Ciências Humanas e um currículo fragmentado, e por materiais didáticos que negligenciam e abordam superficialmente tais temas, foi necessária a análise para a identificação das omissões e erros presentes nos conteúdos didáticos em relação à diversidade étnico-racial. Dessa forma, a partir da análise, foi constatado que a não implementação das diretrizes descritas nos Pareceres 003/2004 e 14/2015 corretamente, reafirma a necessidade de uma reestruturação dos materiais didáticos visando garantir uma abordagem do ensino de História e Educação das Relações Étnico-Raciais, crítica e representativa no Ensino Médio no estado de Pernambuco, para a formação de cidadãos críticos e conscientes sobre a realidade social e racial brasileira.

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