ENSINO DE GEOMETRIA ARTICULADO COM CERÂMICA E CESTARIA CRIADAS POR POVOS INDÍGENAS BRASILEIROS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125276 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1038 "inscrito_id" => 8039 "titulo" => "ENSINO DE GEOMETRIA ARTICULADO COM CERÂMICA E CESTARIA CRIADAS POR POVOS INDÍGENAS BRASILEIROS" "resumo" => "A atividade pedagógica abordada neste artigo faz parte da pesquisa em desenvolvimento no Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética na Pesquisa em Seres Humanos conforme parecer 6.997.340. A organização das ações pedagógicas seguiu os princípios do Programa Etnomatemática valorizando equitativamente criações de diversas culturas. A pesquisa de modalidade qualitativa priorizou as compreensões dos participantes, sendo todos professores de escolas públicas localizadas no município Gaspar (SC). O produto educacional, constituído por textos teóricos e sugestões de atividades didáticas, foi usado como material de apoio para o curso de formação continuada de professores em exercicio coordenado pela mestranda e primeira autora deste artigo. Os dados da pesquisa foram obtidos por meio de textos escritos pelos participantes relatando o desenvolvimento de atividades com seus estudantes nas escolas onde atuam. Neste artigo está focada a atividade que teve como objetivo contemplar competências e habilidades da legislação educacional para o componente curricular de Matemática por meio de atividades pedagógicas envolvendo conteúdos de geometria articulados com criações culturais de povos indígenas brasileiros, visando promover a educação para as relações étnico-raciais. O participante da pesquisa, professor de Matemática e segundo autor deste artigo, desenvolveu atividades com uma turma do 7º ano do ensino fundamental. Os estudantes manipularam peças de cestaria indígena, conheceram obras e vídeos de escritores indígenas atuais, apreciaram fotografias de livros de História da Arte, acessaram sites de museus que disponibilizam imagens de vasos cerâmicos e cestos produzidos por povos indígenas. O desenvolvimento destas atividades contribuiu para o reconhecimento e a valorização étnico-racial dos povos indígenas brasileiros no ambiente escolar por meio da articulação de criações culturais com os conteúdos curriculares área e perímetro de figuras planas, definição e classificação de polígonos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8039_TB1038_28102025165533.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA HANG ISENSEE" "autor_nome_curto" => "CARLA" "autor_email" => "carlah@furb.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125276 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1038 "inscrito_id" => 8039 "titulo" => "ENSINO DE GEOMETRIA ARTICULADO COM CERÂMICA E CESTARIA CRIADAS POR POVOS INDÍGENAS BRASILEIROS" "resumo" => "A atividade pedagógica abordada neste artigo faz parte da pesquisa em desenvolvimento no Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética na Pesquisa em Seres Humanos conforme parecer 6.997.340. A organização das ações pedagógicas seguiu os princípios do Programa Etnomatemática valorizando equitativamente criações de diversas culturas. A pesquisa de modalidade qualitativa priorizou as compreensões dos participantes, sendo todos professores de escolas públicas localizadas no município Gaspar (SC). O produto educacional, constituído por textos teóricos e sugestões de atividades didáticas, foi usado como material de apoio para o curso de formação continuada de professores em exercicio coordenado pela mestranda e primeira autora deste artigo. Os dados da pesquisa foram obtidos por meio de textos escritos pelos participantes relatando o desenvolvimento de atividades com seus estudantes nas escolas onde atuam. Neste artigo está focada a atividade que teve como objetivo contemplar competências e habilidades da legislação educacional para o componente curricular de Matemática por meio de atividades pedagógicas envolvendo conteúdos de geometria articulados com criações culturais de povos indígenas brasileiros, visando promover a educação para as relações étnico-raciais. O participante da pesquisa, professor de Matemática e segundo autor deste artigo, desenvolveu atividades com uma turma do 7º ano do ensino fundamental. Os estudantes manipularam peças de cestaria indígena, conheceram obras e vídeos de escritores indígenas atuais, apreciaram fotografias de livros de História da Arte, acessaram sites de museus que disponibilizam imagens de vasos cerâmicos e cestos produzidos por povos indígenas. O desenvolvimento destas atividades contribuiu para o reconhecimento e a valorização étnico-racial dos povos indígenas brasileiros no ambiente escolar por meio da articulação de criações culturais com os conteúdos curriculares área e perímetro de figuras planas, definição e classificação de polígonos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8039_TB1038_28102025165533.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA HANG ISENSEE" "autor_nome_curto" => "CARLA" "autor_email" => "carlah@furb.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }