AULAS PRÁTICAS DE CIÊNCIAS: A EXPERIMENTAÇÃO EM SALA DE AULA DE ESCOLAS PÚBLICAS
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Neste sentido, estudo teve como sujeitos da pesquisa 28 alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola pública do município de Campina Grande-PB. O principal objetivo foi realizar experimentos básicos que envolvem equipamentos e substâncias do cotidiano, visando promover a compreensão de conteúdos relacionados cinética química e explorar os principais fatores que afetam a velocidade das reações químicas, como: tempo, temperatura, pressão, superfície de contato, dentre outros. Para desenvolvimento deste estudo foram estabelecidas quatro etapas a saber: Inicialmente foi aplicado um questionário visando compreender o nível de conhecimento que os alunos têm sobre o assunto, em seguida foram ministradas duas aulas sobre cinética químicas e na terceira etapa foram realizados os experimentos utilizados substâncias, produtos e equipamentos simples e de uso domestico, objetivando identificar a ocorrência de reações químicas e os fatores que podem influenciar a velocidade dessas reações, e na quarta etapa realizou-se uma exposição para as outras turmas e séries do ensino médio, onde foram construídos cartazes e foi feita a exposição obordando os principais conceitos relacionados a cinética química. 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