Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO NA AQUISIÇÃO DE HABILIDADES

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 09 - Educação Infantil
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125282
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1046
    "inscrito_id" => 5284
    "titulo" => "A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO NA AQUISIÇÃO DE HABILIDADES"
    "resumo" => "A educação infantil é uma etapa da vida escolar marcada pelo processo de desenvolvimento e aquisição de habilidades em que o estudante o levará por toda sua vida, e consequentemente usando de base para a construção de novos conhecimentos. A presente pesquisa abordará as contribuições da ludicidade dentro da educação infantil como um instrumento de apoio ao desenvolvimento da criança nesta fase de sua vida estudantil. O estudo tem como objetivo geral apresentar os benefícios do processo lúdico na educação infantil como fonte de construção de conhecimentos e habilidades. Para tal, foi realizada uma pesquisa documental, com revisão bibliográfica e de campo, cujos dados foram interpretados por meio da abordagem qualitativa e quantitativa, com aplicação de questionários as docentes de uma unidade do ensino público. Logo, tendo a perspectiva de alinhar-se ao objetivo da pesquisa, serviu como campo de pesquisa uma creche localizada em um bairro da cidade de Bezerros do agreste pernambucano. Abordando com os procedimentos bibliográficos as contribuições de autores como, Bacelar (2009), Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017), Soares (2021), Cruz (2023), entre outros autores que corroboraram com a pesquisa. Ao longo dos estudos, observações e informações colhidas, os resultados apontaram que são notórios os benefícios dos jogos, músicas e brincadeiras na educação infantil e que a ludicidade favorece as crianças nesta fase de seu desenvolvimento. O Lúdico traz e oferece condições ao docente de trabalhar conceitos e habilidades tais como lateralidade, posição, partilha, subir, descer, postura, e entre tantas outras, de modo que a criança adquira estes conhecimentos sem que perceba, assim, quebrando aquele estigma de que se precisa estar dentro de uma sala de aula com métodos tradicionais para se adquirir conhecimentos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5284_TB1046_22102025232751.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANILSON CARLOS DE AZEVÊDO"
    "autor_nome_curto" => "VANILSON CARLOS"
    "autor_email" => "vanilsoncarlos07@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125282
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1046
    "inscrito_id" => 5284
    "titulo" => "A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO NA AQUISIÇÃO DE HABILIDADES"
    "resumo" => "A educação infantil é uma etapa da vida escolar marcada pelo processo de desenvolvimento e aquisição de habilidades em que o estudante o levará por toda sua vida, e consequentemente usando de base para a construção de novos conhecimentos. A presente pesquisa abordará as contribuições da ludicidade dentro da educação infantil como um instrumento de apoio ao desenvolvimento da criança nesta fase de sua vida estudantil. O estudo tem como objetivo geral apresentar os benefícios do processo lúdico na educação infantil como fonte de construção de conhecimentos e habilidades. Para tal, foi realizada uma pesquisa documental, com revisão bibliográfica e de campo, cujos dados foram interpretados por meio da abordagem qualitativa e quantitativa, com aplicação de questionários as docentes de uma unidade do ensino público. Logo, tendo a perspectiva de alinhar-se ao objetivo da pesquisa, serviu como campo de pesquisa uma creche localizada em um bairro da cidade de Bezerros do agreste pernambucano. Abordando com os procedimentos bibliográficos as contribuições de autores como, Bacelar (2009), Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017), Soares (2021), Cruz (2023), entre outros autores que corroboraram com a pesquisa. Ao longo dos estudos, observações e informações colhidas, os resultados apontaram que são notórios os benefícios dos jogos, músicas e brincadeiras na educação infantil e que a ludicidade favorece as crianças nesta fase de seu desenvolvimento. O Lúdico traz e oferece condições ao docente de trabalhar conceitos e habilidades tais como lateralidade, posição, partilha, subir, descer, postura, e entre tantas outras, de modo que a criança adquira estes conhecimentos sem que perceba, assim, quebrando aquele estigma de que se precisa estar dentro de uma sala de aula com métodos tradicionais para se adquirir conhecimentos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5284_TB1046_22102025232751.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANILSON CARLOS DE AZEVÊDO"
    "autor_nome_curto" => "VANILSON CARLOS"
    "autor_email" => "vanilsoncarlos07@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A educação infantil é uma etapa da vida escolar marcada pelo processo de desenvolvimento e aquisição de habilidades em que o estudante o levará por toda sua vida, e consequentemente usando de base para a construção de novos conhecimentos. A presente pesquisa abordará as contribuições da ludicidade dentro da educação infantil como um instrumento de apoio ao desenvolvimento da criança nesta fase de sua vida estudantil. O estudo tem como objetivo geral apresentar os benefícios do processo lúdico na educação infantil como fonte de construção de conhecimentos e habilidades. Para tal, foi realizada uma pesquisa documental, com revisão bibliográfica e de campo, cujos dados foram interpretados por meio da abordagem qualitativa e quantitativa, com aplicação de questionários as docentes de uma unidade do ensino público. Logo, tendo a perspectiva de alinhar-se ao objetivo da pesquisa, serviu como campo de pesquisa uma creche localizada em um bairro da cidade de Bezerros do agreste pernambucano. Abordando com os procedimentos bibliográficos as contribuições de autores como, Bacelar (2009), Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017), Soares (2021), Cruz (2023), entre outros autores que corroboraram com a pesquisa. Ao longo dos estudos, observações e informações colhidas, os resultados apontaram que são notórios os benefícios dos jogos, músicas e brincadeiras na educação infantil e que a ludicidade favorece as crianças nesta fase de seu desenvolvimento. O Lúdico traz e oferece condições ao docente de trabalhar conceitos e habilidades tais como lateralidade, posição, partilha, subir, descer, postura, e entre tantas outras, de modo que a criança adquira estes conhecimentos sem que perceba, assim, quebrando aquele estigma de que se precisa estar dentro de uma sala de aula com métodos tradicionais para se adquirir conhecimentos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.