NARRATIVAS E IMAGENS DE GRADUANDOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO SOBRE A DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DA FILOSOFIA.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125277 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1039 "inscrito_id" => 8046 "titulo" => "NARRATIVAS E IMAGENS DE GRADUANDOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO SOBRE A DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DA FILOSOFIA." "resumo" => "Neste estudo buscamos responder: quais as representações sociais dos graduandos da licenciatura em Educação do Campo, do Instituto Federal do Pará – Campus Castanhal, sobre a disciplina Fundamentos de Filosofia e as interferências destas representações na sua formação humana e acadêmica? Assim, objetivamos analisar as representações sociais dos graduandos da licenciatura em Educação do Campo, do Instituto Federal do Pará – Campus Castanhal, sobre a disciplina Fundamentos de Filosofia e as interferências destas representações na sua formação humana e acadêmica e, de forma específica: identificar as imagens e os sentidos atribuídos pelos graduandos da Educação do Campo sobre a filosofia antes e depois da referida disciplina. Realizamos uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa com ênfase na Teoria das Representações Sociais de característica processual de Moscovici, por tratar o foco da gênese das Representações Sociais, analisando os processos de sua formação considerando a historicidade e o contexto de produção, formando processos de representações: a objetivação e a ancoragem. Os entrevistados foram 05 graduandos da LEDOC/IFPA, que cursaram a referida disciplina. Na sistematização e análise dos dados, utilizou-se a técnica da Análise de Conteúdos com ênfase na categorização. Nos resultados constatamos que a disciplina de Fundamentos da Filosofia desempenha um papel de grande importância no curso de Educação do Campo, pois proporciona aos alunos as habilidades de pensamento crítico e reflexão necessárias para compreender questões complexas relacionadas à educação, sustentabilidade e desenvolvimento campesino, contribuindo para formação humana e acadêmica dos graduandos.No tangente à formação inicial e humana os entrevistados destacaram que a disciplina teve influências significativas, na formação humana destacaram a compreensão melhor de si mesmos, da sociedade e do mundo onde vivem; e na acadêmica nas habilidades de leitura de textos, reflexões e diálogos sobre a temática da educação e a proposição de uma prática educativa libertadora na escola do campo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8046_TB1039_20102025113101.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRO SOARES RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "Sandro Rodrigue" "autor_email" => "sandro.rodrigues@ifpa.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125277 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1039 "inscrito_id" => 8046 "titulo" => "NARRATIVAS E IMAGENS DE GRADUANDOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO SOBRE A DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DA FILOSOFIA." "resumo" => "Neste estudo buscamos responder: quais as representações sociais dos graduandos da licenciatura em Educação do Campo, do Instituto Federal do Pará – Campus Castanhal, sobre a disciplina Fundamentos de Filosofia e as interferências destas representações na sua formação humana e acadêmica? Assim, objetivamos analisar as representações sociais dos graduandos da licenciatura em Educação do Campo, do Instituto Federal do Pará – Campus Castanhal, sobre a disciplina Fundamentos de Filosofia e as interferências destas representações na sua formação humana e acadêmica e, de forma específica: identificar as imagens e os sentidos atribuídos pelos graduandos da Educação do Campo sobre a filosofia antes e depois da referida disciplina. Realizamos uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa com ênfase na Teoria das Representações Sociais de característica processual de Moscovici, por tratar o foco da gênese das Representações Sociais, analisando os processos de sua formação considerando a historicidade e o contexto de produção, formando processos de representações: a objetivação e a ancoragem. Os entrevistados foram 05 graduandos da LEDOC/IFPA, que cursaram a referida disciplina. Na sistematização e análise dos dados, utilizou-se a técnica da Análise de Conteúdos com ênfase na categorização. Nos resultados constatamos que a disciplina de Fundamentos da Filosofia desempenha um papel de grande importância no curso de Educação do Campo, pois proporciona aos alunos as habilidades de pensamento crítico e reflexão necessárias para compreender questões complexas relacionadas à educação, sustentabilidade e desenvolvimento campesino, contribuindo para formação humana e acadêmica dos graduandos.No tangente à formação inicial e humana os entrevistados destacaram que a disciplina teve influências significativas, na formação humana destacaram a compreensão melhor de si mesmos, da sociedade e do mundo onde vivem; e na acadêmica nas habilidades de leitura de textos, reflexões e diálogos sobre a temática da educação e a proposição de uma prática educativa libertadora na escola do campo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8046_TB1039_20102025113101.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRO SOARES RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "Sandro Rodrigue" "autor_email" => "sandro.rodrigues@ifpa.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }