Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DETETIVES DA BOTÂNICA: ESTUDO DAS MONOCOTILEDÔNEAS E DICOTILEDÔNEAS NA TURMA DO 8° ANO D.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Botânica é um campo essencial para a compreensão do mundo natural, pois estuda as plantas e sua interação com o meio ambiente, promovendo reflexões sobre a biodiversidade e a sustentabilidade. O projeto foi justificado pela necessidade de tornar o ensino de Botânica mais interativo e atrativo, alinhando-se às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que incentiva a contextualização dos conteúdos com o cotidiano dos alunos. O projeto baseou-se nos princípios da aprendizagem ativa, propostos por Freire (1996), que enfatizam a construção coletiva do conhecimento por meio da experiência, e também nos conceitos de Tardif (2014), que destacam a importância de conectar saberes teóricos e práticos na educação. O objetivo do projeto foi identificar e diferenciar as características das monocotiledôneas e dicotiledôneas. Para isso, buscou-se aumentar o interesse dos alunos por Ciências Naturais e promover o desenvolvimento de habilidades investigativas e colaborativas. A metodologia incluiu a observação de plantas no ambiente escolar e em casa, estimulando os alunos a desenvolverem habilidades de pesquisa, registro e apresentação de informações científicas, além de fomentar o pensamento crítico. Os alunos foram divididos em grupos, realizando pesquisas sobre as plantas e suas características, utilizando exemplos encontrados na escola ou em suas residências. Essa abordagem prática foi fundamental para integrar o conhecimento teórico com a realidade vivenciada pelos alunos, promovendo um envolvimento mais profundo com o conteúdo. A experiência demonstrou a efetividade da metodologia aplicada, ressaltando a importância de projetos que conectem teoria e prática no ensino das Ciências. O projeto não apenas aumentou o entendimento sobre botânica, mas também despertou a curiosidade dos alunos pelos temas científicos abordados, incentivando uma aprendizagem contínua e significativa. Em suma, a experiência demonstrou a importância de conectar teoria e prática para uma educação mais engajante e eficaz.

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