Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIÁRIO DE AÇÕES EXTENSIONISTA DO PROJETO DE EXTENSÃO “BOLHAS DE SABÃO DA UFPE-CAA”

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

As universidades públicas federais brasileiras são estruturadas na premissa da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Pela própria historicidade da constituição da extensão, muitas vezes programas, cursos e ações extensionistas são abandonadas e/ou negados pela comunidade acadêmica. Porém, a Lei nº 13.005/2014 reforçou na meta 12.7 o ideal da curricularização mínima de 10% da extensão universitária, o que tem contribuído para ampliar significativamente as atividades extensionistas. O presente trabalho teve como objetivo analisar elementos de ensino, pesquisa e extensão que foram desenvolvidas durante no projeto de extensão “Bolhas de sabão” a partir de um diário elaborado pela coordenadora do projeto. A pesquisa foi de natureza básica e qualitativa. Para a análise dos dados empregou-se análise de discurso. Os dados obtidos mostraram que é possível caminhar nas linhas da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. A partir de um projeto de extensão que nasceu de uma preocupação com o descarte inadequado de óleos e gorduras, haja vistas, que 1 litro de óleo descartado incorretamente contamina 20 mil litros de água, foi possível identificar que uma simples produção de sabão pode ser empregada em aulas de educação ambiental e química orgânica na educação básica e no ensino superior, bem como para propor novos meios de obter produtos sanitizantes a partir de resíduos que seriam descartados no meio ambiente. Assim sendo, as narrativas apresentadas nos diários configuram-se como um convite para repensarmos a importância das ações de extensão.

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