ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E AS POSSÍVEIS LEITURAS DE UM TEXTO: UM REPENSAR SOBRE O TRABALHO COM AS CONJUNÇÕES ADVERSATIVAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125283 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1054 "inscrito_id" => 1136 "titulo" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E AS POSSÍVEIS LEITURAS DE UM TEXTO: UM REPENSAR SOBRE O TRABALHO COM AS CONJUNÇÕES ADVERSATIVAS" "resumo" => "Considerando a importância da leitura na vida das pessoas e, mais do que isso, a independência que o ato de ler pode permitir aos sujeitos inseridos na sociedade, temos por objetivo, neste texto, apresentar uma discussão sobre como um novo olhar sobre as conjunções adversativas, auxiliado pela Teoria Polifônica da Enunciação, pode auxiliar no trabalho com o ensino de leitura de textos diversos. Naturalmente, a percepção dessa relação intrínseca tem sua relevância destacada quando entendemos que na estrutura da língua há elementos que funcionam orientando os leitores para certos direcionamentos argumentativos, o que significa dizer que quando há a identificação da presença da polifonia no momento de leitura, a realização desta passa a ser, de fato, realizada de forma satisfatória. Para tal empreendimento, lançamos mão do arcabouço teórico proposto por Ducrot (1987, 1988), Bakhtin (1997, 2000), Geraldi (1997) dentre outros autores que subsidiarão a nossa reflexão. Assim, nossa discussão incidirá sobre a análise de cinco textos diversos, com as respectivas análises e os nossos posicionamentos, apoiados na teoria em tela, sobre como o trabalho com as conjunções adversativas podem propiciar um ensino de Língua Portuguesa que seja realmente interessante para os discentes, diferente do formato apresentado por muitos manuais didáticos, quando só dizem que as conjunções adversativas têm a função de unir orações com sentidos contrários. Conforme nossas análises e discussões apresentaram, a presença das conjunções adversativas nos textos tem uma função argumentativa, um objetivo por parte do produtor do texto e, por isso, orienta o enunciado para determinadas conclusões e, mais do que isso, essas conjunções põem em cena outras vozes que quando são identificadas pelo leitor do texto, possibilitam um melhor entendimento sobre o texto lido. Assim, entendemos ser de extrema importância aliar a Teoria Polifônica da Enunciação com o ensino de leitura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1136_TB1054_20102025120905.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS ANTÔNIO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARCOS" "autor_email" => "marco_sil2@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125283 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1054 "inscrito_id" => 1136 "titulo" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E AS POSSÍVEIS LEITURAS DE UM TEXTO: UM REPENSAR SOBRE O TRABALHO COM AS CONJUNÇÕES ADVERSATIVAS" "resumo" => "Considerando a importância da leitura na vida das pessoas e, mais do que isso, a independência que o ato de ler pode permitir aos sujeitos inseridos na sociedade, temos por objetivo, neste texto, apresentar uma discussão sobre como um novo olhar sobre as conjunções adversativas, auxiliado pela Teoria Polifônica da Enunciação, pode auxiliar no trabalho com o ensino de leitura de textos diversos. Naturalmente, a percepção dessa relação intrínseca tem sua relevância destacada quando entendemos que na estrutura da língua há elementos que funcionam orientando os leitores para certos direcionamentos argumentativos, o que significa dizer que quando há a identificação da presença da polifonia no momento de leitura, a realização desta passa a ser, de fato, realizada de forma satisfatória. Para tal empreendimento, lançamos mão do arcabouço teórico proposto por Ducrot (1987, 1988), Bakhtin (1997, 2000), Geraldi (1997) dentre outros autores que subsidiarão a nossa reflexão. Assim, nossa discussão incidirá sobre a análise de cinco textos diversos, com as respectivas análises e os nossos posicionamentos, apoiados na teoria em tela, sobre como o trabalho com as conjunções adversativas podem propiciar um ensino de Língua Portuguesa que seja realmente interessante para os discentes, diferente do formato apresentado por muitos manuais didáticos, quando só dizem que as conjunções adversativas têm a função de unir orações com sentidos contrários. Conforme nossas análises e discussões apresentaram, a presença das conjunções adversativas nos textos tem uma função argumentativa, um objetivo por parte do produtor do texto e, por isso, orienta o enunciado para determinadas conclusões e, mais do que isso, essas conjunções põem em cena outras vozes que quando são identificadas pelo leitor do texto, possibilitam um melhor entendimento sobre o texto lido. Assim, entendemos ser de extrema importância aliar a Teoria Polifônica da Enunciação com o ensino de leitura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1136_TB1054_20102025120905.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS ANTÔNIO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARCOS" "autor_email" => "marco_sil2@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }